Tecnologia Blockchain é uma das principais tendências de 2021

Grande necessidade de empresas por dados seguros pode impulsionar adoção da tecnologia criada pelas criptomoedas.

Siga no
Blockchain-mundo
Blockchain-mundo

Segundo um levantamento feito por uma consultoria internacional, a tecnologia blockchain é uma das principais tendências para 2021. O estudo apresentou algumas das maiores tecnologias que deverão ser destaque no mundo entre empresas e as estratégias mais importantes com uso delas.

Com a chegada da pandemia em 2020, a tecnologia se mostrou fundamental. Ao possibilitar a comunicação mundial em instantes, mesmo com isolamento social, várias empresas continuaram a mover montanhas em seus setores.

Os desafios aumentaram para quem ainda não estava preparado para uma eventual digitalização. Contudo, fica claro que a tecnologia deverá continuar a fazer parte do cotidiano, cada vez mais.

Para garantir a adoção a produtos de tecnologia, uma das principais preocupações é a segurança dos dados. Essa pode ser a oportunidade que a tecnologia blockchain esperava para provar seu valor.

Tecnologia Blockchain é uma das dez principais tendências estratégicas de 2021, segundo a Gartner

A Gartner é uma das principais empresas de consultoria do mundo em tecnologia. Todos os anos, a empresa apresenta aos seus clientes as principais tendências que devem dominar as atividades no futuro próximo.

Com o final de 2020 (ufa!), a Gartner já se posicionou para o que 2021 deve trazer de desafios e oportunidades. De acordo com a Época Negócios, que teve acesso ao relatório, são dez tecnologias os principais destaques.

A tecnologia blockchain apareceu na posição 9 das principais tendências de 2021. Criada efetivamente como uma tecnologia subjacente às criptomoedas, principalmente o Bitcoin, a blockchain ganhou destaque com o tempo.

A Gartner apontou que a tecnologia blockchain certamente causará mudanças em muitas indústrias. Dessa forma, até o rastreio de cadeia de produção poderia ser melhor realizado com a tecnologia criada pelas criptomoedas.

Com a tecnologia blockchain, nem todos os problemas são resolvidos de fato, mas a tecnologia tem se mostrado importante na garantia da informação. Na era da tecnologia, essa ferramenta deverá ser uma das principais do mundo.

Brasil deverá usar a tecnologia para projetos de cidades inteligentes

Um dos países que prestam atenção na tecnologia blockchain é o Brasil. Essa tecnologia, inclusive, é uma das principais a compor as estratégias do governo digital, criado em maio de 2020. O governo local pretende digitalizar o atendimento ao cidadão e desburocratizar o acesso a serviços.

Além disso, na última semana ao Ministério do Desenvolvimento Regional apresentou uma carta importante para a população. Fruto de um esforço de 15 meses, a carta mostra de fato quais são as principais ferramentas para a criação das chamadas cidades inteligentes.

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes destacou que, apesar da criação pelas criptomoedas, a tecnologia hoje tem uso abrangente. O uso notarial da blockchain, por exemplo, consegue reduzir grandes custos cartoriais.

“Protocolo de criptografia de blocos de informações altamente resistentes a adulterações. Essa nova tecnologia, inicialmente ligada às criptomoedas, tem sido adotada no sistema financeiro para mitigar riscos de fraude e redução de custos cartoriais.”, explicou o conceito de blockchain o Ministério do Desenvolvimento Regional em sua carta sobre cidades inteligentes

A Carta Brasileira, criada pela equipe do ministro Rogério Marinho, também explicou o conceito tecnologias de registro distribuído. Por lá, novamente o documento endossou que a blockchain é um protocolo seguro contra fraudes.

Por fim, se grandes empresas miram a blockchain como uma tendência para 2021, o mesmo caminho tem sido adotado por governos.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também...
Bitcoin e gráfico em queda de preços

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...

Preço do Bitcoin em forte queda, -22% desde recorde histórico

O preço do Bitcoin continua em forte movimento de queda nas corretoras pelo mundo. Com a nova tropeçada, o preço já teria registrado uma...