Projeto Cardano cumpre o cronograma: Shelley será lançada!

Data mais importante para o projeto nos últimos 5 anos.

-

Siga no
Cardano
Cardano

Projeto Cardano cumpre cronograma divulgado em Maio/2020 (Rollout Shelley). Descentralização da rede é planejada para iniciar no dia 29/07/2020. Data mais importante para o projeto nos últimos 5 anos. Esta fase deve acionar também o stake em mainnet, permitindo aos holders o recebimento de uma recompensa por guardar e delegar suas ADAs.

A proposta de atualização da rede foi endossada. O processo de ‘contagem regressiva’ para a transformação de uma rede federada da Byron em uma rede descentralizada da Shelley começou. Confira abaixo o tweet de Charles Hoskinson, co-fundador do projeto Cardano, confirmando o lançamento:

Fundador da Cardano, Charles Hoskinson fala sobre importante data do projeto
Fundador da Cardano, Charles Hoskinson fala sobre importante data do projeto – Reprodução/Twitter

Link para a contagem regressiva: clique aqui

TUDO PRONTO?

Chegamos agora ao ponto mais crítico de toda a implementação. E também o mais emocionante.

Acabamos de iniciar o processo de “contagem regressiva” que transformará a rede principal; de uma rede federada da Byron para uma rede descentralizada da Shelley.

O limite da época da mainnet começou às 21:44:51 UTC (18:44:51, horário de brasília) hoje à noite e há cerca de 20 minutos, acabamos de enviar uma atualização ‘proposta’. Enquanto Cardano está atualmente em execução no modo federado, todo o processo de atualização foi projetado para acomodar a futura abordagem de governança on-chain de Voltaire. Com efeito, o processo de atualização do código é executado como um sistema de votação.

Portanto, o primeiro passo é uma “proposta” para fazer uma alteração; neste caso, para implementar uma base fundamental na base de código principal do Cardano (Byron) e migrá-la para Shelley. Isso começará a sequência de acionamento do combinador de hardfork para implantar Shelley.

Para que tenha efeito total, também precisa ser “endossado”. Este é o passo dois. Agora, isso não precisa acontecer imediatamente. Há outra janela aqui. Durante esse período, também podemos fazer alterações na proposta inicial. Então, planejamos tirar o máximo proveito desse período. No fim de semana, Alan e sua equipe de controle de qualidade (além de um bando de testadores voluntários) farão com que o candidato a liberação da rede principal passe por seus passos finais. Faremos testes finais de estresse e análise de desempenho. Esperamos alguns aprimoramentos contínuos de desempenho ao longo do tempo, por exemplo, na área de uso e otimização da CPU.

Atualização de carteiras

Uma notícia fantástica para o projeto! Nós da comunidade “ADA Cardano – Brasil” trouxemos alguns alertas sobre pequenos intervalos de indisponibilidade em carteiras após o fork. Lembramos que nenhuma ação é necessária caso você não tenha pressa de movimentar ou delegar seus fundos nos primeiros dias. Suas ADAs estarão seguras. As moedas do padrão Byron serão sempre válidas e portáveis na mainnet Shelley. A indisponibilidade se refere principalmente a prazos de revisão e publicação de Softwares em lojas de Apps e empresas parceiras.

Solução mais simples para evitar isso. Guardar suas ADAs na wallet Daedalus (full-node) que terá sua versão Shelley publicada primeiro. Novamente: isto está relacionado ao prazo de submissão e revisão de equipes terceiras como Chrome, iOS, Google Play, etc.

Aplicação disponível no prazo (29/07/2020):

Aplicações e períodos estimados de indisponibilidade:

  • Yoroi Chrome – Alguns dias
  • Yoroi mobile (Android e iOS) – Uma semana
  • Ledger + Yoroi – Algumas semanas
  • Trezor + Yoroi – Algumas semanas

Como explicamos algumas carteiras como Yoroi podem ter alguns dias de indisponibilidade. Isto se deve principalmente ao tempo de aprovação em lojas de aplicativos (Google Play, IOS, Chrome Extensions, Firefox, etc) e ao prazo de testes e adaptação de terceiros (Exodus, ATOMIC wallet, ADALite, Trezor e Ledger).

Basicamente serão entre 7-10 dias fora do ar (Yoroi mobile) e alguns poucos dias (Yoroi Chrome extension). Podem ser mais ou menos dependendo de alguns fatores como revisão pelas lojas de Apps. A tendência é que a extensão de Chrome seja aprovada antes. As aplicações mobile (Android e iOS) devem vir em seguida.

Hardware wallets (Trezor e Ledger) já tem uma equipe especializada para a atualização e o código está praticamente pronto. Porém, deve transcorrer o prazo de algumas semanas (2 semanas aproximadamente) para as empresas publicarem as atualizações para usuários finais.

Se tiver pressa, pode transferir suas ADAs para Daedalus antes do fork e aguardar até que tudo se normalize novamente. 

Caso não queira, não tem problema! Suas ADAs estão seguras. Mas lembre que, neste período de indisponibilidade, não poderá movimentar, nem delegar suas ADAs.

Mais detalhes (Inglês) sobre prazos de aprovação:

UM VOTO DE CONFIANÇA

Quando estivermos todos satisfeitos, aprovaremos esta proposta na rede (literalmente, um “voto de confiança”). Com isso, o papel de toque azul fica bem iluminado. A terceira e última etapa verá o combinador de hard fork acionado e a transformação ocorrerá no início da próxima época, no dia 29 de julho às 21:44:51 UTC. E … aqui está Shelley!

Mas vamos deixar claro. Este é um procedimento complexo e estamos construindo Cardano para durar. Os protocolos e parâmetros da Shelley passaram por testes significativos – pela IOHK e pelos pioneiros da nossa comunidade – nos últimos meses, após o rigoroso desenvolvimento de métodos formais.

Se encontrarmos algum problema no final de semana que acharmos que precisamos de mais tempo para resolver (por exemplo, erros críticos de integração que podem desestabilizar a rede), não teremos medo de pausar a ‘sequência de inicialização’, reagrupar, corrigir e reimplementar no próxima época. Nossa confiança permanece alta, mas essa é uma implantação complexa e precisamos construir nessa contingência. Com uma atualização tão crítica da rede principal, sempre devemos errar por precaução e acertar.

EXCHANGES E INFRA-ESTRUTURAS

Esse é o status mais recente no lado da rede. Outro fator crítico na migração bem-sucedida é a integração com Exchanges. Essa é uma tarefa igualmente complexa, mas por razões muito diferentes. Tecnicamente, trabalhamos duro para tornar a atualização relativamente simples para nossos parceiros de Exchanges, usando nossas novas interfaces e bibliotecas Adrestia.

Por vários meses, executamos isso como um fluxo de trabalho com recursos independentes. Em colaboração com a Fundação Cardano, contamos com uma equipe de relações com Exchanges dedicada, focada em apoiar nossos parceiros a obter #ReadyforShelley. Porque, em última análise, nossos parceiros de Exchanges representam a milha final na implantação de Shelley. Com mais de 40 Exchanges listando Cardano e várias outras integrações (por exemplo, carteiras de terceiros), isso nunca seria uma tarefa simples. Mas nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para tornar o mais suave e fácil possível para nossos parceiros e tentar antecipar possíveis falhas e minimizar o tempo de inatividade da troca.

Compartilharemos mais informações na próxima semana sobre o trabalho que está sendo realizado e o que os holders de ADAs precisam saber sobre as migrações. (TL / DR, seu ADA sempre será perfeitamente seguro, mas alguns parceiros podem ser mais lentos em migrar do que outros!) Mas nem é preciso dizer que essa é uma área que continuamos gerenciando de perto para tentar tornar todo o processo o mais suave possível e minimizar qualquer tempo de inatividade de troca que possa ser necessário para fazer as alterações necessárias para Shelley.

Este é um momento incrivelmente emocionante, o início de uma evolução de rede que começará a transformar Cardano. Delegação e estaca em agosto. Uma rede rapidamente descentralizada, construída pela comunidade, para a comunidade. Mais empolgante ainda, Shelley representa apenas o primeiro passo de uma série de melhorias na rede nos próximos meses, que acreditamos que transformarão todo o setor.

Possível tempo de manutenção em exchanges

(A)Se a sua exchange estiver usando o framework Adrestia (Cardano-wallet) ela estará coberta pelo Hard fork da IOHK. 

(B)Se sua Exchange opera um full-node, ela terá que apagar os DBs e subir a versão atualizada do node com o fork e colocar em produção.

Em ambos os casos a empresa pode querer realizar testes, subir um aviso de manutenção e deixar as ADAs indisponíveis por algum tempo.

Este procedimento está bem orientado pela IOHK e por uma equipe dedicada da Cardano Foundation. Além disso, Exchanges também tem uma lista de e-mails exclusiva com todas as orientações.

Resumo: caso não tenha pressa e confie na sua exchange, pode deixar lá. 

É uma decisão pessoal. Mas caso tenha pressa, pode considerar o encarteiramento das suas ADAs em sua Daedalus Shelley (Lançada no fork). Se estiver bem confortável em gerenciar palavras e fundos.

Comunidade ADA Brasil

A comunidade ADA Brasil está presente no Telegram e, além disso, temos um blog com vários materiais disponíveis para leitura. Também temos um canal novo no YouTube.

Por fim, este texto foi promovido por colaboradores da Comunidade ADA Cardano – Brasil, única endossada pela equipe oficial no país. Confira também nosso canal no YouTube:

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
marcusoreganohttps://t.me/AdaBrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.
Moeda digital Bitcoin com fundo preto

Bitcoin mira alta histórica no Brasil após dobrar de preço

O preço do Bitcoin voltou a se aproximar da marca de U$ 12 mil por unidade, com um movimento impressionante no fim de semana....
Poupança

Idoso colocou poupança em criptomoeda

O tema DeFi está em alta em 2020, com algumas inovações sendo destaque com criptomoedas ligadas a Ethereum. Chamou atenção nos últimos dias para...
Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay

Hackers roubam R$ 9.2 milhões em ataque de 51% ao Ethereum Classic

Através de um ataque de 51% contra a rede do Ethereum Classic (ETC), hackers conseguiram fazer um gasto duplo de cerca de 238,306 ETC,...