Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro adota tecnologia blockchain

Promoção da inovação tecnológica!

-

Siga no
Cristo Redentor, símbolo no Brasil (Rio de Janeiro), e Bitcoin (BTC Blockchain)
Cristo Redentor e Bitcoin (BTC)
Anúncio

A Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro inovou ao realizar um anúncio relacionado a tecnologia blockchain nesta segunda (23). A instituição estadual se torna uma das primeiras do país a utilizar essa tecnologia para autorização de acesso.

Essa medida pretende trazer segurança e transparência a um ponto fundamental para o estado. Isso porque a função da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro é fiscalizar órgãos/empresas e tributar os mesmos, ou seja, há importância em manter os acessos aos sistemas da melhor forma possível.

Em uma era onde os sistemas de gerenciamento são todos digitais, a medida segurança é um ponto-chave. Com a tecnologia blockchain, que será implementada de forma gradativa, espera-se uma melhora nos serviços.

Secretaria Estadual da Fazenda no Rio de Janeiro adota tecnologia blockchain de forma pioneira

Anúncio

Certamente a tecnologia blockchain tem estado em um ano de destaque na política pública brasileira. No governo federal brasileiro a tecnologia blockchain tem sido alvo de estudos da Receita, CVM e BNDES. Ou seja, na esfera federal brasileira a realidade já é a tecnologia distribuída de blocos.

Dentre as principais vantagens estão o registro de dados com confiabilidade e imutabilidade. Além disso, o acesso aos dados de forma transparente podem ser feitos por diferentes atores de sistemas.

Essa nova estrutura de dados já é apontada como uma das principais tendências mundiais da tecnologia para a próxima década. Dessa forma o governo do Rio ao prestar atenção nessas soluções se antecipa a uma tendência mundial.

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro, o uso da tecnologia blockchain terá foco em acessos. As informações foram publicadas na página 8 do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro neste dia 23.

Chave de Acesso Digital baseada em tecnologia blockchain

O Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, assinou o documento autorizando o funcionamento da tecnologia. A nova medida foi promovida pela Secretaria no âmbito do Rio Smart Hub.

A Resolução SEFAZ Nº 90 de 11 de dezembro de 2019 estabelece a utilização da Chave de Acesso baseada em tecnologia blockchain. Em uma das considerações, o Secretário apontou que há uma crescente busca por inovação tecnológica nas políticas públicas. Dessa forma, seria desafiador o atendimento dos serviços da administração fazendária assim como das complexas exigências da sociedade.

Além disso, há uma preocupação em atender as metas e objetivos da Constituição e de leis específicas. Por fim, o secretário justificou que há um objetivo de desburocratizar os entraves da administração e seus administrados. Essa nova ferramenta é uma das soluções propostas pela SEFAZ do Rio de Janeiro.

Art. 1º – Autorizar a utilização de chave de acesso digital, baseada em tecnologia de blockchain, a ser gradativamente implementada no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda, objetivando agilizar e facilitar serviços, de forma segura e intransponível.

Tal resolução publicada em Diário Oficial entra em vigor de forma imediata, sendo regulamentada pela Subsecretaria de Gestão e Tecnologia. Além disso, o prazo estipulado para regulamentação é de até trinta dias.

A SEFAZ não deixou claro qual será a blockchain utilizada nesta nova solução, nem se haverá emissão de criptomoedas ou tokens. O Livecoins entrou em contato com Secretaria Estadual de Fazenda, mas não obteve resposta até o fechamento desta.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Investimento em prejuízo no Brasil

Investimento mais conservador do Brasil dando prejuízo

Muitos que procuram investir nas criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, acreditam que a moeda oferece grandes riscos como reserva de valor. Mas na pandemia...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...
Corretora de Bitcoin Foxbit

Foxbit perde ação contra Caixa Econômica Federal

Mais uma corretora de Bitcoin no Brasil entrou na justiça contra uma instituição bancária e teve problemas. Isso porque, a Foxbit perdeu uma ação...

Últimas notícias

Binance Webinar em Português fala sobre game baseado em Bitcoin

A Binance organizou um evento para a próxima quinta-feira no Brasil. O webinar da Binance, em português, falará sobre games e cripto, fazendo a...

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...