Registro concedido por órgão regulador dos EUA amplia o mercado de cripto ativos

Siga no
Bandeira Bitcoin e EUA
Bandeira Bitcoin e EUA

Securitize, empresa que emite e gerencia títulos digitais com ênfase na tecnologia blockchain anunciou que obteve registro da SEC, a comissão de valores mobiliário dos EUA. O registro permite que a Securitize atue como um agente, uma espécie de corretora de títulos digitais registrados na SEC. 

Cripto investidores

A notícia é recebida como o sinal verde para os chamados tokens, especialmente os ativos digitais emitidos sob a regulamentação Crowdfunding. No processo conhecido como STO – security token offering, ou oferta pública de tokens, esses títulos digitais têm que ser lastreados por ativos reais, criando assim uma sólida opção de investimento.

Atualmente, para que esses valores mobiliários digitais possam ser comercializados eles precisam cumprir uma série de requisitos e obter a isenção prevista no Securities Exchange Act de 1934.

Como agente, a Securitize é capaz de gerenciar as restrições de cada categoria de investidor e facilitar ações corporativas para emissores e investidores, incluindo entre outras coisas, o pagamento de dividendos e juros.

Ainda que esses instrumentos operem dentro das regras dos contratos programáveis, os “smart contracts”, ações corporativas, como organizar votos, resgates, recompras, etc, representam um obstáculo. A intervenção manual, ou a falta de padrões para que essas regras de negócio possam ser executadas podem criar vulnerabilidades e risco.  

Uma vez que essas relações corporativas envolvendo valores mobiliários digitais encontram um respaldo sólido, investidores institucionais poderão entrar nesse mercado e alavancar o montante de capital de forma significativa. Existe um apetite contido por oportunidades de investimento nos EUA, e principalmente na Ásia, aguardando o sinal dos órgãos reguladores. 

Tokens e o Custo Brasil

Para o mercado brasileiro, principalmente o mercado de empreendimentos imobiliários, um prestador de serviços focado em títulos digitais reduz drasticamente o número de intermediários num projeto. Ao contrário do que se acredita, muitos empreendimentos no Brasil preenchem os requisitos necessários para a tokenização.

Os chamados REITs têm um grande potencial como investimentos na forma de títulos digitais para o mercado internacional. Em termos de custo, o processo de lançamento de tokens (títulos digitais) registrados no blockchain favorece pequenas e médias empresas que agora podem ser listadas perante investidores ao redor do mundo.

A utilização da tecnologia blockchain e os tokens que representam propriedade permitem o registro imutável, auditável e rastreável de transações. Para o investidor isso se traduz em segurança, pois automatiza o “compliance” e cria a possibilidade de negócios em vários mercados.

Para o empreendedor brasileiro na área de turismo, por exemplo, isso significa acesso a uma nova fonte de capital estrangeiro.

“Tornar-se um agente registrado (…), abre oportunidades para que os emissores de títulos registrados acessem o mercado de títulos digitais de maneira eficiente e confiável, (…) ” 

Carlos Domingo, CEO Securitize

A notícia surge após a Securitize ter anunciado mais uma rodada de emissão de títulos digitais.  A plataforma Securitize mantém hoje um valor total de títulos digitais usando sua tecnologia em aproximada de US$ 200M. Com o anúncio a expectativa é uma grande transferência de capital, hoje disponível no mercado tradicional de ações, para o mercado de cripto ativos. Viés mais que positivo.

 

Leia mais sobre:
Avatar
Pascual Arrecheahttp://www.arrechea.net
Economista, contador, especialista em blockchain Investigando a tecnologia blockchain, RPAutomação, e o mercado de trabalho em tempos de Internet 3.0. Quero dividr meus achados e pensamentos pra tentar entender a tal criptoeconomia. “Play is just another version of work” Ray Kurzweil, The Singularity is Near

Governo da Ucrânia ensina bitcoin para população

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar  bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em...

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...
BCHA-51-attack

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

Últimas notícias

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...