Presidente do Banco Central dos EUA não acredita em criptomoeda própria

Pelo menos não no curto prazo!

-

Siga no
Bandeira Bitcoin e EUA
Bandeira Bitcoin e EUA
Anúncio

O mercado financeiro mundial aguardava a fala do presidente do FED nesta sexta (06/09). Para alívio do criptomercado, o presidente do FED, Jerome Powell, afirmou que não acredita em criptomoeda de banco central.

Certamente o tema era o futuro da economia dos EUA, que Powell disse estar conduzindo de forma apropriada. O presidente do banco central dos EUA disse ainda que fará o seu melhor para sustentar o crescimento da economia.

Powell fez sua fala direto de um evento em Zurique, na Suíça (vídeo abaixo). De fato, o evento era um bate-papo sobre economia mundial e bancos centrais. Além disso, participou da mesa de discussão o presidente do banco central da Suíça, Thomas J. Jordan. Este evento foi promovido pelo Instituto Suíço de Estudos Internacionais em Zurique.

Presidente do FED, Jerome Powell não vê desaceleração como sinal de crise mundial

Anúncio

A primeira pergunta endereçada a Powell foi relacionada a uma possível crise financeira. Esta pauta tem dominado as manchetes mundiais, após uma série de indicadores apontarem para este cenário. Entretanto, o presidente do FED mostrou otimismo, acreditando que os EUA estão com crescimento sólido.

Powell afirmou que o crescimento dos EUA permanece com perspectiva favorável à moderada para os próximos anos. A explicação desse otimismo seria porque os EUA tem demonstrado controle na inflação e um mercado de trabalho aquecido.

Além disso, Jerome afirmou que a economia dos EUA tem sido monitorada pelo FED. O setor industrial, entretanto, tem desacelerado, o que Powell afirmou ser comum no mundo hoje. Finalmente, o presidente do FED disse acreditar que as economias mundias continuaram a crescer, mas em um nível moderado.

Os bancos centrais, como o FED, estão perdendo oportunidades com moedas digitais, também conhecidas como criptomoedas?

O presidente do FED foi questionado quanto a sua crença em relação à criptomoeda emitida por banco central. Na pergunta, Powell foi questionado se os bancos centrais não estariam perdendo oportunidades. Além disso, foi questionado se os BCs estariam perdendo este desafio.

Estamos acompanhando todas as questões de moedas digitais

Para Jerome, uma criptomoeda emitida por banco central não é considerado pelo FED no curto prazo. Além disso, Powell disse que outros bancos centrais estão considerando mais o tema do que nos EUA. Com isso, as chances de uma criptomoeda emitida pelo FED nos próximos anos é muito baixa.

Um dos contras para essa ideia seria as questões relacionadas a segurança digital, que Jerome afirmou ser seu maior receio para essa inovação. Em outro ponto, Powell disse que não acredita que haja uma demanda para estes modelos de inovação ainda no mundo.

Estamos a favor da inovação financeira, olhando com cuidado para o tema, mas não vejo criptomoeda emitida por banco central como uma realidade no curto prazo

Neste ponto, o presidente do Banco Central da Suíça concordou com Jerome. Para Thomas J. Jordan, seu país já possui uma infraestrutura de pagamentos eficiente, logo não há vantagem em optar por lançar uma criptomoeda estatal.

Apesar do FED e demais bancos centrais não cogitarem uma criptomoeda própria, a Libra é uma “alavanca que precisa ser puxada”

Para Jerome Powell, a Libra do Facebook tem um imenso potencial. Entretanto, Powell afirmou que esta “alavanca precisa ser controlada no mais alto nível regulatório, com expectativas de supervisão”. O presidente do FED disse que a regulamentação dos EUA ainda não permite isso, mas que é necessária uma conversa cuidadosa para proteger o público do risco cibernético.

Em um instante de descontração, Jerome afirmou ser otimista quanto ao futuro da Libra. Entretanto, afirmou que a equipe de desenvolvimento desta tem o ônus da prova para demonstrar sua solução.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay

Corretora de criptomoedas perde R$ 1 bilhão após ser hackeada

A KuCoin, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo perdeu US $ 200 milhões (R$ 1.1 bi) após ser hackeada. O ataque aconteceu...

Grande banco dos EUA é acusado de participação em golpe com criptomoedas

O esquema de pirâmide OneCoin foi o maior esquema ponzi recente, sumindo com bilhões de clientes, levando a prisões e até mesmo a uma...
hathor

Primeira exchange a listar a brasileira Hathor HTR

A tecnologia brasileira da blockchain Hathor vem chamando cada vez mais atenção da comunidade global e já entrou nos Estados Unidos e na Ásia,...

Últimas notícias

Grande banco dos EUA é acusado de participação em golpe com criptomoedas

O esquema de pirâmide OneCoin foi o maior esquema ponzi recente, sumindo com bilhões de clientes, levando a prisões e até mesmo a uma...

Primeira exchange a listar a brasileira Hathor HTR

A tecnologia brasileira da blockchain Hathor vem chamando cada vez mais atenção da comunidade global e já entrou nos Estados Unidos e na Ásia,...

Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia...