Romênia inaugura sua primeira plataforma Web3 estatal

Divisão estatal lança plataforma para vender NFTs de artistas e rivaliza com soluções descentralizadas.

Na Romênia, o Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática – ICI Bucareste inaugura, na próxima quarta-feira (26), sua primeira plataforma Web3 estatal, para permitir a entrada da população local no mercado.

Inicialmente, administrará NFTs (Tokens não fungíveis) e operará com base nas tecnologias blockchain e Web3. O lançamento representa a primeira iniciativa governamental a ingressar no ecossistema de aplicativos inovadores construídos na rede blockchain MultiversX.

O anúncio dos últimos dias indica que a Romênia, que faz divisa com a Ucrânia e outros países do sudeste europeu, é o primeiro governo a lançar um produto envolvendo ativos digitais na região.

Lançamento de plataforma Web3 estatal na Romênia é um marco para país

O evento de lançamento da nova plataforma ocorrerá no Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia, durante o Fórum de Proteção de Infraestrutura Crítica – CIP Forum 2023. O evento internacional tem foco em Cibersegurança e Proteção de Infraestrutura Crítica e receberá as primeiras informações sobre o novo produto.

Em nota, o órgão público destaca que o lançamento do ICI D|SERVICES é um marco importante para a Romênia, pois destaca o compromisso do país com a inovação digital e o avanço tecnológico em novos ecossistemas descentralizados emergentes de blockchain e Web3.

A plataforma ICI D|SERVICES funcionará de forma semelhante a um mercado NFT existente. Seu objetivo é o de atender a propósitos públicos e institucionais ao operar em estruturas de segurança compatíveis, transparentes e superiores.

David Popovici, campeão mundial da natação romena, lançará sua coleção chamada “ÍCONES do Círculo Geracional”, durante o lançamento. O premiado atleta gostou da inovação e pretende homenagear seus heróis.

“Meu primeiro NFT é minha maneira pessoal de homenagear tantos dos meus heróis, ícones dos esportes olímpicos, mas também modelos autênticos de dedicação e perseverança, que podem inspirar as gerações mais jovens a encontrar sua paixão e se tornarem os campeões de amanhã, independentemente do caminho escolhido. Também estou entusiasmado por desempenhar um pequeno papel no lançamento da primeira iniciativa governamental deste tipo, que prova mais uma vez, por um lado, que a Romênia merece a sua reputação de país inovador e, por outro lado, essa paixão pode alimentar a evolução em qualquer campo: do esporte ao governo.”

Plataforma estatal quer se tornar referência na negociação de ativos digitais no país

No futuro, a ICI D|SERVICES poderá servir à sociedade com a comercialização e gestão de ativos digitais. Além disso, pode negociar elementos tokenizados de propriedade, gerados e comercializados por ecossistemas institucionais avançados em áreas como educação, propriedade intelectual, imobiliário e muitos outros ativos passíveis de digitalização.

A rede blockchain altamente segura e descentralizada da plataforma fornece proteção superior contra ameaças cibernéticas, garantindo uma experiência de negociação segura e eficiente de ativos digitais.

Para o Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática – ICI Bucareste, o lançamento é um passo notável em direção à Inovação ao desenvolver e construir uma estrutura para uma economia sustentável e segura, beneficiando a interação entre cidadãos, empresas e entidades institucionais em ecossistemas digitais descentralizados.

Plataforma Web3 estatal da Romênia quer se tornar referência no mercado de ativos digitais
Plataforma Web3 estatal da Romênia quer se tornar referência no mercado de ativos digitais. Reprodução.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias