Presidente da 18kRonaldinho responde denuncia no MPF por suspeita de pirâmide financeira

Duas denúncias foram encaminhadas contra a empresa e estão em processo de investigação nas mãos dos procuradores do MPF.

-

Siga no
Marcelo Lara presidente da 18K Ronaldinho
Marcelo Lara presidente da 18K Ronaldinho

Duas denúncias foram protocoladas contra a 18kRonaldinho recentemente. As acusações apontam que a empresa pode ser uma pirâmide financeira. Segundo matéria publicada pelo UOL, as denúncias foram encaminhadas à Procuradoria-Geral da República. O órgão está apurando informações sobre as atividades da empresa.

A 18kRonaldinho é apontada uma empresa de marketing de multinível. Segundo a descrição dos negócios, o produto da 18kRonaldinho são relógios e outros itens comercializados pela marca. Além disso, a plataforma utiliza a imagem do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho como forma de promover suas atividades.

Empresa foi denunciada no Ministério Público Federal

Uma investigação poderá ser conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF) em relação a 18kRonaldinho. A empresa foi citada em duas denúncias encaminhadas ao MPF que está no processo de ‘pré-investigação’ do caso.

Somente após a reunião de informações consistentes é que uma denúncia será formalizada contra a empresa. Inicialmente, procuradores fazem um levantamento das operações da plataforma, para que depois um “procedimento investigatório” possa acontecer.

Comissão Especial convida representantes da empresa

A Comissão Especial que discute a regulação de criptomoedas no Brasil convidou o representante da 18kRonaldinho. O convite será comunicado a empresa após a aprovação do Requerimento 37/2019 pelos deputados federais.

O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade – RJ) apresentará a proposta de convite na audiência pública marcada para esta quarta-feira (9). Caso o requerimento seja aprovado, o representante da 18kRonaldinho poderá comparecer a próxima audiência pública. Nesse caso, o encontro está previsto para acontecer na próxima quarta (16).

Ronaldinho Gaúcho abandonou a 18kRonaldinho

O portal de notícias UOL citou que Ronaldinho Gaúcho não autoriza mais a vinculação do seu nome a marca 18kRonaldinho. Até então, o craque brasileiro era apontado como sócio-fundador do negócio. Além de Ronaldinho Gaúcho, o irmão do jogador, Assis, também tinha sua imagem vinculada a empresa.

Segundo o advogado que representa os dois irmãos, o contrato foi rescindido entre a empresa e a dupla. Sérgio Queiroz afirmou que seus clientes deixaram a empresa recentemente, cerca de quinze dias atrás. Por outro lado, a 18kRonaldinho nega que o jogador tenha deixado de representar a plataforma.

CVM notificou 18kRonaldinho

Além da denúncia protocolada junto ao MPF, a 18kRonaldinho foi denunciada também a CVM. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável por deliberar sobre as atividades do mercado financeiro no Brasil.

O nome do ex-jogador da seleção brasileira já foi vinculado em dois negócios que receberam denúncias distintas encaminhados a CVM. Além da 18kRonaldinho, a CVM também recebeu denúncias relacionadas as atividades da Forex LBLV, segundo o CoinTelegraph.

Com mais de dois mil associados, a 18kRonaldinho promete um retorno de até 2% ao dia. Segundo o advogado Gabriel Villarreal que representa a empresa, esse retorno está ligado aos produtos que a plataforma disponibiliza. Em entrevista ao UOL, Gabriel afirmou ainda que a empresa possui um “sistema de bonificação diária sobre os resultados da empresa”.

“O negócio da empresa é baseado na venda de produtos da marca 18K [relógios, cafés, nutracêuticos, semi joias, cursos online].”

Após a publicação da matéria do UOL, Marcelo Lara confirmou que Ronaldo Gaúcho não faz mais parte da 18kRonaldinho. De acordo com o presidente da empresa, o ‘destrato’ aconteceu devido a presença do jogador em outras plataformas de marketing de multinível. O vídeo com os esclarecimentos do presidente da 18kRonaldinho foi publicado nesta quarta-feira (9), confira:

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Explosão na Capital do Líbano, Beirute

Doações em Bitcoin enviadas ao Líbano são complicadas

Na última semana o mundo parou para acompanhar uma imensa explosão na cidade de Beirute, capital do Líbano. A cidade que ficou arrasada, está...
Lobo-Guará é o símbolo da nova nota de R$ 200 no Brasil

Nova nota circula no Brasil, BC ainda não lançou cédula

No último mês, o Banco Central do Brasil anunciou a chegada de uma nova cédula, no valor de R$ 200 cada. De acordo com...
Bitcoin na mão

“Bitcoin é um dinheiro da internet”, esse foi o primeiro impacto

Muitas pessoas têm a dúvida de como eram os primeiros dias do Bitcoin no Brasil. Ao ter seu artigo lançado em 2008, a rede...