Pirâmides financeiras vão fazer CVM bater recorde de denúncias em 2019

Previsão é de que mais de 250 denúncias cheguem até a comissão ainda neste ano.

-

Siga no
Pirâmides financeiras podem levar CVM a quebrar neste ano

A CVM deverá bater mais um recorde de denúncias sobre pirâmides financeiras. Segundo previsão da comissão, o número de denúncias sobre a oferta irregular de investimento mobiliários em 2019 poderá chegar 250 casos. Essas denúncias são realizadas por investidores que perderam tudo em esquemas fraudulentos e golpes que ofereciam lucros exorbitantes, como as famosas pirâmides financeiras.

A oferta de investimentos mobiliários é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É através dessa comissão que negócios ilegais deixam de operar no Brasil. A CVM emite alertas e pode penalizar empresas irregulares. Com o crescente aumento de denúncias envolvendo investimentos mobiliários, a CVM garante que a oferta de investimentos seja completamente supervisionada.

Processos abertos pela CVM pode aumentar em 140%

Golpes envolvendo investimentos mobiliários parecem crescer no Brasil. Em recente entrevista para a Gazeta do Povo, José Alexandre Vasco comentou sobre esse crescimento impressionante de denúncias. Vasco é superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM. Para o superintende, o número de negócios irregulares operando no Brasil cresceu substancialmente nos últimos anos.

Somente em 2018 a comissão abriu 105 processos administrativos contra empresas que foram denunciadas. O número parece pequeno, mas a previsão é de que 250 processos administrativos sejam abertos ainda em 2019. Esse número revela um recorde que poderá ser quebrado ao longo do ano, ao chegar em cerca de 140% de aumento no número de processos abertos pela CVM.

Os dados revelam que a comissão apresentou um aumento no número de processos administrativos abertos nos últimos anos. Esse número reflete, ainda, uma crescente denúncia de golpes envolvendo investimentos mobiliários no Brasil.

De acordo com a CVM, 143 denúncias foram encaminhadas em 2018 por vítimas de golpes como pirâmides financeiras. Por outro lado, esse número era bem menor há alguns anos atrás. Em 2015 a CVM recebeu 47 denúncias. Em comparação com 2018, esse número crescer mais de 200% em apenas três anos.

CVM faz alerta sobre pirâmides financeiras e outros crimes

Recentemente a CVM publicou uma página especial voltada para golpes financeiros. No endereço disponibilizado pela comissão é possível encontrar dados importantes sobre como operam esquemas fraudulentos. A inauguração da página “Alertas ao Cidadão” permitirá que investidores tenham informações sobre golpes envolvendo a oferta de investimentos mobiliários.

Na página a comissão explica como investidores podem identificar possíveis fraudes no país. O texto faz ainda um alerta para muitos negócios que dizem apenas oferecer cursos voltados ao mercado financeiro. Para a CVM, essa é uma forma de aproximação utilizada por empresas que captam recursos de forma completamente irregular no mercado financeiro brasileiro.

“Não há necessidade de registro da CVM para oferecer cursos sobre o mercado financeiro de capitais, mas esse é um método muito utilizado por pessoas que não têm autorização para atuar na intermediação para se aproximarem do público e oferecerem outros serviços”.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Maior corretora de Bitcoin dos EUA se prepara para listagem pública no mercado de...

A Coinbase, maior corretora dos Estados Unidos e uma das principais do mundo, está se preparando para ser listada no mercado de ações, fazendo...
Atlético Mineiro

Criptomoeda do Atlético Mineiro foi pausada

Após dois anos do anúncio de sua criptomoeda, o Clube Atlético Mineiro afirma que o projeto foi pausado. Chamada de GaloCoin, a criptomoeda ainda...
Mapa da América do Sul no Globo

Bitcoin explode na América do Sul, na contramão do mundo

O Bitcoin é uma moeda digital que não tem nenhuma relação com nenhum governo, sendo totalmente descentralizada. Em meio à pandemia, o interesse no...