Taproot: Atualização mais importante da história do Bitcoin começa a ser implementada

Nesta etapa, os mineradores de Bitcoin devem mostrar publicamente se apoiam ou não a nova alteração na rede.

Siga no
Dois Bitcoins em superfície de vídeo atualização do Bitcoin BTC
Dois Bitcoins em superfície de vídeo

A atualização do Bitcoin conhecida como Taproot começou a receber sinal verde dos mineradores. A comunidade agora acompanha o desenvolvimento perto, vendo inclusive se haverá nova guerra no setor.

Taproot é uma aguardada atualização do Bitcoin que além de melhorar a escalabilidade e privacidade da rede, aumenta a funcionalidade e a intercambiabilidade de moedas.

Para que o Bitcoin seja atualizado, é preciso haver consenso na rede. Ou seja, se todos os envolvidos com o Bitcoin não aceitarem as mudanças, é possível que haja uma divisão na comunidade, assim como aconteceu com o Bitcoin Cash.

Atualização do Bitcoin exige apoio dos mineradores

A última grande atualização do Bitcoin aconteceu em 2017, quando na época o Segwit entrou em funcionamento. Com a nova funcionalidade, o Bitcoin ganhou novas possibilidades e uma maior escalabilidade no número de transações simultâneas.

No entanto, o episódio ficou marcado como a “guerra dos hashs”, causando divisão na comunidade de desenvolvedores. Neste ponto, a briga acabou culminando na criação da criptomoeda Bitcoin Cash, com aqueles contrários a criação do Segwit abandonando o Bitcoin original.

Em 2018, uma nova atualização acabou sendo proposta por Gregory Maxwell, desenvolvedor do Bitcoin core. De acordo com Gregory, o Taproot tornaria o Bitcoin mais eficiente e privado.

Dessa vez, assim como em 2017, os mineradores deverão sinalizar se apoiam ou não as alterações na rede. Vale o destaque que como o Bitcoin é uma moeda sem controle central, qualquer mudança em sua tecnologia passa pela aprovação de mineradores e nodes, que são descentralizados e possuem interesse na moeda.

No último domingo (2), a atualização começou a funcionar, com o primeiro minerador sinalizando apoio ao Taproot. Nos próximos dias, a comunidade aguarda por novas sinalizações favoráveis a mudança, considerada uma das mais importantes para o fundamento do Bitcoin.

Onde acompanhar a ativação do Taproot?

A ativação do Taproot começou no último final de semana, mas poderá demorar algum tempo até a sua resolução. No caso dos mineradores, por exemplo, é esperado que a maior parte tenha sinalizado posição até o mês de julho.

Para acompanhar a ativação da nova atualização do Bitcoin, o site Taproot activation foi criado. Quem acessar o site verá quantos mineradores já concordaram com a atualização, quantos negaram e, por fim, a quantidade de mineradores que ainda não se posicionaram até hoje.

Ativação do TapRoot
Ativação do TapRoot

Pools de mineração que já aceitaram o Taproot
Pools de mineração que já aceitaram o Taproot

Com a promessa de até reduzir o valor das taxas nas transações de Bitcoin, o Taproot seria uma das maiores inovações na principal criptomoeda do mundo.

Atualmente cerca de 25% do hashrate da rede Bitcoin já apoia a atualização, com três grandes mineradores concluindo suas sinalizações. No entanto, para que o Taproot seja ativado, são necessários 90% do hashrate concordando com as mudanças.

A atualização do Bitcoin que continha o Taproot era esperada desde o mês de março de 2021. Mas com as primeiras ativações de mineradores, a rede já começa a acompanhar a atualização do Bitcoin de perto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
NFT. Imagem: ShutterStock

Mercado de NFTs bate novo recorde de negociações

A onda dos NFT (tokens não fungíveis) não acabou no criptomercado. Atualmente, esse setor vem crescendo dentro, principalmente depois da febre do Axie Infinity,...

Bitcoin SV do falso Satoshi Nakamoto sofre mais um ataque 51%

A Rede do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) - fork do Bitcoin Cash, que por sua vez é um fork do Bitcoin - é uma...

Presidente da SEC defende Bitcoin e elogia Satoshi Nakamoto

Gary Gensler, presidente da SEC, falou durante um painel no Aspen Security Forum sobre o criptomercado, principalmente defendendo o Bitcoin em relação aos seus "imitadores" e...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias