Quais as vantagens e como executar um node Bitcoin Lightning

Saiba como colaborar com a rede bitcoin rodando seu próprio node.

Siga no

Executar um node ou full node é basicamente se conectar à rede Bitcoin, mais comumente pelo Bitcoin Core, e agir como um validador de transações da blockchain. Os nodes agem como pontos de comunicação entre si em diversos lugares.

Para executar um node é necessário fazer uma cópia da blockchain inteira, o que leva alguns dias, mas pode ser feita uma cópia reduzida, onde se faz o download apenas dos blocos de um período mais recente.

Quais as vantagens de executar um node

Sem dúvida, a maior vantagem de executar um node é poder colaborar com o ecossistema do Bitcoin. No entanto, existem características essenciais de um nó da rede que valem a pena citar.

Privacidade

A blockchain do bitcoin é uma rede pseudoanônima, ou seja, mesmo que ela não forneça seu nome ou dados pessoais, ainda é possível ser rastreado por ela.

Entretanto, para quem roda o próprio node, é possível desfrutar do TOR, um software livre e de código aberto, que proporciona comunicação anônima e segura pela internet.

Usando o TOR não é possível saber que você está rodando um node, logo, anonimato total.

Soberania

Qualquer transação feita precisa passar pelo seu próprio node.

Com isso, você pode ter a segurança de que nenhuma Exchange utiliza uma rede “forkada”, ou seja, uma rede paralela, fora da usual ou da rede ideal.

Além disso, um node tem acesso a sua própria mempool (onde as transações aguardam confirmação) e pode ter certeza de que está transacionando na rede Bitcoin de fato.

Sendo assim, um nó da rede não precisa que um terceiro lhe dê a garantia de que seus bitcoins são verdadeiros, já que ele mesmo tem acesso a 100% a blockchain e sua segurança.

Própria custodia

Ao rodar o próprio node você não precisa “terceirizar” a confiança e, então, se torna seu próprio banco, sem depender de outros.

Você mesmo faz as transações e pode verificá-las se estão corretas. Isso acarreta em mais soberania e privacidade.

“Custo benefício de rodar um node é infinito. Privacidade é algo que custa caro hoje em dia. E eu não poupo tempo e dinheiro com a minha privacidade.”

Nina Halving

 

A Lightning Network

A rede de micropagamentos do bitcoin, Lightning Network (LN), vem crescendo esse ano. Além disso, está mais fácil de usá-la. O caso de El Salvador também pode ser um impulso para a rede crescer mais ainda.

Em 14 de junho, a quantidade de bitcoins na rede Lightning ultrapassou 1.500 BTC, valendo mais de $60 milhões de dólares. Agora existem mais de 12.000 nós ativos na rede, todos conectados por mais de 50.000 canais.

Nodes Lightning conectados via Lightning Network Explorer

Configurando um node Lightning

Para acessar a rede Bitcoin e configurar um canal Lightning de uma forma verdadeiramente descentralizada e sem custódia, você precisará executar seu próprio nó.

Você pode executar em um computador, baixando o Bitcoin Core para Windows, Mac ou Linux. Ou então, se preferir, pode montar um kit separado, onde poderá deixar rodando o dia todo sem usar muito espaço do seu computador – para isso será necessário usar um Raspberry Pi.

Um Raspberry Pi é o mesmo que executar em um computador maior, porém em uma placa pequena. A única diferença é que você precisará de um software específico para rodar o node.

Você pode programar sozinho ou usar um software de nó de bitcoin focado em Pi que oferecem suas próprias implementações do Bitcoin Core.

Alguns nós do Raspberry Pi, como o RaspiBlitz, oferecem uma ampla gama de recursos e opções de personalização.

O Umbrel, por outro lado, fornece um ambiente limitado e controlado que é muito mais fácil para um usuário iniciante configurar. É por isso que, para este guia, falaremos sobre como configurar um nó usando o Umbrel.

De acordo com o site do Umbrel, para ativar seu nó, você primeiro precisará de cerca de US$ 240 em peças: um Raspberry Pi 4, um drive de estado sólido (SSD) de 1 terabyte, um gabinete SSD, um microSD de 16 gigabytes ou maior, uma ethernet cabo e uma fonte de alimentação.

Rapsberry Pi node via Github

Depois de juntar todas as peças, conecte o Raspberry Pi ao SSD e ao roteador de Internet, depois pode baixar o software.

Primeiro, você terá que baixar Balena Etcher – um programa de código aberto para adicionar dados à cartões SD – e conectar o cartão micro SD em seu notebook. Em seguida, você precisará baixar o software Umbrel.

Siga as instruções no aplicativo Etcher para atualizar o software Umbrel no cartão SD. Feito isso, você pode transferir o cartão SD para o Raspberry Pi.

Quando o dispositivo Umbrel é carregado, você pode se conectar a ele do seu computador digitando Umbrel.local na barra de URL do navegador da Internet (se não aparecer, você pode precisar encontrar o endereço IP do seu nó usando o Angry IP Scanner).

Um guia passo a passo o guiará pelo processo de configuração de uma carteira Bitcoin. Certifique-se de escrever e salvar sua seed em um lugar seguro (essas palavras permitem que você acesse seus fundos).

Feito isso, está tudo configurado e você verá o painel do Umbrel. Agora você precisa fazer o download da blockchain.

Assim que os dados da blockchain estiverem baixados, você precisará transferir uma pequena quantidade de bitcoin para a carteira em seu node. Uma vez que está conectado à Internet, é uma carteira quente – portanto, é um pouco mais arriscada. (você também pode conectar seu nó a uma carteira de hardware, se por acaso tiver uma). No entanto, se conectar a uma carteira quente isso permitirá que você gaste bitcoin de seu node em casa, com seu telefone.

Abrindo um canal na Lightning

Feito tudo, seu node já estará conectado à rede Lightning, uma vez que o Umbrel configura uma em segundo plano. Mas para começar a enviar dinheiro por ele, você precisa abrir um canal.

Para abrir um canal, você clica na guia “Lightning” e selecione “abrir canal”. (Você também pode baixar um dos aplicativos Lightning na loja de aplicativos embutida em seu node e usá-lo no lugar).

Agora você precisa encontrar um endereço Lightning de um nó para se conectar. Você pode encontrá-los no Lightning explorer 1ML, como o endereço da Wallet of Satoshi. Em seguida, você precisa definir a quantidade de bitcoin que deseja colocar em seu canal e aproximadamente quanto deseja pagar.

Depois de configurar um canal, você se conecta à rede por meio desse canal. Isso significa que você pode enviar satoshis para qualquer outra pessoa na rede, desde que haja um caminho adequado de seu nó para o nó dele.

Após cerca de 30 minutos, seu canal estará aberto e você pode começar a enviar satoshis para qualquer pessoa pela rede Lightning de seu nó.

Conectando seu node Lightning no celular

O Umbrel oferece vários aplicativos de carteiras que usam a LN, você pode escolher qualquer uma, mas neste tutorial falarei da Zap.

Depois de baixar a Zap em seu celular, você precisa ir no painel do Umbrel e clicar em “connect wallet”, selecione a carteira que decidiu usar, nesse caso a Zap.

A pagina mostrará um QR Code, você escaneia o código dentro do aplicativo da Zap e ele conectará ao seu node. Uma vez conectado, o aplicativo mostra o saldo do seu node.

A Lightning Network tem um grande potencial de crescimento e, futuramente, será essencial ter o próprio node rodando. Fazendo isso você colabora com a rede, aumenta a segurança e garante que continuará havendo validação e que a rede continuará rodando, mesmo que todas as mineradoras do mundo sejam desligadas.

Fonte: The Block

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Eduarda Lobatohttp://eduarda.substack.com
Libertária e entusiasta de Bitcoin, Blockchain e outras tecnologias relacionadas ao mundo cripto.
Vista da cidade de Miami

Criptomoeda de Miami será listada em primeira grande corretora

A cidade de Miami está para lançar sua própria criptomoeda, que já recebeu a confirmação de que será listada em uma grande corretora do...

ETF 100% Ethereum estreia hoje na B3

Nesta quarta (04) foi lançado o ETF 100% Ethereum na B3, bolsa brasileira. O fundo foi desenvolvido pela gestora QR Asset Management, a mesma...

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias