Prédio pega fogo por causa de mineração de criptomoedas

O proprietário do apartamento, que estava ausente durante o incêndio, disse que por volta das 5 horas da manhã seu equipamento perdeu energia e 10 minutos depois os vizinhos notaram o início do incêndio. 

Equipamentos de mineração de Bitcoin (ASIC)
Equipamentos de mineração de Bitcoin (ASIC)

A mineração de criptomoedas é uma atividade que exige muitos equipamentos e energia elétrica. Quando esses elementos não estão em um ambiente adequado o risco de incêndio é real, exatamente como aconteceu com um prédio residencial da cidade de Irkutsk, Rússia, que pegou fogo por causa de uma fazenda de mineração inadequada no local.

De acordo com notícias locais, um incêndio em um prédio de cinco andares na rua em Irkutsk foi relatado às 5h do dia 13 de abril. De acordo com o Ministério de Situações de Emergência, o incêndio ocorreu em um dos apartamentos do quinto andar – a entrada do prédio foi rapidamente preenchida com fumaça enquanto o fogo se espalhou.

Segundo as informações, cerca de 20 moradores saíram do prédio por conta própria, e os bombeiros que chegaram para atender a ocorrência retiraram outras 30 pessoas dos apartamentos dos andares superiores e da entrada vizinha.

De acordo com os bombeiros a evacuação foi necessária já que a casa onde o incendo começou estava gaseificada e havia um risco de explosão. Após resolver a situação e seguir com a investigação os bombeiros descobriram que o incêndio foi iniciado por falhas em equipamentos de mineração de criptomoedas.

“Em um apartamento em chamas, eles encontraram equipamentos de mineração danificados pelo fogo e uma caixa de ruído, um dispositivo para suprimir ruídos e vibrações durante a mineração.”, informou o serviço de imprensa da Direção Principal do Ministério das Emergências.

O proprietário do apartamento, que estava ausente durante o incêndio, disse que por volta das 5 horas da manhã seu equipamento perdeu energia e 10 minutos depois os vizinhos notaram o início do incêndio.

De acordo com as investigações as caixas de isolamento de ruído e vibração eram feitas de materiais inflamáveis e isso fez com que o fogo se espalhasse com mais facilidade, além de tornar a fumaça tóxica.

Curiosamente, essa não é a primeira vez que isso acontece no país. O Ministério das Situações de Emergência disse que recentemente os incêndios se tornaram muito mais frequentes na região, um local onde há bastante atividade de mineração, principalmente em ambientes residências.

“Desde o início de 2022, esses dispositivos foram encontrados em 12 locais de acidentes com incêndios. Os mineradores costumam instalar equipamentos em varandas e apartamentos vazios, deixando-os trabalhar sem vigilância por muito tempo.”, disse o comunicado do ministério.

Com esses casos aumentando no país, é possível que as autoridades fiquem ainda mais “de olho” na atividade dos mineradores que podem estar colocando prédios inteiros em risco.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias