Senadora dos EUA compara Bitcoin com óleo de cobra

"Enquanto as pessoas podiam vender óleo de cobra ninguém investia em ter bons remédios que eram seguros e que ajudavam as pessoas."

Siga no
Senadora Democrata Elizabeth Warren
Senadora Democrata Elizabeth Warren/Crédito: Squawk

A Senadora Democrata Elizabeth Warren, falou em uma recente entrevista à CNBC que não é contra as pessoas serem livres para investir em Bitcoin, mas segundo ela, é necessário regulamentar o mercado para que tenhamos a mesma “evolução” que o setor farmacêutico teve após o período dos “óleos de cobra” pré-regulamentação.

Durante a entrevista Warren falou sobre a atual situação do mercado, se mostrando preocupada com a manipulação de diferentes mercados pelos “grandes nomes desconhecidos” que movimentam o preço da maneira que querem.

Warren é provavelmente uma das vozes mais fortes no Senado dos EUA quando o assunto é a regulamentação do criptomercado. A senadora, que se diz preocupada com investidores perdendo dinheiro no mercado desregulamentado e associou o setor a como era a antiga indústria farmacêutica nos EUA antes das autoridades responsáveis começarem a regulamentar o que era vendido ou não.

“Precisamos olhar para a lição que a história nos dá sobre quando regulamentamos os fármacos. Enquanto as pessoas podiam vender óleo de cobra ninguém investia em ter bons remédios que eram seguros e que ajudavam as pessoas.”

A analogia, apesar de ser estranha, faz referência à ação do governo em regulamentar os remédios, que fez as pessoas pararem de comprar produtos placebo e a indústria passou a favorecer o público, na visão da senadora.

No caso do criptomercado, Warren acredita que apenas através da regulamentação os investidores poderão começar a escolher as melhores moedas digitais e que não podemos esperar “um monte de investidores e traders pequenos serem completamente liquidados”.

No entanto, durante a participação no programa da CNBC, Warren deixou claro que a ideia não é tirar a opção das pessoas investirem nessas moedas, mas que a regulamentação deve ser feita para proteger os “jogadores menores” dos grandes nomes que controlam os mercados.

“Eu quero que as pessoas tenham a liberdade de investir. Eu apenas não quero um sistema onde os caras grandes, os caras desconhecidos, os caras que você nunca vê, possam inflar e derrubar o preço, possam enganar pessoas, possam roubar um monte de dinheiro das pessoas e então desaparecer.”

Senadora não acredita no Bitcoin como proteção contra a inflação

Apesar de afirmar que acredita que as pessoas podem investir em Bitcoin da forma que preferirem, a senadora dos Estados Unidos não é uma grande apoiadora da criptomoeda como uma proteção contra a inflação.

Warren diz que o Bitcoin pode não enfrentar a pressão de inflação da mesma forma que o dólar americano, mas que outros fatores podem causar o mesmo efeito na moeda digital. Ela não deixou claro quais fatores seriam esses.

A senadora disse que as pessoas que comprarem bitcoin como proteção contra a inflação da moeda fiduciária precisam acreditar em duas coisas, que para ela não faz muito sentido.

“A primeira é acreditar que o que está acontecendo com o Bitcoin e qualquer outra criptomoeda vai, de alguma forma, se divorciar do que está acontecendo com o resto da economia. Segundo que as criptomoedas não vão ter suas próprias pressões inflacionárias.”

Justificando esse argumento, Elizabeth Warren disse que a pressão inflacionária pode vir de outras fontes diferentes da do Dólar e que a volatilidade das criptomoedas é um grande caso contra o argumento de proteção contra a inflação.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias