Senador dos EUA quer imposto atrelado a inflação para criptomoedas

Inflação cresceu absurdamente nos últimos meses nos Estados Unidos.

Siga no
Mão segurando Bitcoin e punho cerrado com bandeira dos Estados Unidos
Mão segurando Bitcoin e punho cerrado com bandeira dos Estados Unidos

Um senador dos Estados Unidos fez uma proposta ousada, de criar um imposto atrelado a inflação para as criptomoedas e NFTs.

Segundo a proposta, isso permitiria que mais pessoas investissem no setor, visto que no modelo atual os investidores não estão com coragem de investir no mercado financeiro.

Chamada “Capital Gains Inflation Relief Act“, ou na tradução literal “Lei de Alívio da Inflação de Ganhos de Capital”, a proposta foi apresentada na última quarta-feira (3), tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Representantes, as duas câmaras do congresso norte-americano.

Vale lembrar que a inflação anualizada nos Estados Unidos está em 5,4%, taxa que é a maior para o período desde a crise de 2008. Carros e caminhões usados, por exemplo, valorizaram 24,6%, assim como a carne aumentou 12,6% e a gasolina 42,6%, tudo isso na maior economia do mundo.

O que diz a lei que prevê um imposto atrelado a inflação para as criptomoedas?

Na visão de muitas pessoas, a inflação não deixa de ser um imposto, visto que quando o governo imprime dinheiro para suprir suas necessidades, joga o valor da moeda fiduciária para baixo em relação a vários ativos.

Nos últimos meses, o FED nos Estados Unidos imprimiu muito dinheiro e ofereceu este como benefícios para a população, seja por benefícios ou até facilidades em empréstimos.

Contudo, agora a conta começou a chegar para os mais pobres, sendo que muitos já não conseguem nem mais poupar dinheiro, visto que o valor do consumo aumentou. Ir ao supermercado, por exemplo, passou a ser uma prática frustrante, com constante encarecimento dos itens necessários a sobrevivência.

A nova lei apresentada então seria uma forma de tentar fazer com que as pessoas possam voltar a investir e poupar dinheiro. Segundo o senador Ted Cruz, que apresentou o projeto, essa deverá proteger a população dos efeitos nocivos da inflação.

A crise de inflação do governo está fazendo com que os preços disparem, destruindo o poder de compra dos dólares ganhos com dificuldade dos americanos. Ao indexar a base de custos dos ativos de capital à inflação, estamos protegendo os trabalhadores americanos de serem punidos pelo cruel imposto de inflação criado pelos gastos imprudentes deste governo. Esta lei promoveria poupança e investimento, incentivando as pessoas a economizar para coisas como educação universitária de um filho e para a aposentadoria, e ajudaria os criadores de empregos a contratar mais pessoas e aumentar os salários quando os americanos mais precisam. Vou continuar a liderar a luta no Senado por um código tributário mais justo e simples e por sanidade fiscal, já que este governo ameaça destruir a riqueza dos americanos“.

Já o deputado que apresentou o projeto na Câmara dos Representantes disse que a inflação é um imposto invisível.

“À medida que a economia de Biden continua em espiral, é fundamental que o Congresso faça todos os esforços para proteger o valor dos dólares americanos ganhos com dificuldade. Ajustar o código tributário para contabilizar o aumento dos preços indexando a base tributária dos ganhos de capital para a inflação é um primeiro passo simples para defender os americanos do imposto invisível da inflação”.

Os políticos que defendem que não há melhor momento para aprovar essa lei, visto que a inflação está em um nível perigoso para muitas pessoas.

Como é hoje nos Estados Unidos?

Atualmente, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos determina que os impostos sobre ganhos de capital sejam pagos pelo preço do momento da compra. Assim, não se considera o custo ajustado dos ativos pela inflação do ativo em dólares.

Quando um investidor decide vender seu ativo, deve pagar o imposto sobre o ganho, mesmo se o valor apenas cresceu para acompanhar a inflação. Caso a medida seja aprovada, deverá incluir até as criptomoedas e NFTs, os investidores só pagarão impostos destes ativos caso superem o valor da inflação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias