Rentabilidade diária do Bitcoin em 2020 foi de 0,38%, a 5ª maior da história

Métrica foi a 5.ª maior dos últimos onze anos, mostrando que o último ano foi realmente interessante para a moeda digital.

Siga no
Gráfico de crescimento do Bitcoin ao longo dos anos
Gráfico do Bitcoin em crescimento

A rentabilidade diária do Bitcoin em 2020, apurada por um especialista mostra um sinal interessante do preço da moeda. Com o mundo atravessando uma crise sanitária a na economia, o Bitcoin reagiu com boa rentabilidade.

O preço do Bitcoin deriva da oferta e demanda do mercado. Dessa forma, o ativo digital valorizou mais de 300% em relação ao dólar em 2020.

Essa forte valorização fez com que um especialista em Bitcoin fizesse um cálculo de quanto o Bitcoin rendeu por dia. Essa média desconsiderou quedas e fortes oscilações, contudo, mostra um sinal interessante ao mercado.

Rentabilidade diária do Bitcoin em 2020 foi a 5ª maior de sua história

Com o Bitcoin se aproximando de completar 12 anos de funcionamento, o mercado continua analisando o desempenho da moeda. Isso porque, desde 2010 o Bitcoin tem sido negociado em corretoras e tem um preço de mercado então.

Contudo, ao longo dos anos o Bitcoin nem sempre teve uma valorização constante. Em 2014 e 2018, por exemplo, o preço do Bitcoin fechou em queda no ano, com -0,25% e -0,33% respectivamente.

Com as quedas em apenas dois anos, o restante dos onze anos de negociações do Bitcoin foram de alta. E em 2020 a moeda registrou a 5ª maior alta diária de sua história.

Os cálculos foram realizados pelo especialista Jameson Lopp, cofundador e CTO da CasaHodl. De acordo com Lopp, a rentabilidade diária do Bitcoin em 2020 foi de +0,38%.

Naquele ano, que finalmente acabou, o preço do Bitcoin registrou sucessivos recordes, fechando cotado acima de U$ 28 mil pela primeira vez na história. A rentabilidade diária do Bitcoin ao longo de 11 anos ficou em 0,36%, ou seja, 2020 foi acima da média para o Bitcoin.

Segundo o CEO da CoinCorner, Danny Scott, se a rentabilidade do Bitcoin se mantiver nessa média, o preço em 2021 poderá fechar em U$ 109 mil.

Quais foram os melhores anos do Bitcoin nessa métrica?

Se o ano de 2020 foi o quinto melhor, os outros quatro anos de destaque foram ainda melhores. Na quarta posição, por exemplo, tem o ano de 2011, quando o Bitcoin teve uma rentabilidade diária de 0,76%.

Já no ano de 2017, quando foi a primeira alta histórica do Bitcoin a superar o valor de U$ 20 mil por unidade, a rentabilidade foi apenas a 3.ª maior. Naquele ano, o Bitcoin se manteve em alta de 0,78% ao dia.

Nas duas primeiras posições então ficaram o ano de 2010 e 2013, quando o Bitcoin registrou 0,82% e 1,11% de rentabilidade diária. Esses cálculos, cabe o destaque, foram feitos após o fechamento anual do Bitcoin, não sendo uma promessa de rendimento feita por ninguém, mas apenas um consolidado das informações passadas.

O cálculo do especialista ainda ajuda a desmistificar um problema comum na história do Bitcoin. Várias empresas fraudulentas, as famosas pirâmides financeiras, afirmam ser possível obter rentabilidade diária fixa.

No entanto, a própria história do Bitcoin mostra que a rentabilidade diária é uma medida volátil a cada ano, não sendo possível obter rentabilidade fixa com Bitcoin. Inclusive, os lucros da moeda podem virar prejuízo, visto o que ocorreu entre 2013 e 2014. Portanto, ao negociar a moeda digital, mantenha seu gerenciamento de risco sempre ligado.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Agenda de Davos em 2021, o Fórum Econômico Mundial, conta com duas palestras sobre criptomoedas

Fórum Econômico Mundial terá duas palestras sobre criptomoedas

Com duas palestras sobre criptomoedas de bancos centrais nos próximos dias, o Fórum Econômico Mundial começa neste domingo (24). Em 2021, o Fórum de...
Filme sobre Bitcoin na Prime Video Cryptopia Bitcoin, Blockchains

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Chainlink bate recorde histórico de preço e supera Litecoin

A criptomoeda Chainlink (LINK) bateu um novo recorde de preço e passou a ser negociada acima dos 25 dólares (R$ 130), isso fez a...

Bancos fecham contas de Trump com milhões de dólares

Quatro bancos cortaram relações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e fecharam suas contas. O Bank United, onde Trump tinha entre US...

Desligamento de mineradoras no Irã não afeta hashrate do Bitcoin

O hashrate do Bitcoin parece não ter sido perturbado, mesmo com notícias do Irã apreendendo 47 mil equipamentos de mineração e fechando fazendas por...