Projeto de Lei nos EUA pode afetar comércio com Bitcoin

Tema polêmico de força tarefa pode prejudicar moeda virtual?

Siga no
Bitcoin e Dólar
Bitcoin e Dólar

O dinheiro em espécie é o meio de pagamento mais utilizado, mas tem caído em declínio. Com isso, um projeto de Lei nos EUA tem a intenção de obrigar o aceite de dinheiro, podendo até afetar o comércio feito com Bitcoin.

De fato, o chamado Payment Choice Act of 2019 foi pensado por Donald Payne Jr., que pertence ao partido Democrata. Payne afirma que o “Dólar em espécie é a melhor forma de dinheiro que existe”.

Para isso, organizou uma audiência pública que aconteceu no último dia 30 de janeiro. A proposta visa regulamentar os comerciantes a serem obrigados a aceitar Dólar, algo que não é a realidade atualmente.

No Brasil, o Banco Central obriga a todos os comerciantes a aceitarem o Real, que é uma moeda de curso forçado. Com isso, não é permitido a um comerciante deixar de aceitar a moeda nacional, regulamentada pelos governantes.

Projeto de Lei pode afetar a adoção do Bitcoin nos EUA

Na audiência pública, organizada pela Financial Technology Task Force (FTTF), o tema escolhido foi: “O dinheiro ainda é rei? Revendo a ascensão dos pagamentos móveis“. Por lá, foram representantes de várias empresas, incluindo do Paypal, que é um famoso meio de pagamento pela internet.

Com isso, foram debatidos os temas sobre a tendente digitalização do dinheiro no mundo. A força-tarefa demonstrou que o uso do dinheiro em espécie tem sido crescente, com U$ 44 bilhões de dólares em circulação no país atualmente.

O uso do dinheiro para transações, contudo, tem estado em declínio acentuado. Dados de 2012 mostraram que 44% das operações de comércios foram com dinheiro em espécie. Contudo, em 2018 apenas 26% das transações usaram notas de dólar como pagamento.

A audiência deixou claro que com o dinheiro em espécie a população possui várias vantagens, principalmente a privacidade. Além disso, destacou que as notas de dólar oferecem um dinheiro sem tecnologia para a população.

Na discussão, os proponentes do novo projeto de lei deixaram claro que o dinheiro pode ser melhor usado para doações, gorjetas e pagamentos abaixo de U$ 25. Essa quantia representa 75% de todas as transações em dinheiro.

Lei é para ajudar a população desbancarizada dos EUA

A nova lei, se aprovada, tornaria obrigatório o uso de dinheiro em espécie em qualquer comércio do país. Além disso, os donos das empresas seriam obrigados a não deixar placas afirmando que não aceitam dinheiro além de serem impedidos de cobrarem taxas extras de quem quer pagar dessa forma.

Em resumo, a ideia sugere que os desbancarizados poderiam ganhar um novo fôlego, uma vez que dispensa o uso de bancos. A força-tarefa julga complicado até o processo de se sacar dinheiro em caixas eletrônicos, uma forma de transferir o dinheiro digital para espécie.

De acordo com Gabriel Shapiro, em entrevista para a Forbes, a nova lei poderia afetar o comércio com Bitcoin nos EUA. Isso porque, a ideia de dinheiro é necessário na sociedade é importante para o Bitcoin. Ou seja, a moeda poderia ser afetada positivamente por esta nova lei.

“A ideia de que o dinheiro é necessário na sociedade é extremamente otimista para o Bitcoin … Esta é uma grande oportunidade para o Bitcoin e qualquer outra criptomoeda verdadeiramente descentralizada”

Em resumo, a força-tarefa que busca criar uma lei para restringir os meios de pagamentos digitais, poderia ajudar na adoção do Bitcoin. Caso a população dos EUA, que é o principal país a comprar a moeda digital, migre para as criptomoedas descentralizadas, o potencial é alto para este mercado. Um projeto concorrente deste é o Dólar Digital, que tem sido associado ao Banco Central dos EUA, o FED.

Veja o que foi discutido na audiência pública na íntegra abaixo:

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias