Início Bitcoin Snowden diz que o bitcoin é o primeiro dinheiro ‘livre’, mas é...

Snowden diz que o bitcoin é o primeiro dinheiro ‘livre’, mas é pessimista em relação ao longo prazo

Em uma entrevista publicada pela American Civil Liberties Union, Edward Snowden explica a tecnologia blockchain ao seu advogado. Um dos tópicos inevitáveis ​​da conversa é o Bitcoin, sobre o qual Snowden diz que tem um valor fundamental muito limitado, mas uma escassez muito real. 

Em 2013, para o desgosto do governo dos EUA, Edward Snowden quebrou as leis de sigilo de forma dramática, revelando montes metafóricos dos documentos confidenciais da NSA para o público em geral. 

Como explicado em várias entrevistas em seu refúgio russo, Snowden acreditava que as pessoas não deveriam ser supervisionadas incessantemente, achando lógico quebrar o gelo nas iniciativas mais engaioladas da NSA. Portanto, não é surpresa que Snowden seja fã de tecnologias blockchain e criptografia.

Desde que Snowden fugiu para a Rússia em busca de asilo, ele apareceu em várias entrevistas e palestras em todo o mundo. Tendo em mente que suas visões do mundo estão em linha com o ethos e raison d’être do Bitcoin, muitos perguntaram ao ex-contratado da NSA sobre seus pensamentos sobre as tecnologias blockchain como um todo. 

E enquanto ele explicou brevemente suas opiniões sobre o assunto, demonstrou que sabe mais do que pode deixar transparecer.

Ele não considera o bitcoin como um dinheiro privado, mas o primeiro dinheiro “livre”, porque as transações não podem ser realmente interrompidas ou revertidas, sem a participação explícita e voluntária das pessoas envolvidas. 

Snowden diz que a dura verdade sobre as criptomoedas é que a única coisa que lhes dá valor é “a crença da população em sua utilidade como meio de troca”.

Snowden é pessimista na viabilidade a longo prazo do Bitcoin, pois ele diz que “um dia o bitcoin vai desaparecer, mas enquanto houver pessoas lá fora que queiram poder movimentar dinheiro sem bancos, as criptomoedas provavelmente serão valorizadas.”

Ele ressalta que, embora a Visa e a MasterCard possam processar dezenas de milhares de transações por segundo, o Bitcoin só pode lidar com cerca de sete. 

Concluindo seus comentários, Snowden disse a seu advogado que o atual mecanismo de consenso do Bitcoin é falho, acrescentando que esses protocolos são “destrutivos e inclinam o jogo em favor dos ricos”, ao mesmo tempo em que acrescenta que a ascensão de blockchains pode levar a um mundo super transparente, onde tudo pode ser rastreado.

Veja a entrevista completa aqui