Preocupações de segurança em meio aos frequentes ataques cibernéticos no mundo das criptomoedas

Juntamente com a ascensão do mercado de criptomoedas, um número crescente de pessoas passou a reconhecer a importância dos criptoativos. Enquanto isso, a segurança das criptomoedas tem chamado a atenção, especialmente em uma série de incidentes de segurança em blockchain que ocorreram nos últimos anos.

No espaço das criptomoedas, violações e ataques de segurança ocorreram em exchanges de criptomoedas, redes públicas e pontes entre redes, bem como roubo de chaves privadas. Os dados mostram que a indústria cripto sofreu 306 incidentes de segurança somente em 2022, resultando em perdas de US$ 10,1 bilhões.

Os ataques cibernéticos, sendo o mais comum deles, foi responsável por 37% dos incidentes. Os projetos DeFi foram duramente atingidos, sofrendo perdas de colossais de US$ 7,21 bilhões (veja abaixo).

Esses jogadores maliciosos representam uma séria ameaça ao ecossistema da indústria e ao seu ambiente de crescimento.

Comparação perdas criptomoedas
Comparação perdas criptomoedas

Construindo uma Fortaleza para a Segurança das Criptomoedas

A segurança cripto vai além de casos individuais ou de certas empresas. É uma preocupação que exige uma ação conjunta de todas as partes interessadas da indústria, uma vez que a segurança não afeta apenas os nossos interesses pessoais, mas também influencia o crescimento e a sustentabilidade da indústria.

Os hackers são uma ameaça significativa à segurança das criptomoedas. Infiltram-se em sistemas, roubam informações e manipulam dados de várias maneiras, criando enormes vulnerabilidades.

Como tal, todas as partes interessadas, desde exchanges de criptomoedas e organizações de segurança até utilizadores e especialistas, devem unir forças para resistir aos ataques de hackers e proteger coletivamente a segurança dos ativos digitais.

Precisamos implementar uma série de medidas eficazes para mitigar os riscos de segurança em criptomoedas. Em primeiro lugar, as exchanges devem reforçar a sua própria defesa e empregar uma ampla gama de medidas para estabelecer um sistema robusto de segurança de ativos, melhorar a proteção da plataforma e evitar hacks e alterações maliciosas.

Por exemplo, a CoinEx recentemente implementou um novo segmento web Asset Security, que atualiza seu sistema de segurança para um novo nível. Esta página cobre todas as inovações e esforços de segurança da exchange que incluem seus sistemas de armazenamento offline autodesenvolvidos, protocolos de múltiplas assinaturas, backups em vários locais e vários planos de contingência, fornecendo proteção abrangente de ativos aos usuários.

A página de segurança de ativos da CoinEx também cobre uma série de medidas de segurança, como sistemas de armazenamento de carteira desenvolvidos pela própria empresa, protocolos de múltiplas assinaturas, monitoramento em tempo real de transferências anormais, depósitos e retiradas e sistema de alerta automatizado.

Essas medidas robustas mantêm os ativos dos usuários seguros e protegidos, minimizando o risco de roubo. Além disso, a corretora criou um Fundo de Proteção para garantir a integridade dos ativos dos usuários em caso de riscos incontroláveis.

A CoinEx construiu um comitê de segurança interno e uma equipe de segurança para desenvolver estratégias de ponta, realizar monitoramento de segurança rigoroso e avaliações de risco, detectar e lidar com ameaças potenciais o mais rápido possível.

Outro foco deve ser colocado na colaboração aprimorada e no compartilhamento de informações entre organizações de segurança e empresas de criptomoedas. O compartilhamento de informações sobre ataques de hackers e a minimização de vulnerabilidades permite que a indústria responda mais rapidamente a possíveis preocupações de segurança, o que acabará por tornar o espaço cripto mais seguro.

A CoinEx anunciou recentemente uma parceria estratégica com a SlowMist Technology, uma empresa líder em segurança de blockchain, e a exchange também se comprometeu a construir parcerias extensas com mais organizações de segurança.

Com a ajuda de profissionais de segurança, a CoinEx acessará as mais recentes informações de segurança e estratégias de proteção do setor para garantir a segurança de seu sistema.

Nesse sentido, a página de segurança de ativos marca um passo fundamental para a CoinEx aprimorar a proteção de seus ativos, o que reflete sua dedicação consistente aos interesses dos usuários.

Por último, mas não menos importante, os usuários de criptomoedas devem estar mais atentos à segurança e criar combinações de senhas fortes, atualizá-las regularmente e armazenar suas senhas com segurança para evitar vazamentos.

Além disso, devemos ter cuidado ao realizar operações com criptomoedas e verificar a legitimidade dos links e endereços relevantes para evitar cair em golpes.

A segurança das criptomoedas é um assunto complexo e sério que não deve ser simplesmente atribuído a algumas instituições de ativos digitais ou visto apenas como uma questão de privacidade pessoal.

Somente através dos esforços coletivos de todas as partes interessadas poderemos efetivamente conter os ataques de hackers, proteger os direitos e interesses legítimos dos usuários em geral e promover um ambiente de negociação mais seguro e confiável.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias