“Satoshi Nakamoto é o Putin”, diz Raiam Santos após chamar Bitcoin de pirâmide

Bitcoin é arma e pirâmide financeira, segundo brasileiro.

Raiam Santos disse que Bitcoin é pirâmide e Satoshi é o Putin
Raiam Santos disse que Bitcoin é pirâmide e Satoshi é o Putin /YouTube

O brasileiro youtuber e influencer digital Raiam Santos disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é o “verdadeiro Satoshi Nakamoto”, criador do Bitcoin.

A identidade de Satoshi Nakamoto é um mistério da internet, visto que essa pessoa ou grupo sumiu e nunca mais teve seu paradeiro conhecido. Mesmo assim, como o Bitcoin é uma moeda descentralizada, não é necessária a presença de Satoshi, seja esse quem for.

De qualquer forma, muitas pessoas tentam descobrir quem é essa pessoa, que inclusive pode ter milhares de Bitcoins em sua posse, ainda que nunca tenha mexido nessas moedas em 13 anos. Várias alegações de pessoas alegando ser Satoshi já surgiram, mas ninguém nunca conseguiu provar ser essa personalidade.

Raiam Santos acredita que Satoshi Nakamoto é Vladimir Putin, presidente da Rússia

Conhecido por vender cursos, ostentar uma vida de luxo e falar sobre vários assuntos em seus vídeos pelo YouTube, Raiam Santos é também um polêmico influencer digital. E a mais nova polêmica dele envolve o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, do qual ele cravou que é Putin.

Para isso, ele utilizou a fala de Dan Peña, um financista que fez essa alegação há alguns anos, indicando que o Bitcoin é uma criação russa para desestabilizar o mercado financeiro mundial e colocar a economia norte-americana em colapso.

“No vídeo de hoje quero alertar vocês que o Bitcoin, criptomoedas, não é coisa do bem. E aí eu incluo NFT, incluo blockchain, tudo do universo cripto eu não quero nem mexer. Porquê? Porque criptomoeda, Bitcoin, são ferramentas de guerra hibrida, guerra financeira, para desestabilizar o sistema financeiro ocidental. Eu vi um vídeo do Dan Peña aí que ele falou que o Satoshi Nakamoto é o Vladimir Putin. E não é que faz um pouco de sentido”.

Em sua explicação, ele disse que a guerra civil do Cazaquistão é um dos pontos que comprova a teoria, visto suas largas reservas de urânio. Com um grande potencial de produzir energia, o país consegue minerar muito Bitcoin.

Sem concluir totalmente esse pensamento, ele acabou dizendo que os mineradores estão concentrados em sua maioria na Rússia, que é um clima frio e de energia barata.

“Hoje as guerras são virtuais, financeiras”

Em continuação a sua explicação, o influencer que reúne mais de 500 mil seguidores pelo YouTube, declarou que as guerras atuais são financeiras, virtuais, sem o uso de exércitos. Assim, o Bitcoin seria parte desse mecanismo.

Após falar isso, Raiam lembrou que a Rússia planeja reconhecer essa como moeda, sendo isso mais um ponto que chama atenção. Ou seja, ele está convencido de que Satoshi Nakamoto realmente seja Vladimir Putin, finalizando que criptomoeda é um instrumento de guerra híbrida.

“Da até para escrever um livro. Essa m**** vai se jogar no ventilador, o sistema americano vai ruir e quem vai sair por cima é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, que é o Vladimir Putin”.

“Bitcoin é pirâmide e eu fui um dos primeiros brasileiros a comprar e ganhar dinheiro”

Ainda que tenha dito que o Bitcoin é uma ferramenta de guerra híbrida, Raiam Santos também acredita que a moeda é um esquema de pirâmide financeira.

Apesar de falar isso, ele disse que foi um dos primeiros brasileiros a comprar, em 2016, se envolvendo há cinco anos com esse mercado. Em outubro de 2021, ele disse que vendeu tudo e ganhou dinheiro com sua posição.

Ou seja, Raiam chamou o Bitcoin de esquema de pirâmide e indicou que participou ciente disso, declarando que pode ser um investidor de pirâmides financeiras. Ele ainda citou os criptojogos CryptoCars e CryptoPlanes, que os desenvolvedores sumiram com o dinheiro do povo é mais uma prova que o Bitcoin é pirâmide, embora não tenha uma relação clara a moeda com jogos, apenas para o youtuber brasileiro.

Se dizendo um conhecedor de crises passadas, ele acredita que quando um assunto está em alta pode indicar um problema. Como exemplo, Raiam disse que um parente que nunca trabalhou está analisando moedas e agindo como especialista do mercado, um sinal que ele vê como problema.

“O pessoal do subprime teve muita gente que ganhou dinheiro lá, eles souberam sair antes. Qualquer pirâmide os caras que entram antes e saem rápido eles ganham dinheiro. E é só você pegar o histórico, até os golpes de criptomoedas que tiveram no Brasil, os caras do topo estão fazendo conteúdo motivacional no YouTube.

São caras que anos atrás fizeram golpe de marketing de multinível. Então, teve gente que ganhou dinheiro? Teve. Raiam Santos ganhou dinheiro com Bitcoin? Ganhou. Mas eu sabia que era uma pirâmide. Quem chega primeiro bebe água limpa.”

Após chamar o Bitcoin de pirâmide, ele citou o que aconteceu em Cabo Frio, dizendo que o “tal do Glaidson convenceu pessoas com promessas de 10% ao mês”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias