Republicanos pedem atenção à moeda digital dos Estados Unidos

Dólar digital está em conversa nos Estados Unidos.

Siga no
Smartphone mostrando Dólar digital em formato CBDC Dólar Estados Unidos
Smartphone mostrando Dólar digital em formato CBDC

Os Republicanos se reuniram e publicaram as diretrizes do que esperam do Congresso Nacional dos Estados Unidos em um futuro planejamento de lançar sua moeda digital.

As Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC) estão em estudo em muitos países, como o Brasil, por exemplo, que planeja emitir o Real digital.

Essas moedas dariam novas possibilidades para o dinheiro nacional dos países, orientados a emitir suas CBDCs pelo BIS, FMI e Banco Mundial há alguns meses. Contudo, parte da população dos Estados Unidos ainda está relutante com a tecnologia, que poderia afetar o poder da maior moeda do mundo.

O que dizem os Republicanos sobre a moeda digital dos Estados Unidos?

Em uma carta aberta chamada “Abordar as Ineficiências do sistema de pagamentos dos EUA“, o partido Republicanos liberou diretrizes sobre o estudo sobre CBDCs.

Essa tecnologia poderá ser implementada em breve no país, transformando o Dólar em uma versão digital. Contudo, os Republicanos pedem atenção do Governo e Banco Central dos EUA para o novo sistema monetário, visto que não deve ser simples o processo de implementar o CBDC na principal moeda do mundo.

Segundo as diretrizes, o governo deve procurar manter o poder do Dólar como moeda de reserva do mundo, assim como manter a grandiosidade do USD no sistema de pagamentos dos EUA.

Os membros do grupo de trabalho dos Republicanos, um dos maiores partidos dos Estados Unidos ao lado dos Democratas, ainda disseram que este é um momento crucial nos debates sobre inovação financeira. Eles declararam que estão fiscalizando qualquer criação de uma moeda, pedindo que o Congresso tenha atenção especial ao tema.

Este é um momento crucial na conversa sobre o papel crescente da tecnologia financeira em nossa vida cotidiana. Ao considerarmos como a emissão de uma moeda digital do Banco Central dos EUA pode se encaixar neste cenário do século 21, é fundamental que os legisladores entendam totalmente os custos e benefícios potenciais. É por isso que os republicanos do Comitê de Serviços Financeiros elaboraram princípios para garantir que a discussão se concentre em se uma moeda digital emitida pelo Fed trata de um problema, em vez de criar um.

Em primeiro lugar, o dólar americano e o sistema de pagamentos devem permanecer os melhores do mundo. Para cumprir essa meta, não devemos reprimir a inovação e a concorrência do setor privado. A bola está na quadra do Congresso – já que o Federal Reserve não pode emitir uma moeda digital sem autoridade do Congresso – e os republicanos continuarão a avaliar totalmente como uma moeda digital emitida pelo Fed pode impactar a competitividade de nossa nação e nosso sistema financeiro.”

Moeda digital do banco central dos Estados Unidos deve concorrer com Stablecoins

Outra consideração feita pelos Republicanos é sobre o tema Stablecoins, as moedas lastreadas em algum ativo e por isso tem seu valor estável no mercado. A maior dessas moedas é a Tether (USDT), seguida pela USDCoin (USDC), que foram ameaçadas recentemente por reguladores.

Segundo os Republicanos, o congresso não pode impedir as stablecoins de existirem e concorrerem com o Dólar.

“Se o Congresso contempla autorizar o uso de uma moeda digital emitida pelo Fed, isso não deve impedir o desenvolvimento e a utilização de stablecoins, tanto as atualmente em circulação quanto as que ainda não foram desenvolvidas.”

O partido ainda acredita que a privacidade e segurança das pessoas deve ser garantida com a nova moeda CBDC dos Estados Unidos, quando esta for ser realmente criada. Outro ponto abordado pelo relatório é sobre as empresas privadas, que devem conduzir as inovações e promover a concorrência no setor de moedas.

Ou seja, os Republicanos esperam que os Estados Unidos considerem ao criar sua moeda digital que o poder do Dólar deve ser mantido, mas que a concorrência seja possível.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias