Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

Nas palavras do lendário investidor Warren Buffet - é importante ter “medo quando os outros são gananciosos”.

Siga no
Imagem: Coin360
Imagem: Coin360

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar queda de 15% em menos de 24 horas e agora é negociada a $ 17.386.

Na madrugada desta quinta-feira a criptomeoda caiu para o mínimo de $ 16,4 mil em algumas corretoras, com a dominância de mercado aumentando para 63,2%.

Analistas apontam riscos de o Bitcoin cair em mais 30%, mas um indicador de medo e ganancia da moeda digital aponta para alta.

Bitcoin 26 11 2020
Bitcoin 26 11 2020

Existem algumas razões possíveis para a rápida queda do bitcoin. Um delas foi apontada pelo CEO da CryptoQuant, empresa de análise de criptomoedas. Segundo ele, o fluxo de criptomoedas para as corretoras disparou nas últimas 24 horas, com várias baleias enviando Bitcoins para as principais exchanges, ou seja, grandes detentores despejando seus bitcoins no mercado.

No entanto, disse, o mercado ainda é dominado por compradores, como evidenciado por uma análise dos indicadores da rede. Portanto, o CEO acredita que apesar da queda, a moeda conseguirá alcançar seu valor histórico de $ 20.000 nos próximos dias.

Regulação nos EUA

Outro motivo para a queda brusca pode ser um tuíte do CEO da maior corretora dos EUA, a Coinbase. Brian Armstrong disse ter ouvido rumores sobre um possível aumento na regulamentação do mercado de criptomoedas pelo governo dos Estados Unidos.

Armstrong disse que o governo recebeu uma proposta para aumentar o controle sobre carteiras pessoais, como extensões de navegador ou aplicativos no celular. O CEO da Coinbase sugere que corretoras serão obrigadas a identificar os proprietários de tais carteiras antes de permitir que os fundos sejam sacados para elas se tal regulação for adotada.

Esses controles podem diminuir o uso crescente de criptomoedas e forçarão os usuários dos EUA a usar empresas de criptomoedas estrangeiras não regulamentadas, disse Armstrong. O preço do bitcoin começou a cair duas horas após o tuíte.

Mais possíveis razões para a queda do Bitcoin

A OKEx é uma das maiores corretoras de criptomoedas nos mercados asiáticos. Como o CryptoPotato relatou no início de outubro, o fundador da empresa foi supostamente preso e, logo depois disso, a empresa suspendeu os saques.

Na época as carteiras da empresa tinham cerca de 200.000 bitcoins ($ 2,3 bilhões). A empresa disse que vai liberar as retiradas amanhã, mas isso já movimentou o mercado em outras corretoras.

Isso significa que os investidores que vão reassumir o controle de suas criptomoedas e agora estão no lucro poderão vender uma quantidade significativa.

Também é foi apontado que os mineradores chineses estão vendendo lucros da mineração, como acontece todo fim de ano. Eles tiveram problemas para pagar suas contas de luz porque o governo congelou suas contas bancárias.

“É importante ter medo quando os outros são gananciosos”

Outra possível razão por trás da queda do Bitcoin pode ser o aumento do FOMO (medo de perder). As pesquisas por “Comprar bitcoin” dispararam no Google Trends nos últimos dias.

O número de endereços recém-criados na rede do Bitcoin também atingiu recordes históricos, superando o ano de 2017, foram mais de 25 milhões de novos endereços criados.

Nas palavras do lendário investidor Warren Buffet – é importante ter “medo quando os outros são gananciosos”.

Um índice de ganância de 93 é historicamente um indicador de que o mercado está sobrecarregado provavelmente devido a uma correção iminente.

Bitcoin fear e greed index 26 11 2020
Bitcoin fear e greed index 26 11 2020

$ 80 bilhões eliminados da capitalização de mercado total

A queda do Bitcoin fez com que $ 80 bilhões evaporassem da capitalização total do mercado. As criptomoedas alternativas (altcoins) tiveram um desempenho ainda pior, com perdas de dois dígitos.

Em questão de horas o Bitcoin perdeu $ 3.000 em valor e atingiu o mínimo de $ 16.400.

As altcoins que mais sofreram com a queda foram:

  • ICON (-22%)
  • Status (-22%)
  • Golem (-25%)
  • Ziliqa (-25%)
  • Nano (-23%)
  • Loopring (-22%)
  • Algorand (-22%)
  • DigiByte (-24%)
  • SushiSwap (-22%)
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Olho com Bitcoin

130 mil pessoas tiveram os olhos escaneados para ganhar criptomoedas de graça

A Worldcoin é um projeto que pretende distribuir criptomoedas de forma justa. Para evitar falsificações de identidade, o plano da empresa é escanear a...
Bitcoin dentro de cofre como poupança

Fundo de pensão dos bombeiros nos EUA compra US$ 25 milhões em Bitcoins

O Fundo de Pensão serve para garantir a tranquilidade de funcionários de diferentes setores no futuro. Em Houston, no Texas, Estados Unidos, o Fundo...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

Segundo ETF de Bitcoin pode ser lançado amanhã na Nasdaq

Muitos pensavam que o ETF de Bitcoin da Valkyrie seria o primeiro a ser aprovado, todavia o mercado foi surpreendido pelo lançamento do ETF...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias