Preço do Bitcoin historicamente cai semanas antes do ano novo Chinês

Siga no
China
Imagem: Pixabay

O Ano Novo Chinês (Ano Novo Lunar) historicamente teve forte influência nos preços das criptomoedas, fazendo o preço do Bitcoin cair nos meses anteriores ao evento.

O Ano Novo Chinês é comemorado em dias diferentes a cada ano, pois é baseado no Calendário Lunar. Em 2020, começa no sábado, 25 de janeiro e termina na segunda-feira, 27 de janeiro. Em 2021, o festival começará na sexta-feira, 12 de fevereiro.

Durante esse período, muitos serviços de balcão da china (OTC) serão fechados – levando a alta volatilidade das criptomoedas.

Esse período é feriado na China, muitos funcionários viajam de volta para suas cidades para comemorar com suas famílias. Com uma população de 1,386 bilhão, o evento representa a maior migração de curto prazo do mundo.

Todas as fábricas na China fecham durante esse tempo, com operações em recesso por até 2 semanas. O Ano Novo Chinês também é comemorado em outros países asiáticos, como Cingapura e Coréia (Ano Novo Coreano).

Por 4 anos consecutivos, o preço do Bitcoin caiu nas semanas que antecederam o Ano Novo Chinês. Por exemplo, em 2017, os preços caíram 50%, de US $ 12.000 para US $ 6.000 logo antes do festival. Esse padrão é conhecido como “Dump do Ano Novo Chinês”.

Em 2019, o preço do Bitcoin caiu de US $ 4000 para US $ 3350 antes do Ano Novo Chinês. Isso é mostrado no gráfico abaixo, com a linha vermelha marcando a data do festival.

Uma das possíveis razões para a queda nos preços do Bitcoin é que as pessoas “vendem” para aproveitar as férias. Durante o festival, pacotes cheios de dinheiro são tradicionalmente entregues a crianças e idosos. Esses “pacotes vermelhos” são destinados a simbolizar sorte e prosperidade, essa é a única vez que dar dinheiro não é um tabu na China.

A tradição determina que os casais distribuam “pacotes vermelhos” para crianças e idosos. Os executivos e gerentes de empresas também devem dar dinheiro aos seus subordinados – com alguns pacotes sendo contendo até o salário mensal do funcionário.

Devido à enorme quantidade de dinheiro requerida, alguns suspeitam que essa tradição seja responsável pelo aumento dos pedidos de venda de Bitcoin antes do Ano Novo Chinês.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Vídeo com Deepfake da Ruja, líder da Onecoin, promete novo golpe com Bitcoin

‘Rainha do Bitcoin’ está de volta? Suposto vídeo de líder é publicado no Youtube

Um vídeo publicado no YouTube afirma que Ruja Ignatova, conhecida como 'Rainha do Bitcoin' está de volta. Ela é líder da Onecoin, um golpe...

A China é para o bitcoin o que a Dilma foi para o movimento...

Há quem acredite que os maiores precursores e catalisadores do movimento libertário no Brasil foram pessoas como Daniel Fraga, Raphael Lima (Ideias Radicais) ou...
Bitcoin dentro de livro criptomoeda blockchain vocabulário

Academia Brasileira de Letras inclui “criptomoeda” em vocabulário atualizado da língua portuguesa

Mais um vocabulário brasileiro adiciona o termo "Criptomoeda", reconhecendo assim na língua portuguesa a palavra que tanto chama atenção dos brasileiros nos últimos anos. No...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias