Steve Wozniak compara a criação da blockchain com a invenção da internet

-

Siga no

Por MamaeCrypto – Foi uma honra poder estar presente na entrevista “Key Note” com Steve Wozniak, Apple Co-founder no Crypto Summit Invest 2018, Los Angeles. Em uma hora de bate papo, Wozniak comparou a invenção da tecnologia blockchain com à invenção da internet. Também afirma que estamos vivendo um momento de grandes mudanças. E isso é muito excitante para os desenvolvedores e para toda a sociedade.

Simplicidade + Sabedoria

Steve Wozniak, ser humano admirável, principalmente por sua simplicidade, é com certeza o responsável por inúmeras avanços ocorridos na sociedade, com suas grandes invenções.

Ressaltando, que todo trabalho que Wozniak fez foi com o propósito de curiosidade, simplificação e capacitação e nunca de fins lucrativos. Por isso ele afirma na palestra que dorme muito bem de noite. Dorme bem com sua consciência tranquila.

Durante a palestra ele brinca ser um nerd introvertido. Desde criança usa suas criações e gadgets como uma forma de socializar, mas que preza sua privacidade. Também se alegra com o fato de que Steve Jobs sempre brilhou como frente da Macintosh.

E que muitas vezes Jobs foi acreditado com muitos de seus méritos. Dando o exemplo de uma cena do filme Steve Jobs no qual a cena mostra Jobs apresentando Wozniak ao seu grupo de amigos “High Tech”. Wozniak afirma em tom alto: “Essa cena é mentira, eu que apresentei o Steve Jobs ao meu grupo de amigos”.

Um momento de descontração, levando toda platéia à gargalhadas.  Logo disse ter criado o grupo que começou com quatro integrantes. Gradualmente, o grupo foi crescendo para mais de cem pessoas. Afirmou Wozniak com muito orgulho.

Sua simplicidade está estampada em suas frases e gestos. Para quem conhece sua história sabe que essa não é uma característica momentânea.

É uma ética que ele aplica desde sempre. Um exemplo de sua conduta é fazer questão de enfrentar as longas filas da Apple, como qualquer mortal, afim adquirir seu novo I-phone. Não se corrompe por dinheiro.

Deixando claro que despreza o jogo de poder e influencias (prefere ficar fora disso). Por outro lado, tem plena consciência de que por mais livre “Open Source” que a tecnologia da blockchain seja, o governo irá tentar controlar. Como controla e restringe a internet de hoje. Uma internet que deveria ser totalmente livre de influencias incluindo a influencia do governo, diz ele com imensa tristeza.

Seu pensamento sobre Bitcoin e tecnologia blockchain

Outro ponto que me deixou fascinada, foi o fato dele comparar blockchain com um “organismo”. Como um ser na natureza que tem o poder de se proliferar sem restrições e de uma forma descentralizada, ele diz: “Isso é maravilhoso”.

Mais um vez mencionando a similaridade com a rede da internet. Voltando um pouco no tempo e lembrando a todos da rápida evolução. Desde a invenção de sua calculadora elétrica até ao surgimento do I-phone; e todos os grandes passos entre cada descoberta. Grande passos no nível tecnologia. Exemplos, a primeira mensagem transmitida pela internet usando cabos e uma tela de televisão, a invenção de softwares and coding que eliminou meses de trabalho e foi incentivada pela industria de jogos.

Enfim um rio de mudanças que foram acontecendo dentro de 30 anos. Para que hoje eu e você possamos enviar uma mensagem de vídeo instantemente, ou ler nosso livro digital. Basicamente viver a vida como a sociedade de hoje vive.

Isso quer dizer que a tecnologia blockchain e a s cripto moedas trarão mudanças tão significantes para nossa sociedade como trouxe a internet? Steve Wozniak disse que isso vai depender de uma variedade de fatores. 

Um deles será a evolução da tecnologia e a criação de aplicativos e dispositivos de utilidade e funcionalidade.

Atualmente existe muitas opções, porém não existe uma opção unificada. À medida que protocolos forem sendo criados, produtos e serviços serão desenvolvidos e as aplicações da tecnologia blockchain e as vantagens de ser usar cripto moedas vão ficar mais claras para o publico. 

Outro fator que Steve menciona: “Cultura ama mudanças, mas cultura resiste a mudanças também.” Apesar de uma pequena porcentagem da população domina o assunto e de alguma forma já se expôs ao mercado de cripto moedas, a maioria das pessoas vão resistir até que seja uma necessidade ou haja um interesse maior. Isso faz parte do processo, pois a sociedade assimila as mudanças em etapas.


Para quem uma vez chamou a Bitcoin de bolha, Steve Wozniak, se mostrou positivo em relação ao crescimento da moeda. Ele espera poder viajar sem nenhum dólar no bolso e fazer um experimento de gastar apenas Bitcoin.

Eu também já pensei nisso e tenho certeza que isso já é possível com um pouco de pesquisa. Finaliza dizendo que a bolha é saudável. Ao invés de apelidar de bolha financeira ele prefere dizer que se referiu a uma bolha de “inspiração e de criatividade”.  No ponto de vista dele a criação da Bitcoin trouxe muitas possibilidades de inovação e acredita que vimos apenas o começo.

Chegando na conferência.

http://https://www.youtube.com/watch?v=W1dqM-Usqv8

Um alô após a palestra

Assista a palestra completa abaixo:

Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=d3u562AK8Vc

Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=ue_B3gWq2L0&t=470s

Por: Michelle Mafra (MamãeCrypto)

PS:Também faço ultima pergunta para Steve! Assista o final da parte 2, uma pena que seu microphone não estava funcionando muito bem no final do Q&A Questions and answers

Inscreva-se no blog MamaeCrypto

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Michelle Mafrahttp://mamaecrypto.blogspot.com
Mãe na ativa, empreendedora e cripto entusiasta. Meu foco é ser uma ponte de informação segura sobre cripto moedas, trazendo muitas novidades diretamente da California. Autora o livro e Ebook: O Guia da Litecoin (LTC) Voluntária da Equipe West Coast USA da Litecoin Foundation
Explosão na Capital do Líbano, Beirute

Doações em Bitcoin enviadas ao Líbano são complicadas

Na última semana o mundo parou para acompanhar uma imensa explosão na cidade de Beirute, capital do Líbano. A cidade que ficou arrasada, está...
Lobo-Guará é o símbolo da nova nota de R$ 200 no Brasil

Nova nota circula no Brasil, BC ainda não lançou cédula

No último mês, o Banco Central do Brasil anunciou a chegada de uma nova cédula, no valor de R$ 200 cada. De acordo com...
Bitcoin na mão

“Bitcoin é um dinheiro da internet”, esse foi o primeiro impacto

Muitas pessoas têm a dúvida de como eram os primeiros dias do Bitcoin no Brasil. Ao ter seu artigo lançado em 2008, a rede...