Sorteio de Bitcoin é golpe para roubar senha de carteira

Incidentes cibernéticos evoluíram para sorteios como forma de chamar atenção de vítimas.

Prática de phishing com bitcoin, roubo de criptomoedas
Prática de phishing com bitcoin

Para roubar a senha de carteiras de usuários, vários sites surgiram pela internet prometendo sorteio de bitcoins. Dessa forma, as vítimas são convidadas a digitar suas palavras-chave nessas plataformas, causando inúmeros problemas para usuários.

Essa técnica, contudo, não tem nada de inovadora em seu mecanismo de operar fraudes contra investidores. Isso porque, na área de segurança cibernética a prática é chamada de phishing, sendo um dos maiores riscos para quem investe no mercado de criptomoedas e financeiro em geral.

Dessa forma, é importante conhecer a sistemática das fraudes para, em caso de se deparar com alguma, evitar a qualquer custo ser mais uma vítima.

Sorteio de Bitcoin é isca de sites falsos para roubar a senha da carteira de vítimas

Mesmo com quedas recentes em seu preço, o bitcoin se tornou um dos principais ativos em valorização nos últimos anos. Isso mostra que o interesse pela moeda digital despertou na população mundial uma curiosidade para o tema.

E essa curiosidade fez surgir em simultâneo um mercado de criminosos que querem roubar essa moeda que cada dia que passa se torna mais escassa e valiosa.

Segundo um levantamento recente de uma equipe de segurança cibernética, a nova onda de golpes contra investidores do setor é a promessa de “Sorteios de Bitcoin”.

Aparentemente uma forma de ganhar moedas grátis, mesmo com 1 Bitcoin valendo R$ 145 mil, os sites fraudulentos tentam convencer suas vítimas de que para participar dos sorteios, é importante digitar a senha das carteiras, também conhecidas por seeds.

E esses convites indecorosos chegam comumente via e-mail na maior parte das vezes, momento em que os criminosos também colocam o endereço dos sites que levam ao abate dos patrimônios daqueles usuários descuidados.

E-mail de phishing tenta roubar carteira de bitcoin da vítima
E-mail de phishing tenta roubar carteira de bitcoin da vítima. Kaspersky

Você é sua própria vítima

Em casos de phishing, é importante lembrar que ao clicar no link falso que leva os usuários a um site suspeito, eles acabam sendo suas próprias vítimas. Isso porque, com técnicas de engenharia social, uma pessoa acredita que digitar a senha da carteira pode realmente lhe permitir acesso a um sorteio de bitcoin.

Os criminosos virtuais costumam criar sites falsos que contam até com imagem de famosas plataformas do setor, como Coinbase, Binance, entre outras mais, contudo, tudo não passa de chamariz para a fraude.

Desse modo, é importante ao criar uma carteira de bitcoin manter a senha de acesso sempre protegida, sendo essa se possível armazenada em um ambiente sem contato com a internet.

Além disso, é importante evitar clicar em links suspeitos que prometem criptomoedas grátis, sejam sorteios, airdrops, entre outros mais. Segundo a Kaspersky, guardar senhas em servidores online também não é uma prática recomendada.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias