Stablecoin gera trilhões de moedas após erro com Tether

Novo problema em stablecoin mostra que tecnologias ainda não atingiram grande maturidade.

Criptomoeda stablecoin
Criptomoeda stablecoin

Após o colapso da Terra (LUNA), outra stablecoin apresenta um erro curioso ao imprimir trilhões de moedas para usuários de seu ecossistema. Esse novo episódio mostra que criptomoedas com valores estáveis passam por momentos de testes severos em suas tecnologias.

Quando a LUNA caiu, ela tinha um sistema de “stablecoin algorítmica”, que era uma solução supostamente inovadora criada por seu fundador, Do Kwon. Com a queda da moeda, stablecoins descentralizadas e centralizadas ficaram sob pressão, embora o setor tenha resistido com certa desconfiança.

No caso da Tether, por exemplo, a maior stablecoin correu para reafirmar sua posição segura após a pressão no setor, reafirmando seus lastros que mantém cada USDT com a cotação lastreada em Dólar (USD).

Stablecoin de DAO comete erro ao imprimir trilhões de moedas

Na última quinta-feira (7), o DAO Decentral Bank, que emite a stablecoin USN, publicou um relatório sobre um erro descoberto nos últimos dias.

O valor estável dessa criptomoeda é garantido por reservas em Tether e NEAR, o que daria a cada USN o valor equivalente a 1 dólar. Atualmente, essa moeda está com um contrato inteligente em sua versão 2.0, o que permitiu o surgimento de um erro que os desenvolvedores não conheciam.

Na última quarta-feira (6), um usuário que nunca teve Tether tentou resgatar a moedas USN por USDT. Por algum motivo, a transação falhou e o contrato inteligente correu para reembolsar o usuário em USN.

Contudo, inesperadamente, isso causou um erro de conversão inválida de pontos decimais, que cunhou novas USN em US$ 9.999.000.000.000,00, que foram enviadas para a conta do usuário em duas transações.

Ou seja, com pouco dinheiro (“o usuário tentou resgatar 5 $USN por $USDT”), sua carteira foi subitamente a de um “trilionário”, mais rico até que Elon Musk, teoricamente é claro.

Ao identificar o erro, o usuário procurou os desenvolvedores e avisou sobre o erro ocorrido, sendo que as novas moedas cunhadas foram recuperadas pelo DAO e depois queimadas.

“Em 6 de julho de 2022, o usuário pavladiv.near acionou um bug no contrato inteligente $USN v2.0 (não presente no $USN v1.0) quando tentou resgatar $USN por $USDT e um valor incorreto de $USN foi cunhado. Todos os $USN cunhados incorretamente foram queimados e o contrato inteligente foi corrigido. Nenhum dinheiro foi perdido ou roubado.”

O que chama atenção é que o erro pode ser observado no tesouro da USN, que alcançou trilhões em minutos, até que tudo foi corrigido.

Tesouro da moeda stablecoin com erro ultrapassou os trilhões, mas depois foi corrigida
Tesouro da moeda stablecoin com erro ultrapassou os trilhões, mas depois foi corrigida. Reprodução.

Rede teve que ser parada para correções

Com a situação fugindo do controle, os desenvolvedores tiveram que suspender todas as operações da rede USN, travando valores até que o problema fosse resolvido pela equipe de suporte.

“O evento foi rapidamente notado pela equipe do Banco Decentral. Imediatamente, o contrato inteligente $USN foi pausado para interromper todas as transações $USN e uma correção foi implantada para a conversão decimal incorreta.”

Para o futuro, a equipe do DAO disse que reforçará medidas de verificação em seus contratos inteligentes e espera que erros assim nunca mais ocorram.

O usuário afetado, que “perdeu trilhões”, irá receber uma bonificação por ajudar na resolução do problema.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias