Sistema de pagamentos do BRICS será uma “bomba global”, diz senadora russa

Rússia perdeu acesso ao SWIFT e por isso precisa de novo sistema de pagamentos transfronteiriços. Em meio às tensões, país membro do BRICS pressiona por implementação de novo sistema digital.

Uma das principais senadoras russas, Valentina Matviyenko, declarou que o novo sistema de pagamentos do BRICS já está em fase avançada, com testes em todos os países membros.

De acordo com ela em coletiva de imprensa nos últimos dias, a presidência do BRICS com a Rússia fez o sistema evoluir rapidamente. O país assumiu a presidência rotativa em fevereiro de 2024, enquanto a ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, ocupa o cargo de presidente do NBD do BRICS até 2025.

O BRICS tenta criar um novo meio de pagamento com urgência, visto que um de seus membros, a Rússia, sofre com sanções em meio ao ataque à Ucrânia.

“BRICS Bridge, novo meio de pagamento digital, será uma bomba mundial, no bom sentido”, diz senadora russa

Com a Rússia fora do SWIFT e recebendo cada vez mais sanções em todo o mundo, transacionar em Dólar ou Euro se tornou uma tarefa árdua. Contudo, a cúpula do BRICS se reúne em outubro de 2024, e poderá selar a chegada do novo meio de pagamento.

De acordo com o portal Tass, Valentina Matviyenko declarou que o novo sistema de pagamentos transfronteiriços do BRICS deverá ser uma bomba global, no bom sentido.

A criação da plataforma de pagamento financeiro independente BRICS Bridge, um sistema de pagamento mútuo autônomo em uma plataforma conjunta firme, está sendo discutida agora dentro do BRICS. Falei com o Banco Central e o Ministério das Finanças, as coisas estão indo bem“, disse ela. “Está sendo discutido com colegas de bancos centrais, ministérios das finanças de todos os países do BRICS, incluindo novos membros“, disse Matviyenko, acrescentando que a Rússia, como presidente do BRICS, está encarregada de tudo isso.

Se funcionar, será uma bomba globalmente, no melhor sentido“, observou a chefe da câmara alta. Ela expressou esperança de que essa questão seja considerada na cúpula dos chefes de estado do BRICS em Kazan em outubro. “Talvez seja aprovado então, ou pelo menos as discussões levarão a uma decisão sobre quando e em qual formato deve ser finalizado, o que significa que isso não é mais apenas uma ideia, está avançando na prática“, enfatizou.

Quase 160 países já demonstraram interesse no sistema de pagamentos do BRICS

De acordo com informações que partiram da Governadora do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, 159 países já estão prontos para adotar o sistema de pagamentos do BRICS.

Vale o destaque que a maioria destes não integra o bloco, mas devem utilizar o meio de pagamento em transações comerciais.

“BREAKING: 159 países estão prontos para adotar o sistema de pagamentos do BRICS.”

Uma página que surgiu na internet chamada BRICS-Pay diz que o projeto do meio de pagamento envolve a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC).

Se dizendo uma tecnologia descentralizada em blockchain, a solução conta com apoio de brasileiros, russos, indianos, chineses e sul-africanos. A seriedade das informações no site, contudo, ainda não são confirmadas por autoridades do bloco.

O BRICS é um grupo de cooperação econômica formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Criado em 2006, o bloco tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e fortalecer a influência global dos países membros.

Juntos, os BRICS representam uma grande parte da economia mundial, sendo responsáveis por uma grande fatia da produção e do comércio global. O grupo agora busca alternativas ao sistema financeiro global dominado pelos EUA e Europa, promovendo maior cooperação em áreas como comércio, finanças, energia e tecnologia.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias