Reforma Tributária terá Bitcoin e criptomoedas em país asiático

Ganhos com operações de criptomoedas deverão arrecadar imposto!

-

Siga no
Bitcoin no bolso, imposto e tributo
Bitcoin no bolso - Reprodução
Anúncio

A Reforma Tributária no Brasil ainda está em discussão, mas não está definido se terá cobrança de impostos sobre Bitcoin e criptomoedas. Em um país asiático, que também alterou as regras recentemente, o Bitcoin já foi um ativo que terá tributação.

Nesta quarta-feira (22), a Coreia do Sul anunciou alterações na cobrança de tributos feita no país. Os debates para aprovação da reforma tributária demoraram meses, mas chegaram ao fim com o anúncio de hoje.

Considerado um setor emergente, o das criptomoedas, tem como expoente o Bitcoin, principal do mundo. Na maior parte dos países, essas moedas digitais não possuem uma regulamentação clara, entretanto, o G20 tem pressionado por mudanças urgentes.

Reforma Tributária da Coreia do Sul terá impacto no Bitcoin e criptomoedas

Anúncio

A forma como alguns países arrecadam impostos e tributos tem sido revista, mesmo em meio a pandemia. Um dos que estava promovendo debates sobre esse assunto era a Coreia do Sul, que enfim finalizaram os estudos e encaminharam para aprovação no legislativo.

No país asiático, os debates demoraram vários meses, pois certamente é um assunto polêmico. Ao falar sobre impostos e tributos, os órgãos governamentais precisam enxergar uma forma de cobrar da população um valor adequado à prestação de serviços oferecidos pelo estado.

Dessa forma, o governo sul-coreano finalizou um debate em relação à tributação com ganhos de criptomoedas. Por lá, os traders de Bitcoin que tiverem receitas anuais acima de 2,5 milhões de won, cerca de R$ 10 mil hoje, terão que pagar tributos de 20%.

Qualquer valor abaixo negociado com criptomoedas, seja no comércio ou corretoras, será isento de tributos. As regras ainda terão que ser aprovadas no parlamento e depois na Assembleia Nacional.

O anúncio de tributar criptomoedas em 20% confirma as suspeitas que o mercado vinha nutrindo. Caso a reforma tributária seja aprovada, as novas regras entrarão em vigor em outubro de 2021. De acordo com o Finance Magnates, o assunto ganhou destaque após o governo aplicar uma multa milionária na corretora Bithumb, principal do país.

Brasil tenta seguir mesmo caminho de reformas, mas não cita Bitcoin ainda

Desde que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) começou, um clima de reformas tomou conta do Brasil. Em 2019, por exemplo, foi aprovada a reforma da previdência, comemorada no mercado financeiro por analistas como movimento interessante de retomada do crescimento da economia.

Outra reforma que estava no radar era a Administrativa, contudo, foi adiada para 2021. A reforma tributária continua a ser debatida mesmo em meio a pandemia e é aguardada uma definição nos próximos meses.

O que dificulta um pouco a aprovação rápida dessa reforma tributária, além de ser um tema delicado, são as várias propostas. Tramita no legislativo brasileiro duas propostas principais de reforma, sendo que o ministro Paulo Guedes apresentou sua versão, mais uma, na última terça (21).

Ou seja, assim como visto na Coreia do Sul, o debate pode demorar alguns meses até sua conclusão. A reforma tributária brasileira ainda não terá o assunto Bitcoin e das criptomoedas, mas pode ter impacto em corretoras caso as tributações sobre transações digitais sejam implementadas, algo visto com maus olhos pelo legislativo.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Entenda as semelhanças e diferenças entre o mercado tradicional e cripto

São Paulo, outubro de 2020. Entender o mercado de investimentos é uma das principais atitudes que o investidor deve ter para se arriscar nesse...

Vítima envia R$ 440 mil em Bitcoin para endereço errado e perde tudo

Os malwares continuam apresentando vários riscos para os investidores, com alguns casos desses softwares mal intencionados roubando muito dinheiro de suas vítimas. Em um...

Evento de startups fala sobre criptomoedas na próxima terça

Um evento de startups fala sobre as criptomoedas na próxima terça, totalmente online. Promovido por grandes empresas como a Ambev, Bradesco, Dínamo e Salesforce,...