Rentabilidade diária do Bitcoin em 2020 foi de 0,38%, a 5ª maior da história

Métrica foi a 5.ª maior dos últimos onze anos, mostrando que o último ano foi realmente interessante para a moeda digital.

Siga no
Gráfico de crescimento do Bitcoin ao longo dos anos
Gráfico do Bitcoin em crescimento

A rentabilidade diária do Bitcoin em 2020, apurada por um especialista mostra um sinal interessante do preço da moeda. Com o mundo atravessando uma crise sanitária a na economia, o Bitcoin reagiu com boa rentabilidade.

O preço do Bitcoin deriva da oferta e demanda do mercado. Dessa forma, o ativo digital valorizou mais de 300% em relação ao dólar em 2020.

Essa forte valorização fez com que um especialista em Bitcoin fizesse um cálculo de quanto o Bitcoin rendeu por dia. Essa média desconsiderou quedas e fortes oscilações, contudo, mostra um sinal interessante ao mercado.

Rentabilidade diária do Bitcoin em 2020 foi a 5ª maior de sua história

Com o Bitcoin se aproximando de completar 12 anos de funcionamento, o mercado continua analisando o desempenho da moeda. Isso porque, desde 2010 o Bitcoin tem sido negociado em corretoras e tem um preço de mercado então.

Contudo, ao longo dos anos o Bitcoin nem sempre teve uma valorização constante. Em 2014 e 2018, por exemplo, o preço do Bitcoin fechou em queda no ano, com -0,25% e -0,33% respectivamente.

Com as quedas em apenas dois anos, o restante dos onze anos de negociações do Bitcoin foram de alta. E em 2020 a moeda registrou a 5ª maior alta diária de sua história.

Os cálculos foram realizados pelo especialista Jameson Lopp, cofundador e CTO da CasaHodl. De acordo com Lopp, a rentabilidade diária do Bitcoin em 2020 foi de +0,38%.

Naquele ano, que finalmente acabou, o preço do Bitcoin registrou sucessivos recordes, fechando cotado acima de U$ 28 mil pela primeira vez na história. A rentabilidade diária do Bitcoin ao longo de 11 anos ficou em 0,36%, ou seja, 2020 foi acima da média para o Bitcoin.

Segundo o CEO da CoinCorner, Danny Scott, se a rentabilidade do Bitcoin se mantiver nessa média, o preço em 2021 poderá fechar em U$ 109 mil.

Quais foram os melhores anos do Bitcoin nessa métrica?

Se o ano de 2020 foi o quinto melhor, os outros quatro anos de destaque foram ainda melhores. Na quarta posição, por exemplo, tem o ano de 2011, quando o Bitcoin teve uma rentabilidade diária de 0,76%.

Já no ano de 2017, quando foi a primeira alta histórica do Bitcoin a superar o valor de U$ 20 mil por unidade, a rentabilidade foi apenas a 3.ª maior. Naquele ano, o Bitcoin se manteve em alta de 0,78% ao dia.

Nas duas primeiras posições então ficaram o ano de 2010 e 2013, quando o Bitcoin registrou 0,82% e 1,11% de rentabilidade diária. Esses cálculos, cabe o destaque, foram feitos após o fechamento anual do Bitcoin, não sendo uma promessa de rendimento feita por ninguém, mas apenas um consolidado das informações passadas.

O cálculo do especialista ainda ajuda a desmistificar um problema comum na história do Bitcoin. Várias empresas fraudulentas, as famosas pirâmides financeiras, afirmam ser possível obter rentabilidade diária fixa.

No entanto, a própria história do Bitcoin mostra que a rentabilidade diária é uma medida volátil a cada ano, não sendo possível obter rentabilidade fixa com Bitcoin. Inclusive, os lucros da moeda podem virar prejuízo, visto o que ocorreu entre 2013 e 2014. Portanto, ao negociar a moeda digital, mantenha seu gerenciamento de risco sempre ligado.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Baleia Bitcoin. (Imagem: Adobe Stock)

Baleias movem R$10 bilhões em duas transações após correção do Bitcoin

Após o preço do Bitcoin voltar para a região dos 60 mil dólares depois de ter quebrado sua alta máxima de 66 mil, duas...

Cazaquistão sofre crise de energia devido à mineração de Bitcoin

Devido a proibição da atividade de mineração na China, o segundo país que recebeu mais mineradores foi o Cazaquistão, ficando atrás apenas dos EUA,...
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias