Projeto de criptomoeda sem documentação arrecada R$330 milhões e some

Criptomoeda não durou 24 horas.

Siga no
Homem desesperado com mão na cabeça
Homem desesperado com mão na cabeça /Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Um projeto que não tinha nenhuma documentação além de uma página no Twitter e um Discord arrecadou cerca de 330 milhões em um dia e então os fundos desapareceram com o criador anônimo.

O projeto chamado de AnubisDAO era um fork do OlympusDAO e coletou este montante através da plataforma Copper Launch. Além do montante arrecadado, o período do golpe também chamou a atenção, ele foi realizado em um período curto, apenas 24 horas.

Para quem está no criptomercado há mais de um ano, o nome Anubis também faz lembrar de um projeto brasileiro que causou muito incomodo aos seus investidores, principalmente após a sua venda para a Atlas Quantum.

Do Egito

Um projeto chamado AnubisDAO ($ANKH) conseguiu arrecadar 13256.37 ETH, cerca de 330 milhões de reais, utilizando apenas seu Twitter, que contém poucos tweets, e um Discord para promover a venda do token. Basicamente a descrição do projeto era “bark, bark”.

A febre de DeFi e moedas envolvendo cachorros parece ter chegado ao seu ápice e esta perda de milhões de reais investidos em uma moeda de cachorro com tema egípcio, com pirâmides ao fundo, é apenas um reflexo da mentalidade de parte dos investidores do mercado.

Twitter da AnubisDAO. Fonte: Twitter
Twitter da AnubisDAO. Fonte: Twitter

Antes mesmo do final da arrecadação, todo o da pool de liquidez foi removido, fazendo com que seu preço fosse para zero. Apesar de levar algum tempo para que alguns investidores identificassem o problema, eles finalmente entenderam que haviam sido enganados e perdido todo o seu dinheiro.

Alguns usuários no Twitter alegam que o roubo tenha sido um ataque e o criador, ou criadores, anônimo do projeto não são os responsáveis. Já a vasta maioria está considerando que tenha sido um rug pull, ou seja, um golpe da própria equipe.

Para piorar a situação, pessoas envolvidas no projeto tiveram suas contas hackeadas, espalhando um vírus através de e-mails. Além disso, alguns usuários realizaram uma pesquisa por conta própria sobre a vida de um suposto envolvido, que acabou apagando seu Twitter.

Anubis

Este é um nome conhecido por brasileiros que estão no mercado há algum tempo. Há dois anos um projeto de nome Anubis Trade, que prometia retornos financeiros através de um robô de trade também acabou causando dores de cabeça a vários que confiaram seu dinheiro.

Mais tarde, a Anubis Trade foi vendida para a Atlas Quantum, outro projeto que não causou tantas felicidades aos seus investidores. Nesta semana a CVM pediu a condenação de Rodrigo Marques por má-fé, em um processo que envolve a quantia de 3 bilhões de reais.

Como sempre, vale lembrar que você deve fazer suas próprias pesquisas antes de investir em um projeto e nunca confiar o seu dinheiro na mão de terceiros.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

Kid Bengala promete dar “madeirada” em quem vender criptomoeda

Após a sua grande carreira na indústria de filmes adultos, Clóvis Basílio dos Santos, mais conhecido como Kid Bengala, se tornou uma celebridade na internet...

Um dos maiores bancos dos EUA pode estar explorando empréstimos com Bitcoin

Com os bancos e outras instituições demonstrando cada vez mais interesse no criptomercado, podemos ver cada vez mais produtos ligados ao setor tradicional e...
Homem olhando bravo para notas amassadas de Real brasileiro enquanto segura o Bitcoin

Pesquisa revela que brasileiros acreditam no Real digital apenas no curto prazo

Muitos brasileiros acreditam no Real digital como uma tecnologia promissora de curto prazo, não para daqui a cinco anos. Pelo menos isso é o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias