Quantos zeros o Brasil já cortou de suas moedas?

-

Siga no
Anúncio

Qual a semelhança entre o Bitcoin e o Real? Nenhuma das duas tem lastro. Por outro lado, as diferenças são várias, o Bitcoin tem uma taxa de criação, uma oferta final, não pode ser falsificado, já o Real…

Em 52 anos, 18 zeros foram cortados de nossas moedas

Ano Mudança Zeros cortados
1942 1000 RÉIS tornaram-se 1 CRUZEIROS 3 zeros
1967 1000 CRUZEIROS tornaram-se 1 CRUZEIRO NOVO 3 zeros
1970 A moeda voltou a se chamar CRUZEIRO 0
1986 1000 CRUZEIROS tornaram-se 1 CRUZADO 3 zeros
1989 1000 CRUZADOS tornaram-se 1 CRUZADO NOVO 3 zeros
1990 A moeda voltou a se chamar CRUZEIRO 0
1993 1000 CRUZEIROS tornaram-se 1 CRUZEIRO REAL 3 zeros
1994 2750 CRUZEIROS REAIS tornaram-se 1 REAL 3 zeros+

 

Portanto, ao longo de nossa história 2.750.000.000.000.000.000 RÉIS viraram 1 REAL. E desde a criação do Real, a moeda já perdeu mais de 83% de seu valor.

As diferenças entre o Real e o Bitcoin

Anúncio

O Bitcoin, por outro lado, tem uma oferta limitada, a cada bloco que tem um tempo médio de 10 minutos, novos BTC são criados e a cada 210.000 blocos, sua emissão é cortada pela metade. Em suma, o número máximo de BTC criados é de 20999999.97690000, cerca 21 milhões caso goste de números redondos, estima-se que tal número será atingido após 2140.

Embora hoje existam milhares de altcoins, há 10 anos o BTC sempre esteve com mais de 50% do domínio do mercado em relação a valor. Por conta de seu protocolo estar sempre sendo melhorado, é difícil que outra moeda tome seu lugar. Entretanto, as pessoas são livres para escolher qual moeda utilizar, ao contrário do Estado, que nos obriga a utilizar a sua.

Outro ponto positivo para o Bitcoin é a impossibilidade de ser falsificado, já as notas de Reais falsas podem ser falsificadas. Embora seja improvável que algum país tenha uma moeda 100% digital num futuro próximo, a tecnologia blockchain pode por um fim a este tipo de crime.

Uma das principais características do Bitcoin é que nenhum governo é o emissor da moeda, não há cortes de zeros, congelamento de contas e impressão sem limite de mais dinheiro. O Bitcoin é uma ideia simples, eficaz e difícil de ser derrubada.

As quedas do BTC

O Bitcoin não é um investimento seguro, já vimos 13 grandes quedas em seu preço, que variaram entre 30 e 87%. Hoje vivemos a 13ª, há quase dois anos do topo anterior, 1 BTC está valendo cerca de 50% daquele valor. Já nas outras 12 quedas, o BTC conseguiu estabelecer um novo topo em períodos menores.

Agora imagine que você viva num país cuja política monetária seja péssima, onde políticos decidem seus próprios salários e regalias, sem falar em tantos crimes sem penas. O que você pode fazer a respeito? Usar BTC! Basta escolher uma carteira e começar a aceitar a moeda.

Embora o BTC tenha valorizado todas as 15 vezes em que Samy Dana falou mal da moeda, um dia ele pode acertar e o BTC perder seu valor. O Real não é um bom investimento, talvez o Bitcoin também não seja. Sobretudo, o Bitcoin não foi criado para ser investimento, e sim autodefesa.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...