Tecnologia Blockchain é uma das principais tendências de 2021

Grande necessidade de empresas por dados seguros pode impulsionar adoção da tecnologia criada pelas criptomoedas.

Siga no
Blockchain-mundo
Blockchain-mundo

Segundo um levantamento feito por uma consultoria internacional, a tecnologia blockchain é uma das principais tendências para 2021. O estudo apresentou algumas das maiores tecnologias que deverão ser destaque no mundo entre empresas e as estratégias mais importantes com uso delas.

Com a chegada da pandemia em 2020, a tecnologia se mostrou fundamental. Ao possibilitar a comunicação mundial em instantes, mesmo com isolamento social, várias empresas continuaram a mover montanhas em seus setores.

Os desafios aumentaram para quem ainda não estava preparado para uma eventual digitalização. Contudo, fica claro que a tecnologia deverá continuar a fazer parte do cotidiano, cada vez mais.

Para garantir a adoção a produtos de tecnologia, uma das principais preocupações é a segurança dos dados. Essa pode ser a oportunidade que a tecnologia blockchain esperava para provar seu valor.

Tecnologia Blockchain é uma das dez principais tendências estratégicas de 2021, segundo a Gartner

A Gartner é uma das principais empresas de consultoria do mundo em tecnologia. Todos os anos, a empresa apresenta aos seus clientes as principais tendências que devem dominar as atividades no futuro próximo.

Com o final de 2020 (ufa!), a Gartner já se posicionou para o que 2021 deve trazer de desafios e oportunidades. De acordo com a Época Negócios, que teve acesso ao relatório, são dez tecnologias os principais destaques.

A tecnologia blockchain apareceu na posição 9 das principais tendências de 2021. Criada efetivamente como uma tecnologia subjacente às criptomoedas, principalmente o Bitcoin, a blockchain ganhou destaque com o tempo.

A Gartner apontou que a tecnologia blockchain certamente causará mudanças em muitas indústrias. Dessa forma, até o rastreio de cadeia de produção poderia ser melhor realizado com a tecnologia criada pelas criptomoedas.

Com a tecnologia blockchain, nem todos os problemas são resolvidos de fato, mas a tecnologia tem se mostrado importante na garantia da informação. Na era da tecnologia, essa ferramenta deverá ser uma das principais do mundo.

Brasil deverá usar a tecnologia para projetos de cidades inteligentes

Um dos países que prestam atenção na tecnologia blockchain é o Brasil. Essa tecnologia, inclusive, é uma das principais a compor as estratégias do governo digital, criado em maio de 2020. O governo local pretende digitalizar o atendimento ao cidadão e desburocratizar o acesso a serviços.

Além disso, na última semana ao Ministério do Desenvolvimento Regional apresentou uma carta importante para a população. Fruto de um esforço de 15 meses, a carta mostra de fato quais são as principais ferramentas para a criação das chamadas cidades inteligentes.

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes destacou que, apesar da criação pelas criptomoedas, a tecnologia hoje tem uso abrangente. O uso notarial da blockchain, por exemplo, consegue reduzir grandes custos cartoriais.

“Protocolo de criptografia de blocos de informações altamente resistentes a adulterações. Essa nova tecnologia, inicialmente ligada às criptomoedas, tem sido adotada no sistema financeiro para mitigar riscos de fraude e redução de custos cartoriais.”, explicou o conceito de blockchain o Ministério do Desenvolvimento Regional em sua carta sobre cidades inteligentes

A Carta Brasileira, criada pela equipe do ministro Rogério Marinho, também explicou o conceito tecnologias de registro distribuído. Por lá, novamente o documento endossou que a blockchain é um protocolo seguro contra fraudes.

Por fim, se grandes empresas miram a blockchain como uma tendência para 2021, o mesmo caminho tem sido adotado por governos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Vídeo com Deepfake da Ruja, líder da Onecoin, promete novo golpe com Bitcoin

‘Rainha do Bitcoin’ está de volta? Suposto vídeo de líder é publicado no Youtube

Um vídeo publicado no YouTube afirma que Ruja Ignatova, conhecida como 'Rainha do Bitcoin' está de volta. Ela é líder da Onecoin, um golpe...

A China é para o bitcoin o que a Dilma foi para o movimento...

Há quem acredite que os maiores precursores e catalisadores do movimento libertário no Brasil foram pessoas como Daniel Fraga, Raphael Lima (Ideias Radicais) ou...
Bitcoin dentro de livro criptomoeda blockchain vocabulário

Academia Brasileira de Letras inclui “criptomoeda” em vocabulário atualizado da língua portuguesa

Mais um vocabulário brasileiro adiciona o termo "Criptomoeda", reconhecendo assim na língua portuguesa a palavra que tanto chama atenção dos brasileiros nos últimos anos. No...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias