Polícia derruba galpão de mineração de bitcoin em São Paulo

Galpão na região metropolitana de São Paulo tinha 74 máquinas em pleno funcionamento.

A polícia civil de São Paulo, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), derrubou um galpão de mineração de bitcoin em Caieiras, região metropolitana do estado. De acordo com as informações, as instalações estavam em uma fazenda da região.

Em princípio, a apuração policial investigava uma situação de roubo de energia elétrica no local. Ou seja, não esperava encontrar as máquinas que mineram bitcoin.

No entanto, ao chegar ao local, os policiais encontraram 74 máquinas em pleno funcionamento.

Polícia Civil apreende máquinas de mineração de bitcoin em pleno funcionamento
Polícia Civil apreende máquinas de mineração de bitcoin em pleno funcionamento. Reprodução.

Operação da polícia civil de furto de energia encerra atividades de mineração de bitcoin em galpão em Caieiras

A operação da polícia civil, ocorrida na última segunda-feira (6), chegou até um galpão no Bairro Laranjeiras, em Caieiras, onde constatou o roubo de energia.

Durante a operação policial, nenhum suspeito chegou no local e assumiu ser o dono das máquinas de mineração de bitcoin no local clandestino. Assim, todas foram apreendidas e estão em posse da polícia.

Galpão clandestino que tinha máquinas de mineração de bitcoin roubando energia em Caieiras
Galpão clandestino que tinha máquinas de mineração de bitcoin roubando energia em Caieiras. Reprodução.

A delegacia de Polícia Civil de Franco da Rocha que atendeu a ocorrência, seguirá investigando o caso, disse em nota a autoridade.

“Os equipamentos foram apreendidos e nenhum responsável pelo galpão apareceu durante a ação dos policiais. O caso foi registrado no Setor de Investigações Gerais (SIG) de Franco da Rocha e as investigações estão em andamento para a identificação dos responsáveis pelo local.”

Crime de furto de energia no Brasil

Vale lembrar que durante a operação, agentes da concessionária de energia local acompanharam a polícia civil. Assim, constataram o roubo de energia no galpão.

De acordo com a legislação penal do Brasil, o crime de furto de energia pode dar aos condenados prisão de um a quatro anos, além de multa e a cobrança do consumo realizado.

Como as investigações seguem em andamento, suspeitos ainda não foram revelados pela polícia civil, que apura o galpão em Caieiras e seu funcionamento.

Em alguns países da região, como na Argentina, por exemplo, autoridades combatem a chamada mineração de criptomoedas clandestina. No último ano, uma operação com apoio da Receita Federal local colocou pressão em empresas, suspeitas de não arrecadar impostos na importação das máquinas e ainda operar com o furto de energia.

A mineração é um passo importante para manutenção do bitcoin e hoje é uma indústria relevante em países como Estados Unidos e Canadá. No entanto, todas as empresas sérias atuam sob regulação e regularizadas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias