Ransomware causa demissão de 300 funcionários de empresa

Siga no

Um ataque de ransomware está causando a demissão de cerca de 300 funcionários em uma empresa. A causa seria porque a equipe de TI ainda não conseguiu recuperar os arquivos da organização e colocar a operação de volta.

Contudo, a demissão que ainda é tratada como incerta, poderá ser revertida. Os funcionários deverão ligar no dia 2 de janeiro para a empresa para verificar se ainda terão seus empregos.

O ransomware é uma espécie de malware que ataca as vítimas e criptografam os arquivos destas. Com isso, o acesso às informações seria possível apenas se for pago o resgate, normalmente em criptomoedas.

Ransomware causa demissão de muitos funcionários de empresa de telemarketing

Nos últimos dias, antes até do Natal, os funcionários da The Heritage Company receberam uma má notícia. A empresa na qual trabalhavam passa por maus momentos desde novembro de 2019.

Isso porque foi atingida por um ransomware, praga virtual que criptografa os arquivos. A equipe de TI tem estado em cima do problema, contudo, ainda não há uma solução a vista.

Os salários inclusive estariam sendo pagos do próprio bolso da CEO da empresa, Sandra Franecke. Entretanto, a situação estaria extremamente delicada, exigindo que a CEO tomasse uma medida drástica.

A medida, recebida com surpresa pelos funcionários, seria de que estariam sendo desligados da empresa de telemarketing. De acordo com o portal de notícias katv, a CEO enviou uma carta aos funcionários explicando tudo.

Por favor, saibam que NUNCA teríamos chegado a esse extremo se não fôssemos forçados. Agora é a hora de ser sincero e aberto sobre o que REALMENTE está acontecendo, para que todos saibam a verdade diretamente de mim, especialmente porque alguns de vocês têm informações incorretas e a disseminação de inverdades pelas mídias sociais está nos prejudicando ainda mais.

Servidores da empresa atacados por ransomware foram a causa das possíveis demissões

O ransomware que atacou a The Heritage não foi identificado pela CEO em sua carta, postada em grupo do Facebook da empresa. Além disso, não foi informado o quanto foi pago de resgate para ter de volta os arquivos da empresa hackeada, nem se o referido foi feito com Bitcoin ou outra criptomoeda.

Contudo, a CEO deixou claro que pagou pelo resgate e que desde então a equipe de TI está lutando para reativar os sistemas da empresa. Com a demora na solução, que era esperada acontecer de maneira mais rápida, nem transações bancárias estão sendo processadas.

De acordo com Sandra, a Heritage está suspensa até dia 2 de janeiro. Após isso, uma postagem no grupo da empresa dará mais detalhes do que será realizado pela empresa para contornar o problema. Até então, os funcionários estão acreditando que foram demitidos, sendo a causa um ransomware.

Então aqui está: A Heritage Company está suspendendo temporariamente nossos serviços. Em 2 de janeiro, haverá uma mensagem na linha do tempo. Essa mensagem fornecerá informações atualizadas sobre a reestruturação da empresa e se fizemos ou não progressos em nosso sistema.

Com a organização parada, os salários não podiam mais ser pagos aos funcionários. A empresa também não estava gerando mais receitas, ou seja, mesmo que volte a funcionar, a situação é muito complicada.

Em resumo, as empresas que não estão preparadas para lidar com as novas ameaças digitais correm sérios riscos. Inclusive, essa não é a primeira empresa que é fechada por um ransomware no mundo, já tendo outros casos de demissão devido à ameaça.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CIO da Guggenheim diz que Bitcoin pode voltar aos $ 20 mil

O Bitcoin está em queda, caindo abaixo dos níveis de suporte na área dos US $ 33 mil, demonstrando que o bull run pode...

“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também...
Bitcoin e gráfico em queda de preços

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também...

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...