Receita Federal descobre primeiro grande caso de lavagem de dinheiro com Bitcoin no Brasil, diz site

Agora resta aguardar a Receita publicar informações sobre o caso e como ela vai lidar com o dinheiro que foi ocultado

Siga no

A Receita Federal descobriu o “primeiro grande caso de lavagem de dinheiro com uso de bitcoins no Brasil”. Segundo as informações do site O Bastidor, essa foi a primeira vez que a Receita detectou um caso de lavagem de dinheiro onde o Bitcoin foi usado como principal método de ocultar valores acima de R$ 10 milhões.

Após a descoberta dos auditores da Receita Federal o caso passou a ser investigado e por isso não teve muitos detalhes revelados.

Mas segundo o site, o caso envolve valores na casa das dezenas de milhões de reais.

“O esquema inclui outros métodos de lavar dinheiro, como uso fraudulento de transações de imóveis.

Mas é a primeira vez que os auditores obtêm evidências de que operações com uma criptomoeda constituíram o principal método de lavagem”, informou o site.

O site destacou que, em tese, é possível usar o Bitcoin para a lavagem de dinheiro, quando a criptomoeda é utilizada de forma habilidosa.

Contudo, o Bitcoin está longe de ser ideal para esse tipo de atividade, já que a análise da blockchain pode revelar muito sobre valores movimentados.

Agora resta aguardar a Receita publicar informações sobre o caso e como ela vai lidar com o dinheiro que foi ocultado.

Não é a primeira vez que o Bitcoin é usado para lavagem de dinheiro no Brasil

No ano passado a Justiça Estadual de São Paulo deveria analisar se a irmã de um traficante ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) lavava dinheiro do tráfico de drogas com criptomoedas.

Acredita-se que esse é um recurso cada vez mais utilizado pelo crime organizado. No entanto, nenhum outro caso tinha sido tão grande como o recentemente descoberto pela Receita Federal.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Roberto von der Osten, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Bitcoin é inevitável, diz sindicalista da CUT

O sindicalista Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Sistema Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto von der Osten, disse em um programa de...

Axie Infinity não pagará mais jogadores iniciantes

Axie Infinity ainda é um dos grandes sucessos dos jogos blockchain, representando uma oportunidade para muitos conseguirem ganhar enquanto jogam. No entanto, novas mudanças...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

NASDAQ indica que ETF de Bitcoin pode ter sido aprovado, preço dispara

Os investidores de Bitcoin tem aguardado ansiosamente por uma possível aprovação de um ETF de Bitcoin, o que poderia fazer o preço do ativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias