Preço do Bitcoin valorizou 1600% desde último debate para presidente dos EUA

Quando Trump enfrentou em discussões públicas a ex-candidata Hillary Clinton, o Bitcoin ainda valia menos de U$ 1 mil.

Siga no
Bitcoin nos EUA
Bitcoin nos EUA

Nos EUA, assim como no Brasil, o mandato de um presidente dura quatro anos. Com o debate entre Trump e Biden na noite da última terça (29), o resumo é que o preço do Bitcoin valorizou 1600% desde a última vez que o mundo assistiu algo assim.

Em 2016, Donald Trump, do Partido Republicano, enfrentou Hillary Clinton, dos Democratas. No final daquela eleição, contrariando até as pesquisas, Donald Trump foi eleito presidente dos EUA pela primeira vez.

O terceiro, e último debate entre Trump e Hillary foi no dia 19 de outubro daquele ano. Naquele fatídico dia, o preço do Bitcoin encerrou cotado a U$ 630 dólares por unidade.

Na última noite, o embate entre os candidatos foi marcado por ataques pessoais e coronavírus.

Preço do Bitcoin valorizou 1600% desde o último debate a presidência dos EUA

O Bitcoin surgiu em 2009, com o primeiro bloco sendo minerado por Satoshi Nakamoto. Na época, fazia menos de um ano que o mundo estava mergulhado na chamada Crise de 2008.

Desde a fundação do Bitcoin Satoshi deixou claro que criava uma moeda que pertencia ao povo. Isso porque, ao ser totalmente descentralizada, o Bitcoin independe de Bancos Centrais e governos.

De lá para cá, o Bitcoin já vivenciou duas disputas para presidente dos EUA e encara, em 2020, a terceira. Em 2012, Barack Obama, com Joe Biden como vice, encarou e venceu Mitt Romney, sendo reeleito.

Nessa época, o preço do Bitcoin valia apenas U$ 12 dólares por unidade, de acordo com o Statista, e era pouco conhecido. Já em 2016, a eleição foi disputada por Trump e Hillary, com o Bitcoin cotado a U$ 630 na data do último debate entre eles.

Quatro anos depois, o preço do Bitcoin já valorizou 1600%, cotado hoje em U$ 10700. Essa gigante valorização da moeda digital não é a maior do período, visto que em 2017 o Bitcoin chegou a ser cotado a U$ 20 mil.

A observação foi feita pelo analista Travis Kling, CIO da empresa Ikigai Asset Management. A Ikigai é um fundo de investimentos em criptomoedas e Travis é um entusiasta da moeda digital.

Debate presidencial entre Trump e Biden pode afetar o Bitcoin? Dólar pode ser afetado

Na noite da última terça, Joe Biden enfrentou o atual presidente Donald Trump em um debate. Em resumo, o tom foi de ataques pessoais e muita discussão sobre o novo coronavírus.

Mesmo assim, nesta quarta (30), as bolsas dos EUA operam em alta após a discussão dos candidatos. No momento da redação dessa matéria, a S&P 500 valorizava 1,06%, Dow Jones 1,35% e a Nasdaq 1,16%. No Brasil, a Ibovespa subia 1,04%.

Sendo que o Bitcoin é tido como independente de governos, o debate não afetou ainda a moeda digital que valoriza 0,3% nas últimas 24 horas. O momento, entretanto, é de cautela com relação ao dólar, que pode perder força caso Joe Biden vença, apontam alguns analistas.

Com o primeiro debate ainda não é possível identificar quem sairá vencedor, mas deixa claro que os ânimos estão exaltados entre os candidatos. Caso o dólar enfraqueça, sua capacidade de se manter como moeda de reserva mundial poderia estar ameaçada.

Por fim, em um cenário como esse, o Bitcoin poderia até ganhar força, principalmente como reserva de valor. Para o CEO da Shapeshift, Erik Voorhees, a melhor opção para os eleitores dos EUA atualmente é não votar, após o debate marcado por ataques pessoais.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...

Preço do Bitcoin em forte queda, -22% desde recorde histórico

O preço do Bitcoin continua em forte movimento de queda nas corretoras pelo mundo. Com a nova tropeçada, o preço já teria registrado uma...

CME é bom pro Ethereum? Preço vai cair em fevereiro?

18 de dezembro de 2017, lançamento do contrato futuro de Bitcoin na bolsa de Chicago, a CME. Nas palavras do estrategista global do banco...

Ethereum pode repetir trajetória do Bitcoin e atingir US $ 20 mil, de acordo com a Lei de Metcalfe

Analistas têm estudado a correlação do preço do Bitcoin e do Ethereum e sugerem que se a Lei de Metcalfe for seguida, há uma...