Rede Blockchain Brasil ganha data de lançamento

Lançamento é na próxima semana e entidades públicas brasileiras poderão engajar com novidade.

Tribunal de Contas da União - TCU
Tribunal de Contas da União (TCU)

O lançamento da Rede Blockchain Brasil ficou marcado para os próximos dias, segundo informações compartilhadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A tecnologia blockchain poderá assim ganhar mais adoção no país e ver seu uso se consolidar entre órgãos do governo.

A novidade foi compartilhada ainda em abril de 2022, quando o TCU fechou um Acordo de Cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde então, os responsáveis pelo projeto explicaram como a nova rede funcionará e como entidades públicas poderão entrar nesse ecossistema de inovação.

Entre as principais vantagens da novidade está o controle de contas, que poderá facilitar o combate à corrupção no Brasil, assim como de fraudes no setor público. O próprio governo ganha com a nova conexão e diminuição de burocracias, lembrando que o projeto está em fase inicial.

Lançamento da Rede Blockchain Brasil (RBB) é confirmado pelo TCU

A digitalização do setor público brasileiro caminhava a passos curtos, até que nos últimos dois anos viu acelerar a demanda por novas ferramentas que auxiliem esse processo.

E parte desse processo de inovação passa pela tecnologia blockchain, reconhecida como uma das mais modernas formas de se registrar dados com segurança e imutabilidade.

Assim, a parceria do TCU com o BNDES busca levar mais segurança e transparência a “transações de instituições públicas e de interesse público”.

“A rede, pública e sem fins lucrativos, terá abrangência nacional e conectará as instituições participantes em uma estrutura de governança e infraestrutura tecnológica com o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia blockchain em soluções voltadas ao interesse público.”

De acordo com o TCU, o lançamento da Rede Blockchain Brasil será na próxima segunda-feira (30), através de uma cerimônia que sela a parceria com o BNDES.

Este evento acontece no Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do TCU, em Brasília, entre 15h e 17 horas, e será transmitido pelo YouTube do tribunal.

Rede Blockchain Brasil será lançada em 30 de maio de 2022
Rede Blockchain Brasil será lançada em 30 de maio de 2022. Divulgação.

Futuros participantes serão apresentados

Além de lançar oficialmente a Rede Blockchain Brasil, o TCU e o BNDES irão divulgar a criação para futuros participantes desse ecossistema. Assim, é esperado que o ecossistema de inovação do setor público se volte para a blockchain nos próximos anos.

Durante o evento, alguns possíveis participantes serão ouvidos também, inclusive aqueles que já se envolvem na fase experimental da novidade. Essas experiências apresentam a tecnologia e questões técnicas ainda seguem sob discussão.

Durante o evento então, futuros participantes serão apresentados e convidados a se unir a RBB.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias