Se as pessoas achassem Bitcoin esquecidos ficariam felizes, diz jornalista da CNN Brasil

O que você gostaria mais: achar R$ 100,00 ou 0,001 Bitcoins?

Homem mergulhando feliz após encontrar Bitcoin perdido
Homem mergulhando feliz após encontrar Bitcoin perdido

O Banco Central do Brasil lançou um sistema para encontrar valores esquecidos, mas para uma jornalista da CNN, se fosse com Bitcoin, as pessoas ficariam felizes.

Chamado Sistema Valores a Receber (SVR), a plataforma permitirá que brasileiros encontrem dinheiro que possam ter deixado em plataformas. Investimentos em bancos esquecidos também poderão ser encontrados.

A ferramenta foi lançada em conjunto com o sistema financeiro tradicional pela autarquia que controla o dinheiro nacional, e certamente ajudará que pessoas encontrem seus fundos. Mesmo assim, encontrar Real não se compara a encontrar Bitcoin.

Achar valores em Real ou em Bitcoin esquecidos? Investidores ficariam felizes, disse jornalista da CNN Brasil

Nesta terça-feira (25), com o lançamento da solução do Bacen, a CNN Brasil Bussiness preparou uma matéria especial sobre o assunto.

E em dado momento da explicação, do sistema que mal lançado já travou devido à alta demanda de usuários que querem saber se têm valores esquecidos, a jornalista Priscila Yazbek comentou que caso as pessoas encontrassem Bitcoin esquecidos ficariam felizes.

“Tem muita gente que, por exemplo, tinha um token de Bitcoin lá no passado e esqueceu, hoje seria bilionário e não consegue mais resgatar. Então, o Banco Central aí ajudando os investidores que podem ter esquecido seus investimentos. Se os de Bitcoin tivessem esse serviço estariam bem felizes agora também”.

O jornalista Daniel Adjuto também concordou com a fala da colega e brincou que é melhor nem saber que tem um Bitcoin perdido, pois vale uma fortuna hoje.

Nesta tarde, o Livecoins tentou acessar o site do BCB, mas ele continua fora do ar pela alta demanda de brasileiros em busca do serviço.

Sistema Valores a Receber do Banco Central do Brasil está indisponível para consulta no dia do lançamento esquecidos
Sistema Valores a Receber do Banco Central do Brasil está indisponível para consulta no dia do lançamento /Reprodução

20% de todos os bitcoins foram esquecidos por seus donos?

Em janeiro de 2021, antes das grandes altas daquele ano, dados sugeriam que 20% de todos os bitcoins estavam perdidos para sempre.

Certamente a conta é polêmica e pode ser abordada de várias formas, mas o fato é que endereços que não são movimentados há muitos anos são considerados dormentes. Assim, não se sabe se eles pertencem a pessoas que estão aguardando para mexer no pote de ouro digital, ou se foram totalmente esquecidos.

De qualquer forma, é importante entender que como moeda, mesmo uma esquecida, o Real brasileiro não teve retornos ao longo dos anos, em simultâneo ao movimento de perder muito dinheiro.

Já o Bitcoin, criado em 2009, só valorizou de preço e cada 1 moeda digital vale hoje R$ 205 mil em real. Apesar disso, como é uma moeda descentralizada, dificilmente o Bitcoin verá um sistema de recuperação de valores como o criado pelo Brasil, pois cada pessoa com seu endereço privado é a única e verdadeira dona do dinheiro, e não terceiros.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias