Projeto “DeFi” que promete multiplicar criptomoeda da Binance é desmascarado

A especialista brasileira Mayara Souza, que já fez um estudo sobre como analisar projetos DeFi, alerta para os riscos da promessa de rentabilidade garantida.

Símbolo da Binance Coin BNB
Símbolo da Binance Coin (BNB)

Um novo DeFi que surgiu no mercado de criptomoedas está prometendo 5% ao dia com a moeda BNB, sendo desmascarado como um possível golpe que mira investidores. Investimentos em DeFi são uma nova possibilidade que surgiu para que investidores possam ter formas descentralizadas de investir.

Mas investir em um mercado de riscos é uma prática que não é tão simples assim, com investidores devendo redobrar a atenção para detalhes suspeitos.

A própria oferta de rendimento diário em qualquer investimento já deve ser considerada suspeita, visto que é quase impossível manter qualquer proposta assim no longo prazo.

Alegando ser um projeto DeFi, site promete 5% ao dia com BNB

A empresa H2Harvest anunciou uma solução de investimentos em dezembro de 2021, afirmando ter sua sede em São Francisco (Califórnia).

Contudo, a solução de investimentos não é nada convencional, utilizando o nome DeFi e a imagem da criptomoeda BNB para prometer 5% de ganhos diários aos seus investidores.

Empresa DeFi H2Harvest promete ganhos de 5% ao dia com BNB
Empresa DeFi H2Harvest promete ganhos de 5% ao dia com BNB /Reprodução

Com essa promessa, a empresa afirma que um cliente que depositar 0,05 BNB sacará em 40 dias 2 BNBs da plataforma, um retorno rápido e aparentemente fácil. Além disso, caso o cliente leve mais clientes para a cilada ele pode supostamente ganhar mais 13% de bônus por afiliação, que é pago em até cinco níveis.

Essas promessas, vale lembrar, são comuns em pirâmides financeiras, e não em projetos sérios de DeFi que surgem no mercado de criptomoedas.

Golpe desmascarado?

Com a repercussão do caso, a Certik, empresa que realiza auditoria de contratos inteligentes emitiu um alerta contra essa possível fraude no mercado, na última terça-feira (24).

Segundo o alerta, o DeFi que promete supostos rendimentos diários criou um falso relatório de auditoria e compartilhou em seu site e Telegram, dando aos seus clientes a sensação de que é um projeto sério e seguro.

“H2Harvest criou um relatório de auditoria FAKE que foi compartilhado em seu Telegram e em seu site.”

Ou seja, além da prática suspeita de promessas de ganhos fáceis, ainda está produzindo documentos falsos para tentar captar mais clientes.

Além disso, a especialista brasileira Mayara Souza, que já fez um estudo sobre como analisar projetos DeFi, alerta para os riscos da promessa de rentabilidade garantida.

“Muito cuidado com promessa de dinheiro fácil ou rentabilidade garantida. Estude bem os projetos. Quanto maior a rentabilidade, maior são seus riscos. Locais que oferecem ganhos estrondosos como esse sofrem muita oscilação no mercado e apelam muito para o marketing pra “tentar convencer” investidores. Normalmente, projetos assim duram poucos dias ou semanas. As únicas pessoas que acabam ganhando dinheiro fácil são os donos dos projetos e não quem acredita nas falsas promessas.”

Com os riscos de se investir em um projeto de rentabilidade fixa chegando ao DeFi, investidores desses projetos devem redobrar a atenção com falsas promessas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias