Taleb ataca o Bitcoin novamente: “falhou em todos os níveis”

Bitcoin não é antifrágil afirma famoso autor do livro Cisne Negro.

Siga no
Nicholas Nassim Taleb
Nicholas Nassim Taleb

Intitulado “Bitcoin, moedas e fragilidade“, o novo artigo escrito por Nassim Taleb ataca a moeda digital enquanto reserva de valor e moeda. A crítica acabou chamando a atenção da comunidade, que lembra da época em que o autor ainda falava bem da tecnologia.

De acordo com Taleb, seu novo estudo se baseia em métodos de finanças quantitativas e argumentos econômicos, analisando apenas o Bitcoin. Ou seja, as mais de 10 mil altcoins já criadas no mercado foram totalmente desconsideradas pelo autor.

Nassim é conhecido como autor de vários livros de sucesso internacional, como o Cisne Negro, Antifrágil, Iludidos pelo Acaso, entre outros mais. No mercado financeiro tradicional, ele ficou famoso por operar no mercado de opções, onde fez fortuna.

Nassim Taleb ataca o Bitcoin em novo artigo escrito por ele

Ao que parece, Nassim Taleb está disposto a apagar sua relação com o Bitcoin de vez na história de seus investimentos. Antes um apoiador público da tecnologia, ele agora dedica boas horas de seus estudos para afirmar que o Bitcoin é ruim.

Em seu mais novo trabalho, Taleb começa os ataques dizendo que o Bitcoin falhou em todos os níveis, seja de reserva de valor até a proteção contra inflação.

“Em sua versão atual, apesar do hype, Bitcoin não conseguiu satisfazer a noção de “moeda sem governo” (provou nem ser uma moeda), não pode ser uma reserva curta nem de longo prazo de valor (seu valor esperado não é maior que 0), não pode operar como um hedge de inflação confiável, e, o pior de tudo, não constitui, nem mesmo remotamente, um refúgio seguro para os investimentos, um escudo contra a tirania do governo, ou um veículo de proteção contra cauda para episódios catastróficos.”

Em sua análise, o escritor afirma que o Bitcoin tem apenas apoiadores, que confundem um eventual mecanismo de pagamento com especulações de preço no mercado. O analista acredita que a moeda falhou em ser um meio de envio de recursos pela internet.

Em seu massacre, Taleb ainda afirmou que poucos ativos na história foram piores que o Bitcoin.

“Poucos ativos na história financeira foram mais frágeis do que o bitcoin”

Críticas seguidas de Taleb ainda não se mostraram claras para comunidade

Vale o destaque que as críticas seguidas de Nassim Taleb ao Bitcoin ainda não se mostraram totalmente claras. Recentemente, ele participou até de um evento da comunidade Bitcoin SV, uma shitcoin que tem como criador um falso Satoshi Nakamoto, apenas para fazer raiva na comunidade BTC.

Mesmo com toda sua acidez ao Bitcoin, no passado ele operou essa moeda, chegando até a ter conta na Coinbase. Em algum momento, principalmente no último ano, Taleb acabou virando um grande inimigo dessa tecnologia.

Mesmo assim, o preço do Bitcoin acabou valorizando 255% em relação ao Dólar nos últimos 12 meses, e foi adotado como moeda por El Salvador, mostrando que, apesar das críticas, continua chamando atenção da população pelo mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

ETF 100% Ethereum estreia hoje na B3

Nesta quarta (04) foi lançado o ETF 100% Ethereum na B3, bolsa brasileira. O fundo foi desenvolvido pela gestora QR Asset Management, a mesma...

Dotz vai permitir que clientes troquem pontos por bitcoin

A Dotz, uma das principais gestoras de pontos de fidelidade do Brasil, com uma grande quantidade clientes, pode ser mais uma forma de aproximar...
Claudio Oliveira. "Rei do Bitcoin"

‘Rei do Bitcoin’ e mais oito pessoas são indiciadas por fraude bilionária

O "Rei do Bitcoin", Cláudio Oliveira, fundador do Bitcoin Banco, e mais oito pessoas foram indiciadas em seis crimes que causaram um prejuízo bilionário...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias