Na calada da noite, Polygon faz hard fork sem avisar e intriga usuários

Sendo a 15ª maior criptomoeda do mercado, este hard fork repentino e feito em silêncio é um tanto preocupante, segundo algumas pessoas. Já os operadores de nós, relataram insatisfação ao acordar com seus nós desconectados.

A Polygon (MATIC), solução de segunda camada do Ethereum, realizou um hard fork — uma atualização na rede que provoca a bifurcação da mesma — em sua rede na madrugada da quarta-feira passada (8) para corrigir um bug em seu código.

A questão levantada por vários membros da comunidade é que este hard fork foi realizado sem aviso prévio e, após 6 dias, a equipe ainda não publicou nenhum anúncio sobre a atualização.

Sendo a 15ª maior criptomoeda do mercado, este hard fork repentino e feito em silêncio é um tanto preocupante, segundo algumas pessoas. Já os operadores de nós, relataram insatisfação ao acordar com seus nós desconectados.

Levantou questionamentos

O hark fork realizado na madrugada do dia 8 de dezembro, às 02:07 horas, foi realizado às pressas, à medida que seu código parece não ter sido revisado por ninguém de forma pública, o que levantou questionamentos sobre a centralização do desenvolvimento do projeto.

“Todos nós devemos apenas calar a boca e esquecer o fato de que há mais de uma semana a Polygon fez um hard fork de sua blockchain no meio da noite sem nenhum aviso para um código completamente fechado e ainda não verificou o código ou explicou o que está acontecendo?”

Como resposta, o co-fundador da Polygon, Mihailo Bjelic, afirmou que eles estão realizando mais investimentos para melhorar a segurança, trabalhando com terceiros para mitigar falhas no projeto. Além disso, prometeu o lançamento de uma nota mais detalhada após finalizarem as análises de segurança.

A opinião dos membros da comunidade estão divididas, alguns acreditam que esta atitude mostra que o poder está na mão de poucos, totalmente centralizado, podendo escalar para problemas de censura, por exemplo.

Já outros ponderaram o fato de que como blockchains estão ligadas 24/7, e equipes trabalham em diferentes fusos horários, o termo “meio da noite” é um tanto subjetivo neste caso. Além disso, o hark fork foi realizado para resolver um bug.

Comunidade pede explicações

Além do Twitter, os usuários também estão pedindo explicações em outros canais de comunicação da Polygon, como no Discord, onde membros seguem curiosos sobre a motivação da realização, às pressas, deste hard fork.

— A equipe está trabalhando em um post-mortem do hard fork repentino da semana passada? Estou muito curioso sobre o que aconteceu.
— então, onde está o anúncio prometido sobre o hard fork de emergência?
— Deve ser publicado em breve, por favor aguarde.
— Você pode enviar um link para esse post?
— Deve ser publicado em breve, por favor aguarde.

Conversa da comunidade da Polygon no Discord

Apesar da desconfiança da comunidade, o preço do MATIC continua sendo negociado normalmente, acompanhando o Bitcoin, e seu preço está estável. Atualmente a Polygon (MATIC) é a 15ª maior criptomoeda do mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias