Prepare-se para fazer login no Facebook através da Blockchain

(Foto: Pixabay)

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em uma entrevista com um professor de direito de Harvard, Jonathan Zittrain, disse que está pensando seriamente em fundir a tecnologia blockchain em sua rede social.

Zuckerberg afirmou que provavelmente vai incorporar o login do Facebook a blockchain, mas ele não disse quando isso pode acontecer. Ele alegou que a verificação de identidade baseada em blockchain daria aos usuários uma oportunidade melhor de controlar seus próprios dados, especialmente ao fornecer acesso a aplicativos de terceiros.

Se os planos de Zuckerberg se concretizarem, tal sistema “totalmente distribuído” provavelmente substituirá o aplicativo de conexão do Facebook, o Facebook Connect.

Esse tipo de sistema atrairia desenvolvedores de software que não querem confiar seus dados em grandes corporações. Então, é provável que soluções de identidade habilitadas para blockchain sejam bem recebidas por desenvolvedores. Atualmente eles são obrigados a trabalhar com intermediários de plataforma, como o Facebook, Apple e Google, quando estão tentando “atender às pessoas que estão usando seus serviços”.

Zuckerberg afirmou que a identidade descentralizada tornaria as violações de dados mais difíceis de se conter, citando a violação do ano passado em que a Cambridge Analytica obteve ilegalmente dados dos usuários do Facebook. Com o sistema atual, o Facebook poderia cortar o acesso para a entidade responsável; Com uma solução habilitada para blockchain, não seria possível eliminar a Cambridge Analytica. Nesse cenário, um ator mal-intencionado de terceiros poderia causar mais danos com os dados obtidos.

No ano passado o Facebook decidiu iniciar um relacionamento com a tecnologia blockchain e criar serviços baseado nesta tecnologia.

No final de 2018, rumores diziam que o Facebook estava trabalhando para desenvolver sua própria moeda digital, uma stablecoin que permite ao usuário transferir dinheiro digitalmente. O foco inicial é na Índia, onde uma política de desmonetização e adoção da tecnologia blockchain está ocorrendo e o WhatsApp também é extremamente popular.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias