Portal brasileiro de Esquerda elogia moeda digital da China

Com conteúdos de esquerda política no Brasil, artigo destacou que a criação poderia ajudar o mundo a se livrar da dependência do dólar.

Siga no
Moeda digital da China Yuan Digital
Moeda digital da China Yuan Digital

Em um texto publicado pelo portal Vermelho, referência em conteúdos de esquerda no Brasil, a criação de uma moeda digital pela China é boa para o mercado. O destaque foi feito em meio a uma pressão do país asiático contra as criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin.

O portal vinculado à esquerda brasileira é sustentado financeiramente pelo Partido
Comunista do Brasil (PCdoB).

Este assunto é certamente polêmico, visto que o dólar americano ainda tem forte influência no mundo. Considerado a principal reserva de valor entre moedas fiduciárias, esta condição acaba fortalecendo os Estados Unidos, país que controla a moeda.

Os EUA mantêm uma lista de sanções contra pessoas e empresas, que seriam proibidas de manter negociações com entidades daquele país. Ou seja, o dólar poderia até ser considerado uma arma hoje, destacou o portal Vermelho em seu artigo.

Moeda digital da China é positiva para países que querem evitar o dólar

Desde que o Bitcoin surgiu, o conceito de criptomoeda pública e descentralizada pode ser colocado em prática. Sonho de libertários há anos, a criação de Satoshi Nakamoto enfim deu vida ao projeto de dinheiro livre de países e empresas.

No entanto, com o passar dos anos, os países começaram a pensar em suas próprias criptomoedas. Deixar de imprimir seu próprio dinheiro, inclusive, nunca foi uma opção para muitos governos, que temem perder seu poder.

O primeiro país a observar o Bitcoin atentamente e pensar em uma versão de moeda digital acabou sendo a China, que desde 2014 começou a planejar a digitalização de seu dinheiro.

O chamado Yuan Digital, em 2021, já está em fase de testes da economia do país, podendo até ser integrado em transações internacionais, com países parceiros da China. Essa criação, de acordo com o portal Vermelho, é positiva, visto que os países poderiam optar pela moeda, ao invés do dólar.

Referência em conteúdos para a esquerda política, o artigo afirmou que até o Brasil poderia se beneficiar da nova tecnologia chinesa, principalmente quando for exportar para o país asiático.

Na visão do Vermelho, o dólar estaria sendo utilizado como arma política pelos Estados Unidos, mas deve perder esse poder com o Yuan digital em funcionamento.

“Criptomoedas privadas seriam o sonho dos anarcocapitalistas, mas moedas de governos são mais justas”

Na visão do portal Vermelho, criptomoedas privadas, como o Bitcoin, seriam o sonho dos anarcocapitalistas. Com essas tecnologias, governos não têm controle sobre transações das pessoas, nem da quantidade de moeda em circulação.

No entanto, o portal de esquerda acredita que as moedas digitais de países, como a desenvolvida pela China, seriam mais justas. Uma das vantagens das criptomoedas estatais seria o envio de dinheiro diretamente para a população, sem intermédio de bancos.

O texto ainda destacou que a China foi o país a criar o papel-moeda, podendo ser o primeiro a destruí-lo em sua economia.

Nos últimos anos, a China acabou impondo uma série de restrições ao mercado de criptomoedas públicas. Na última terça-feira (18), autoridades do país novamente atacaram o Bitcoin, chamando este de moeda sem valor.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias