Senador americano apresenta projeto de lei contra dólar digital

Projeto de lei conhecido como "No Digital Dollar Act".

A chegada das CBDCs é um movimento crescente entre bancos centrais pelo mundo, embora um Senador dos EUA siga na luta pelo papel-moeda, criando assim um projeto de lei para manutenção da emissão de dinheiro físico.

O Fed é um dos bancos centrais que estuda o lançamento de uma versão de Dólar digital para a população dos Estados Unidos, assim como outros países.

No Brasil, por exemplo, o Banco Central apresenta a ideia de uma CBDC chamada Real digital, que pode chegar até 2024.

Senador quer manutenção do papel-moeda como lei, em caso de Dólar em CBDC

Na última quinta-feira (29), o senador dos EUA, James Lankford, apresentou o projeto de lei que deve ficar conhecido como “No Digital Dollar Act“, ou na tradução, Lei pelo não Dólar digital.

Eleito pelo partido Republicano, o parlamentar é conhecido por fazer oposição ao presidente Joe Biden, sendo contrário a muitas medidas do atual mandatário dos EUA.

Assim, o senador espera que em caso de uma emissão de Dólar digital via CBDC, essa tecnologia não faça com que o papel-moeda deixe de ser impresso.

“O Conselho de Governadores [do FED] não pode interromper a emissão de notas do Federal Reserve se uma moeda digital do banco central for emitida.”

“Americanos não podem perder sua privacidade”

Ao explicar a justificativa para seu projeto de lei pela manutenção do papel-moeda, o senador disse que a tecnologia da CBDC pode acabar com a privacidade dos norte-americanos.

De acordo com ele, muitos de seus eleitores já lhe pediram providências, o que levou ele a apresentar o novo projeto de lei.

“Os oklahomanos me expressaram sua preocupação de que o Tesouro possa eliminar gradualmente o papel-moeda e fazer a transição para um dólar digital. Enquanto alguns habitantes de Oklahoma estão abertos a moedas digitais, muitos ainda preferem moeda forte ou pelo menos a opção de moeda forte. Ainda há dúvidas, preocupações cibernéticas e riscos de segurança para o dinheiro digital.”

Sobre a questão da privacidade, James Lankford declarou que perder essa não deve ser uma preocupação dos americanos enquanto as tecnologias avançam.

“Não há razão para não continuarmos a ter papel e dinheiro digital em nossa nação e permitir que o povo americano decida como carregar e gastar seu próprio dinheiro. À medida que a tecnologia avança, os americanos não devem se preocupar com o rastreamento de todas as transações em sua vida financeira ou com a exclusão de seu dinheiro.”

CBDC não é moeda de curso legal

O que mais chama atenção para a iniciativa do seu projeto de lei, que está em fase inicial no Senado dos EUA é que, caso ele seja aprovado, a CBDC não será uma forma de moeda de curso legal no país.

Ou seja, para o senador, apenas o papel-moeda é uma forma de Dólar seguro e ele quer manter o cenário como é hoje.

Para isso, ele deve contar que o Congresso Nacional o apoie, ainda que muitos parlamentares estejam defendendo a criação de uma CBDC no país.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias