Steve Wozniak compara a criação da blockchain com a invenção da internet

-

Siga no
Anúncio

Por MamaeCrypto – Foi uma honra poder estar presente na entrevista “Key Note” com Steve Wozniak, Apple Co-founder no Crypto Summit Invest 2018, Los Angeles. Em uma hora de bate papo, Wozniak comparou a invenção da tecnologia blockchain com à invenção da internet. Também afirma que estamos vivendo um momento de grandes mudanças. E isso é muito excitante para os desenvolvedores e para toda a sociedade.

Simplicidade + Sabedoria

Steve Wozniak, ser humano admirável, principalmente por sua simplicidade, é com certeza o responsável por inúmeras avanços ocorridos na sociedade, com suas grandes invenções.

Ressaltando, que todo trabalho que Wozniak fez foi com o propósito de curiosidade, simplificação e capacitação e nunca de fins lucrativos. Por isso ele afirma na palestra que dorme muito bem de noite. Dorme bem com sua consciência tranquila.

Anúncio

Durante a palestra ele brinca ser um nerd introvertido. Desde criança usa suas criações e gadgets como uma forma de socializar, mas que preza sua privacidade. Também se alegra com o fato de que Steve Jobs sempre brilhou como frente da Macintosh.

E que muitas vezes Jobs foi acreditado com muitos de seus méritos. Dando o exemplo de uma cena do filme Steve Jobs no qual a cena mostra Jobs apresentando Wozniak ao seu grupo de amigos “High Tech”. Wozniak afirma em tom alto: “Essa cena é mentira, eu que apresentei o Steve Jobs ao meu grupo de amigos”.

Um momento de descontração, levando toda platéia à gargalhadas.  Logo disse ter criado o grupo que começou com quatro integrantes. Gradualmente, o grupo foi crescendo para mais de cem pessoas. Afirmou Wozniak com muito orgulho.

Sua simplicidade está estampada em suas frases e gestos. Para quem conhece sua história sabe que essa não é uma característica momentânea.

É uma ética que ele aplica desde sempre. Um exemplo de sua conduta é fazer questão de enfrentar as longas filas da Apple, como qualquer mortal, afim adquirir seu novo I-phone. Não se corrompe por dinheiro.

Deixando claro que despreza o jogo de poder e influencias (prefere ficar fora disso). Por outro lado, tem plena consciência de que por mais livre “Open Source” que a tecnologia da blockchain seja, o governo irá tentar controlar. Como controla e restringe a internet de hoje. Uma internet que deveria ser totalmente livre de influencias incluindo a influencia do governo, diz ele com imensa tristeza.

Seu pensamento sobre Bitcoin e tecnologia blockchain

Outro ponto que me deixou fascinada, foi o fato dele comparar blockchain com um “organismo”. Como um ser na natureza que tem o poder de se proliferar sem restrições e de uma forma descentralizada, ele diz: “Isso é maravilhoso”.

Mais um vez mencionando a similaridade com a rede da internet. Voltando um pouco no tempo e lembrando a todos da rápida evolução. Desde a invenção de sua calculadora elétrica até ao surgimento do I-phone; e todos os grandes passos entre cada descoberta. Grande passos no nível tecnologia. Exemplos, a primeira mensagem transmitida pela internet usando cabos e uma tela de televisão, a invenção de softwares and coding que eliminou meses de trabalho e foi incentivada pela industria de jogos.

Enfim um rio de mudanças que foram acontecendo dentro de 30 anos. Para que hoje eu e você possamos enviar uma mensagem de vídeo instantemente, ou ler nosso livro digital. Basicamente viver a vida como a sociedade de hoje vive.

Isso quer dizer que a tecnologia blockchain e a s cripto moedas trarão mudanças tão significantes para nossa sociedade como trouxe a internet? Steve Wozniak disse que isso vai depender de uma variedade de fatores. 

Um deles será a evolução da tecnologia e a criação de aplicativos e dispositivos de utilidade e funcionalidade.

Atualmente existe muitas opções, porém não existe uma opção unificada. À medida que protocolos forem sendo criados, produtos e serviços serão desenvolvidos e as aplicações da tecnologia blockchain e as vantagens de ser usar cripto moedas vão ficar mais claras para o publico. 

Outro fator que Steve menciona: “Cultura ama mudanças, mas cultura resiste a mudanças também.” Apesar de uma pequena porcentagem da população domina o assunto e de alguma forma já se expôs ao mercado de cripto moedas, a maioria das pessoas vão resistir até que seja uma necessidade ou haja um interesse maior. Isso faz parte do processo, pois a sociedade assimila as mudanças em etapas.


Para quem uma vez chamou a Bitcoin de bolha, Steve Wozniak, se mostrou positivo em relação ao crescimento da moeda. Ele espera poder viajar sem nenhum dólar no bolso e fazer um experimento de gastar apenas Bitcoin.

Eu também já pensei nisso e tenho certeza que isso já é possível com um pouco de pesquisa. Finaliza dizendo que a bolha é saudável. Ao invés de apelidar de bolha financeira ele prefere dizer que se referiu a uma bolha de “inspiração e de criatividade”.  No ponto de vista dele a criação da Bitcoin trouxe muitas possibilidades de inovação e acredita que vimos apenas o começo.

Chegando na conferência.

http://https://www.youtube.com/watch?v=W1dqM-Usqv8

Um alô após a palestra

Assista a palestra completa abaixo:

Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=d3u562AK8Vc

Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=ue_B3gWq2L0&t=470s

Por: Michelle Mafra (MamãeCrypto)

PS:Também faço ultima pergunta para Steve! Assista o final da parte 2, uma pena que seu microphone não estava funcionando muito bem no final do Q&A Questions and answers

Inscreva-se no blog MamaeCrypto

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Michelle Mafrahttp://mamaecrypto.blogspot.com
Mãe na ativa, empreendedora e cripto entusiasta. Meu foco é ser uma ponte de informação segura sobre cripto moedas, trazendo muitas novidades diretamente da California. Autora o livro e Ebook: O Guia da Litecoin (LTC) Voluntária da Equipe West Coast USA da Litecoin Foundation

Leia mais

Últimas notícias

Entenda as semelhanças e diferenças entre o mercado tradicional e cripto

São Paulo, outubro de 2020. Entender o mercado de investimentos é uma das principais atitudes que o investidor deve ter para se arriscar nesse...

Vítima envia R$ 440 mil em Bitcoin para endereço errado e perde tudo

Os malwares continuam apresentando vários riscos para os investidores, com alguns casos desses softwares mal intencionados roubando muito dinheiro de suas vítimas. Em um...

Evento de startups fala sobre criptomoedas na próxima terça

Um evento de startups fala sobre as criptomoedas na próxima terça, totalmente online. Promovido por grandes empresas como a Ambev, Bradesco, Dínamo e Salesforce,...