Snowden diz que o bitcoin é o primeiro dinheiro ‘livre’, mas é pessimista em relação ao longo prazo

Siga no

Em uma entrevista publicada pela American Civil Liberties Union, Edward Snowden explica a tecnologia blockchain ao seu advogado. Um dos tópicos inevitáveis ​​da conversa é o Bitcoin, sobre o qual Snowden diz que tem um valor fundamental muito limitado, mas uma escassez muito real. 

Em 2013, para o desgosto do governo dos EUA, Edward Snowden quebrou as leis de sigilo de forma dramática, revelando montes metafóricos dos documentos confidenciais da NSA para o público em geral. 

Como explicado em várias entrevistas em seu refúgio russo, Snowden acreditava que as pessoas não deveriam ser supervisionadas incessantemente, achando lógico quebrar o gelo nas iniciativas mais engaioladas da NSA. Portanto, não é surpresa que Snowden seja fã de tecnologias blockchain e criptografia.

Desde que Snowden fugiu para a Rússia em busca de asilo, ele apareceu em várias entrevistas e palestras em todo o mundo. Tendo em mente que suas visões do mundo estão em linha com o ethos e raison d’être do Bitcoin, muitos perguntaram ao ex-contratado da NSA sobre seus pensamentos sobre as tecnologias blockchain como um todo. 

E enquanto ele explicou brevemente suas opiniões sobre o assunto, demonstrou que sabe mais do que pode deixar transparecer.

Ele não considera o bitcoin como um dinheiro privado, mas o primeiro dinheiro “livre”, porque as transações não podem ser realmente interrompidas ou revertidas, sem a participação explícita e voluntária das pessoas envolvidas. 

Snowden diz que a dura verdade sobre as criptomoedas é que a única coisa que lhes dá valor é “a crença da população em sua utilidade como meio de troca”.

Snowden é pessimista na viabilidade a longo prazo do Bitcoin, pois ele diz que “um dia o bitcoin vai desaparecer, mas enquanto houver pessoas lá fora que queiram poder movimentar dinheiro sem bancos, as criptomoedas provavelmente serão valorizadas.”

Ele ressalta que, embora a Visa e a MasterCard possam processar dezenas de milhares de transações por segundo, o Bitcoin só pode lidar com cerca de sete. 

Concluindo seus comentários, Snowden disse a seu advogado que o atual mecanismo de consenso do Bitcoin é falho, acrescentando que esses protocolos são “destrutivos e inclinam o jogo em favor dos ricos”, ao mesmo tempo em que acrescenta que a ascensão de blockchains pode levar a um mundo super transparente, onde tudo pode ser rastreado.

Veja a entrevista completa aqui

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Imagem: Reprodução Youtube, Cointelegraph

McAfee deixou mensagem escondida sobre conspiração? Os mistérios da morte do empresário

A morte de John McAfee não só chocou um grande número de pessoas recentemente, mas também levantou diferentes suspeitas entre as pessoas que estão...
Carteira com duas criptomoedas Dogecoin dentro

Comprar Dogecoin ou um imóvel? Elon Musk opina com risada

O que você prefere comprar, um imóvel ou uma criptomoeda chamada Dogecoin? Um meme criado pela comunidade da moeda digital divertiu Elon Musk, CEO...

Candidato a prefeito de Nova York diz que cidade será “o centro dos bitcoins”

Eric Adams, um dos principais candidatos à prefeitura de Nova York e líder das eleições primárias pelo partido Democrata, demonstrou ser um candidato pró-Bitcoin. Em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias