Plataforma em Blockchain com Provenance e NFTs de Coleções de Obras de Arte Consagradas

A Cryga possui conversas avançados com diversos outros colecionadores e instituições, tanto do mercado financeiro, quanto do mercado de artes, para realização de novos passos e projetos. E conta com um conselho consultivo com personalidades importantes do mundo das artes e do mundo digital.

Acervo inicial conta com 5 importantes colecionadores mundiais e outras coleções relevantes em negociação. Obras de artistas como Francisco de Goya, Salvador Dali, Jean-Michel Basquiat, Pablo Picasso, Constantin Brancusi, Fernando Botero, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Antônio Bandeira entre outros estarão na plataforma com todo o processo de validação das obra transparente e aberto à comunidade.

A Cryga (“Crypto Gallery”) empresa de tecnologia e arte lançará a primeira plataforma de Provenance e NFTs com obras de artistas mundialmente consagrados, fornecendo toda documentação, expertização, provenance e análise de inteligência artificial, com os registros todos em blockchain.

O projeto foi construído visando ser a maior plataforma especializada e descentralizada para negociação, registro e autenticação de obras de arte (físicas e NFTs) com processo transparente e suporte da comunidade em todas as etapas.

Todas os serviços da plataforma são acessados via token próprio ($cryga) que também servem para recompensar e incentivar os usuários que participam ativamente do ecossistema.

O modelo de negócios se divide em duas partes. A primeira é a tokenização das obras de arte que inclui o serviço de análise e registro das obras, que além dos documentos, expertizações e provenance, conta também com algoritmos de inteligência artificial para complementar o score de cada obra analisada.

Serão cobradas as análises e os certificados emitidos, a opção de negociar a obra ficará a critério dos colecionadores que podem inclusive escolher em qual formato querem negociar: a obra física e/ou a digitalização via NFT.

A segunda parte é feita pelo marketplace de NFTs, um ambiente com ampla diversidade de obras, sem congestionamento de dados e com segurança para os usuários.

No roadmap da Cryga está a construção de um metaverso próprio que será composto de diversos espaços virtuais para exposição das obras, contemplando interesses comerciais, mas também educacionais sobre história da arte.

Sobre as NFTs, o modelo oferece exclusividades para quem adquirir o NFT. A primeira é a exclusividade de ser o único proprietário no mundo da obra digitalizada – será feito apenas 1 NFT por obra física.

A segunda é a prioridade na aquisição da obra física, caso esta seja posta à venda, o proprietário do NFT será o primeiro a receber a oferta de compra, evitando assim qualquer leilão e garantindo ágio mínimo sobre preço de lançamento.

A plataforma permitirá 2 modelos de negociação:

  1. Aquisição exclusiva do NFT no mercado primário;
  2. Divisão do NFT em partes menores com revenda no mercado secundário;

Esse fracionamento poderá ser realizado pelo proprietário do quadro físico – lançador original, ou pelo comprador do NFT exclusivo. Com isso será possível que as pessoas sejam proprietárias de frações da obra digital, tornando possível o investimento no mundo da arte consagrada em artistas como Francisco de Goya ou Jean-Michel Basquiat.

O trabalho da empresa começou há quase 2 anos. O primeiro desafio foi descobrir quem são os grandes colecionadores mundiais e quais principais problemas desse mercado extremamente centralizado e restrito. Os colecionadores estão espalhados pelo mundo cultivando, acima de tudo, sua privacidade.

O segundo desafio foi conseguir um canal de comunicação e explicar o projeto para cada um deles, e tempo não é algo que sobre para pessoas nesse nível. As adesões foram construídas uma a uma obedecendo critérios artísticos de variedade e qualidade das obras.

Com a crescente interação entre o mundo físico e virtual, os NFTs tem ganhado muito espaço alcançando volumes de negociação na casa dos bilhões de dólares. Essas transações ocorrem com ativos que apresentam forte valorização e por isso atraem cada vez mais a atenção das pessoas.

Os ativos ganham suas versões digitais e os preços começam a refletir essa relação entre os dois mundos. A possibilidade de ver em altíssima qualidade uma obra de arte, sem sair do conforto da sua casa e sem enfrentar qualquer tipo de limitação como filas, distância das obras, etc..faz com que a apreciação de arte no mundo virtual venha ganhado espaço e interesse das pessoas.

A Cryga possui conversas avançados com diversos outros colecionadores e instituições, tanto do mercado financeiro, quanto do mercado de artes, para realização de novos passos e projetos. E conta com um conselho consultivo com personalidades importantes do mundo das artes e do mundo digital.

Considerando as diferentes formas de geração de receita dentro da plataforma, o acervo atual com mais de 5.000 obras e valor em torno US$2 bilhões de dólares, a plataforma é avaliada em mais de U$1,5 bilhões de dólares. Essa é a força do mercado digital, descentralizado e suportado por criptografia, e estamos só no começo dessa transformação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:

Últimas notícias