Stablecoin USP perde paridade com dólar 11 dias após ser criada

Projeto que dizia estar "reinventando as stablecoins" não suporta novo ataque hacker.

A stablecoin Platypus USD (USP) perdeu sua paridade com o Dólar após o protocolo DeFi do ecossistema sofrer um ataque hacker. Durante investigações, a possível identidade do atacante já foi descoberta.

O projeto da stablecoin é novo e começa mal, com uma falha grave que levou ao ataque hacker.

Nesta sexta-feira (17), investidores atentos nas atividades blockchain acreditam ter descoberto a identidade do hacker.

Investidores da stablecoin USP devem ter prejuízos após ataque hacker a protocolo DeFi

Em nota sobre o caso, a equipe do Platypus DeFi confirmou na noite da última quinta-feira (16) que sofreu um ataque hacker. Ao comentar o caso, indicou que apenas 35% dos depósitos dos usuários no protocolo tinham garantias, ou seja, 65% do valor investido está perdido.

“Prezada Comunidade, Lamentamos informar que nosso protocolo foi hackeado recentemente e o invasor se aproveitou de uma falha em nosso mecanismo de verificação de solvência da USP. Eles usaram um flashloan para explorar um erro de lógica no mecanismo de verificação de solvência da USP no contrato que detém a garantia.”

Na nota, a empresa divulgou o prejuízo estimado em 8,5 milhões de dólares afetou o projeto. Mesmo assim, eles buscam conseguir recuperar valores, com ajuda da comunidade cripto.

A Tether, por exemplo, já congelou endereços associados ao hacker, assim como a corretora Binance e a dona da USDC, Circle.

Após o ataque, um dos primeiros a identificar o golpe contra o DeFi, o perfil Spreek no Twitter, percebeu que a paridade da USP havia sido perdida, caindo rapidamente 59% em poucos minutos. Com o incidente, o CoinMarketCap parou de mostrar a cotação do projeto, que segue com o preço de US$ 0,72 no CoinGecko.

Após investigação em blockchain, projeto tenta recuperar fundos com hacker

O investigador em blockchain ZachXBT, conhecido por seu trabalho de ajudar projetos hackeados, descobriu a possível identidade do hacker por trás do ataque.

Após contatar o perfil no Twitter do suspeito, rapidamente o hacker apagou a conta da rede social, indicando que não pretende conversar.

Mesmo assim, o investigador blockchain declarou que prefere conversar para que os fundos sejam devolvidos, antes que autoridades sejam contatadas para cuidar do caso.

“Gostaríamos de negociar a devolução dos fundos antes de entrarmos em contato com as autoridades.”

O triste caso mostra que projetos DeFi que não fecham todas as portas seguem vulneráveis a incidentes cibernéticos, colocando em risco os investidores, que também perdem seu patrimônio a cada novo ataque.

Vale lembrar que a nova stablecoin afetada, a USP, funciona no ecossistema Avalanche. Seu lançamento ocorreu no dia 6 de fevereiro, ou seja, demorou apenas 11 dias para sofrer um ataque.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias