Polícia de El Salvador prende ativista que criticava a lei de Bitcoin

Gómez também foi acusado de vazar dados sobre a carteira Chivo, a carteira oficial de criptomoedas do governo legal.

Siga no

A Polícia de El Salvador anunciou a prisão de Mario Gómez, um ativista que era contra a lei de adoção do Bitcoin como moeda legal em El Salvador e crítico das decisões do governo em relação ao criptomercado. De acordo com as informações oficiais, ele foi preso por “fraude financeira”, mas muitos acreditam que a prisão é uma forma de silenciar a opinião do ativista.

Mario Gómez é o fundador da incubadora de tecnologia Hackerspace em El Salvador, além disso ele é um analista de computadores e do criptomercado. Gomez não é necessariamente contra as criptomoedas ou o Bitcoin, na verdade, ele é um crítico de como o governo de Nayib Bukele está desenvolvendo essa política e a implementação da lei.

Mario Gómez, acusado pela polícia de fraude financeira.

Segundo o Decrypt, A mãe do acusado, Elena de Gomez, afirmou que não tem ideia do porque o filho pode ter sido preso. Ela também informou que a polícia levou dois celulares do ativista e tentou levar o computador, no entanto eles desistiram de apreender o equipamento quando a mídia chegou ao local.  

“Apreendemos Mario Gómez em um processo de investigação de crimes de fraude financeira, relacionados com e-mails falsos enviados a muitos utilizados do sistema bancário onde os seus extratos de contas foram comprometidos.”

Otto Flores, advogado de Gómez afirmou que a Polícia confirmou que não tinha mandado de prisão para o ativista e que ele apenas havia sido capturado “sob investigação”, mas sem uma ordem judicial. Logo depois de sua prisão, Gómez foi transferido para a Unidade Especial de Crimes da Polícia Civil Nacional.

Logo antes de sua prisão, Gómez publicou no Twitter uma mensagem misteriosa para a Agência de Inteligência de El Salvador.

“Não sou eu. É o seu próprio povo. Quanto mais você tenta esconder o que você faz, mais pessoas vão aparecer para expor o que você esconde.”

Gómez é um dos nomes mais conhecidos de El Salvador que são contra a Lei de Bitcoin do país, principalmente com o uso de impostos em outras áreas para disfarçar o sistema “gratuito” de transferência de Bitcoins.

Gómez também foi acusado de vazar dados sobre a carteira Chivo, a carteira oficial de criptomoedas do governo legal.

O analista criticou a Chivo não só pelo design de usar impostos escondidos para o financiamento, mas diferentes preocupações com a segurança do software.

A polícia ainda não fez nenhum pronunciamento sobre a prisão e sobre as acusações contra Gómez, o que fez alguns especularem ainda mais a natureza de censura da atuação da polícia nesse caso.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
LNBTC

Usuário avisa empresas sobre falha em serviços de custódia da Lightning Network

Reckless Satoshi, um usuário do Reddit, fez uma postagem relatando que serviços de custódia que trabalham com a Lightning Network tinha um ponto de...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Pânico? R$6,6 bilhões em Ethereum saíram das exchanges na semana passada, R$4,2 bi voltaram...

Na quarta-feira passada, dia 15 de setembro, cerca de 363.240 ETH foram sacados de exchanges centralizadas, ontem, no entanto, 258.050 ether voltaram para endereços...
Mulher em pânico vendo gráfico do Bitcoin em queda medo China SP500

Risco de calote na China leva índice do bitcoin de volta ao medo

Alguns índices que medem do desempenho dos mercados acabaram mostrando uma realidade interessante. Dois que podem ser destacados são o Índice de Medo e...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias