Tecnologia das criptomoedas será destaque em 2020, aponta analista brasileiro

Siga no

A tecnologia blockchain, que funciona principalmente com as criptomoedas, será o destaque de 2020 segundo Ronaldo Prass. Colunista do Portal G1, Ronaldo também é programador e professor de linguagens de programação.

De acordo com uma postagem em seu blog, o analista afirmou que a tecnologia blockchain funciona muito além do Bitcoin. Neste ponto, poderá ser muito útil para pagamentos instantâneos, que certamente farão mais uso de QR Code.

Ronaldo é um escritor que recentemente apontou que a tecnologia blockchain é um legado das criptomoedas. Dessa forma, o analista mostra que não acredita nas criptomoedas na mesma intensidade que confia na blockchain. Mesmo assim, lembrou que esta última permite que áreas diversas tirem proveito para integrar e validar informações armazenadas em bancos de dados distribuídos pelo mundo.

Tecnologia das criptomoedas, blockchain será destaque em pagamentos instantâneos

Para Ronaldo Prass, a tecnologia 5G poderia certamente ser o destaque da inovação no Brasil para 2020. Entretanto, o analista afirmou que tomará mais um certo tempo até que esta chegue em terras tupiniquins.

Com a espera pelas redes 5G, quem ganha força é a adoção da tecnologia blockchain para uso em sistemas financeiros. O analista afirma que a tecnologia ganha força mesmo sem relação com o Bitcoin, maior moeda digital do mundo e que popularizou essa forma de inovação.

Para Ronaldo, a adoção de meios de pagamentos instantâneos, com uso de blockchains, farão uma verdadeira revolução no setor. Uma oportunidade para a adoção desta tecnologia seriam as deficiências do setor bancário atual.

As transferências eletrônicas disponíveis (TED), por exemplo, possuem horário de funcionamento rígido. Além de funcionar apenas em dias úteis, o serviço está disponível em cerca de 10 das 24 horas de um dia de expediente. Apesar da possibilidade de agendar um TED, a ação não traz garantias que uma transferência será realmente processada no próximo dia útil.

Além disso, cada instituição possui um horário para processar transações, assim como processo de compensação. Com a tecnologia por trás das criptomoedas, o destaque de 2020 será que transferências “24 horas e sete dias por semana” se tornarão realidade.

Custos de transação menores com eliminação de intermediários

Ronaldo Prass apontou que este novo sistema eliminará os intermediários de transações. Dessa forma, um usuário enviará dinheiro diretamente para outro, permitindo que custos cada vez menores sejam alcançados.

Em outro ponto, o analista afirmou que esse novo processo poderá utilizar aparelhos celulares. Ao processar um pagamento com o uso de um leitor de QR Code, por exemplo, um usuário já poderá realizar uma operação financeira.

O analista lembrou que o QR Code possui camadas extras de segurança, ou seja, pagamentos instantâneos serão seguros. Prass acredita que com a evolução destas tecnologias, máquinas de cartão e caixas eletrônicos “se tornarão obsoletos”.

Além disso, outro ganho sentido por todos os envolvidos no novo sistema de pagamentos instantâneos será a agilidade. Isso porque, no mundo atual a experiência dos clientes ser impactada é algo fundamental, logo acelerar “as atividades financeiras” é um dos maiores benefícios. Dessa forma, de tudo que o Brasil poderá ver de novo, o destaque estará no sistema financeiro, ágil, seguro e com confiança.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Leão. Imagem: Shutter Stock

Receita Federal dos EUA já apreendeu R$ 6,21 bilhões em criptomoedas em 2021

Assim como acontece aqui no Brasil, órgãos governamentais realizam leilões de objetos e bens apreendidos de irregularidades fiscais, processos de falência e muitos outros....
Moedas Monero movidas

Após prisão de desenvolvedor da Monero, milhares de moedas são movidas

Após a prisão do desenvolvedor da criptomoeda Monero, Riccardo Spagni (Fluffy Pony), os administradores do Fundo Geral da moeda moveram milhares de XMR para...
Jair Bolsonaro

Bolsonaro diz que 99% das pessoas não sabem o que é o Bitcoin

Jair Bolsonaro (Sem Partido) participou de uma entrevista com a Rádio 96 FM, do Rio Grande do Norte, onde falou que 99% dos brasileiros...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias