Portugal: transações com criptomoedas agora são livres de impostos

Enquanto isso, no Brasil, vários projetos de lei estão em andamento para tributar transações com moedas digitais.

Siga no
Bitcoin e Mapa do Mundo
Bitcoin e Mapa do Mundo

A Autoridade Tributária de Portugal (PTA) anunciou oficialmente que a negociação e os pagamentos em criptomoedas não serão tributados no país, conforme relatório publicado em 26 de agosto por um jornal de negócios em Portugal.

Segundo o documento oficial publicado, a autoridade afirma que a troca de criptomoedas por moeda fiduciária (euros) está isenta de IVA. A autoridade acrescentou ainda que traders de criptomoedas não precisam pagar nenhum imposto de renda.

A Autoridade Tributária de Portugal esclareceu que tanto a negociação de criptomoedas quanto os pagamentos com criptomoedas não serão tributados no país.

Decisão de 2015 é citada para isenção

Além disso, a autoridade tributária portuguesa citou ainda uma decisão de 2015, do Tribunal de Justiça Europeu. Na declaração oficial foi citado um caso envolvendo o principal portal sobre Bitcoin Sueco, o Bitcoin.se. Na decisão, o tribunal classificou o Bitcoin como um meio de pagamento. Portanto, a troca pela moeda fiduciária deveria estar isenta de obrigações de IVA.

No entanto, a Agência Tributária Sueca argumentou posteriormente contra a decisão. O órgão afirmou que o tribunal não havia entendido o assunto completamente.

Banco Central da Europa reconhece Bitcoin

Por fim, no início de 2013, o banco central de Portugal emitiu um comunicado citando um documento relacionado as criptomoedas de 2012 pelo Banco Central Europeu.

O banco português levantou preocupações sobre o reconhecimento do Bitcoin pelo BCE como um “fenômeno de inovação aos moldes de moeda virtual“, alegando que o Bitcoin não pode ser considerado uma moeda segura, pois é emitido por entidades não regulamentadas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Senadora Democrata Elizabeth Warren

Senadora dos EUA compara Bitcoin a óleo de cobra

A Senadora Democrata Elizabeth Warren, falou em uma recente entrevista à CNBC que não é contra as pessoas serem livres para investir em Bitcoin,...
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...
Abilio Diniz, empresário e bilionário brasileiro

O3 Capital, que tem Abílio Diniz como sócio, investe em ETF de criptomoedas

Uma empresa que tem Abilio Diniz como conselheiro investiu em criptomoedas via ETF listado na bolsa de valores brasileira. A aquisição foi feita pela...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias