Rússia diz que vai lançar moeda digital até 2030

De acordo com o porta-voz de Putin, dar o status de moeda de curso legal para moedas digitais como o Bitcoin e o Ethereum serve apenas para colocar o sistema financeiro em risco, com poucos benefícios.

Siga no

O desenvolvimento de Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC) continua avançando em diferentes países, e a Rússia anunciou o lançamento do Rublo Digital até 2030, com o projeto sendo uma das chaves para a digitalização financeira do país nos próximos 10 anos.

O anúncio foi feito em um documento intitulado “Estratégia para o desenvolvimento do mercado financeiro da Federação Russa até 2030“, desenvolvido pelo Ministério das Finanças da Federação Russa e pelo Banco Central da Rússia.

O documento que detalha o processo do desenvolvimento do mercado financeiro do país e os diferentes planos para o futuro do setor, destaca que uma das principais iniciativas é o desenvolvimento de uma CBDC.

“Um dos principais projetos no campo da digitalização no futuro até 2030 será o lançamento do rublo digital – a terceira forma de dinheiro emitida pelo Banco da Rússia.”, diz o documento.

Rússia vs Bitcoin

A estratégia do governo ressaltou que a introdução do rublo digital contribui para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de pagamentos, aumentando a competição e a criação de novos instrumentos financeiros inovadores, assim como aumenta a disponibilidade e reduz os custos de serviços para pessoas e negócios.

No entanto, enquanto o país passa a desenvolver a sua própria moeda digital, ele continua se opondo a substitutos monetários como o Bitcoin e as criptomoedas, afirmando que esses substitutos representam riscos elevados para a economia do setor varejista e para os cidadãos.

No ano passado a Duma Federal, a corpo legislativo da Rússia aprovou a lei que garantia à criptomoedas o status de legalidade no país, mas ao mesmo tempo proibia o uso delas como forma de pagamento.

Ao que tudo indica, o Kremlin não vai mudar de ideia tão sedo, com o porta-voz de Putin já dizendo que a Rússia não está pronta para o Bitcoin, para novos meios de pagamentos digitais ou para reconhecer as moedas digitais como moeda de curso legal.

De acordo com o porta-voz de Putin, dar o status de moeda de curso legal para moedas digitais como o Bitcoin e o Ethereum serve apenas para colocar o sistema financeiro em risco, com poucos benefícios.

O desenvolvimento de moedas digitais de banco central é um assunto em várias jurisdições do mundo todo, com muitos bancos centrais tentando encontrar maneiras de acompanhar o avanço do setor digital e financeiro, mas sem perder o controle e soberania do dinheiro estatal.

Até mesmo o Brasil está no processo de estudar e desenvolver uma versão digital do real em um futuro próximo, com reuniões entre senadores para discutir mais sobre a moeda.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias