“Stablecoin” TerraUSD (UST) despenca 30% e Binance bloqueia saques

Stablecoin passa por apuros para manter valor, entenda mais.

Gráfico de preços da criptomoeda stablecoin TerraUSD
Gráfico de preços da criptomoeda stablecoin TerraUSD

Um fenômeno ocorreu no mercado de criptomoedas na última segunda-feira (9), quando a stablecoin TerraUSD (UST) despencou 30%. Supostamente atrelada ao Dólar, a moeda não conseguiu manter sua paridade com a divisa norte-americana.

Stablecoins são criptomoedas criadas para suprir uma lacuna do mercado, que é a suposta estabilidade de preços. Isso porque, o bitcoin é considerado volátil e traders corriqueiramente tinham que recorrer ao uso de moedas fiduciárias em suas operações.

Com a chegada das stablecoins, isso acabou mudando e traders utilizaram mais essas em negociações. A de maior volume segue sendo a Tether (USDT), seguida pela USD Coin (USDC), sendo que nos últimos dias a TerraUSD havia alcançado a terceira posição ao superar a Binance USD, chamando atenção para seu projeto.

Stablecoin TerraUSD (UST) despenca 30% no mercado e assusta investidores

O preço de uma stablecoin cair 30% pode ser considerado um fenômeno, até mesmo para os padrões do mercado de criptomoedas, apontado como um setor volátil por muitos. E isso aconteceu com a TerraUSD (UST), que despencou no mercado.

TerraUSD despenca no mercado e assusta investidores
TerraUSD despenca no mercado e assusta investidores. Reprodução

Em explicação sobre o ocorrido, a equipe por trás da moeda disse que houve um problema de liquidez, em meio a um desvio de peg UST em terceiros. O projeto declarou estar lutando para reestabelecer o problema, mas como é uma stablecoin algorítmica, não é possível que a resolução seja imediata.

O peg da UST é um mecanismo ligado a criptomoeda Luna, com relação com a demanda de mercado dessa última. Quando esse peg é perdido, há um risco de que o mercado busque mais a UST e isso possa causar um colapso com a corrida aos bancos.

A equipe informou que o peg verdadeiro, o onchain, nunca se desfez mesmo com essa queda do mercado. Embora essa alegação seja feita para acalmar investidores e evitar que eles saquem seus recursos, muitos seguem assustados.

Mesmo assim, o problema continua visto que a criptomoeda Terra (LUNA) cai 51% nas últimas 24 horas, um movimento que coloca o mercado de olho na perda de peg. Com a baixa demanda em um token caindo tanto assim, o movimento pode voltar a pressionar o UST, que ainda cai 10% nesta terça-feira (10).

Binance bloqueia saques da moeda

Durante a corrida de clientes ao mercado, muitos quiseram sacar suas posses das corretoras. Uma das que se posicionou sobre o assunto foi a Binance, que em seu blog anunciou estar bloqueando os saques para clientes.

Quando isso aconteceu a moeda ainda caia no mercado, mas com a medida o preço da UST normalizou um pouco, apesar de ainda cair 10% nesta manhã em relação ao Dólar. Os saques da Binance então foram liberados após 6 horas de sua suspensão.

Pelo Twitter, um usuário divulgou que com a queda da UST, o book de ofertas de negociações da stablecoin acabou sendo esvaziado, algo que ele nunca havia visto antes.

Em sua justificativa para bloquear saques, a corretora apenas declarou que houve um excesso na demanda repentinamente e que a rede estava congestionada.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias