Tokens fungíveis e tokens infungíveis

Siga no
Itens fungíveis, infungíveis, tangíveis e intangíveis

Você já deve estar habituado com o conceito dos tokens tradicionais, chamados de fungíveis, todo e qualquer token é inteiramente igual ao outro, assim como notas de dinheiro. Hoje vamos falar sobre os tokens infungíveis (NFTs, sigla em inglês), cuja sua principal característica é que um token pode não ser igual a outro, assim como obras de arte digitais ou físicas como mostrado na imagem acima.

Este tipo de token é ótimo para representar itens colecionáveis e foi popularizado pelo jogo CryptoKitties e o padrão ERC-721 que permitem que um mesmo token seja diferente do outro.

O próprio CryptoKitties nos dá um exemplo ótimo: Todos os gatos são gatos porém cada um tem a sua própria característica… Raça, cor, manchas, tamanho, pelagem, assim como no mundo real.

Visualização dos CryptoKitties através do EtherScan

Hoje a indústria de jogos é gigante, tanto em número de jogadores quanto em movimentação de dinheiro, é difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um jogo instalado em seu celular, independente da idade. Consequentemente podemos esperar que esta indústria seja o ponto inicial da adoção da blockchain pelo público geral conforme os contratos inteligentes evoluem, como por exemplo o padrão ERC-1155.

A transparência da blockchain é muito atrativa para este setor, já que os usuários podem verificar a raridade de um determinado item, além disso é impossível falsificar um item, ao contrário de colecionáveis físicos. Será que as próximas gerações colecionarão figurinhas da Copa do Mundo na blockchain?

Para que tal adoção em massa aconteça através do Ethereum, será necessário que Vitalik escale a sua plataforma pois como já vimos em dezembro de 2017, apenas um jogo (o CryptoKitties) causou um enorme congestionamento na rede devido a enorme quantidade de compra e venda de gatinhos, aumentando o tempo de confirmação e as taxas de transação de todos os tokens da rede, incluindo o próprio ETH.

Caso você deseje aprender a programar em Solidity, a linguagem usada no Ethereum, você pode utilizar o site CryptoZombie, o site é gratuito e lhe ensinará de forma interativa a criar jogos na rede Ethereum.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Universidad Americana Imagem: Divulgação

Universidade privada do Paraguai vai aceitar pagamentos em Bitcoin e Ethereum

A Universidade Americana do Paraguai vai começar aceitar pagamentos em criptomoedas a partir de agosto, os alunos poderão pagar por cursos e graduação com...
Mulher usa ATM do Santander no Reino Unido

Santander testa ferramenta para rastrear criptomoedas

O Santander quer entender como os seus clientes usam as criptomoedas em simultâneo as contas correntes. Para isso, o banco testou uma ferramenta da...
john mcaffe

Suicídio de John McAfee em prisão na Espanha levanta suspeitas

John McAfee, fundador da empresa de tecnologia McAfee, foi encontrado morto na tarde de hoje (23) na cadeia espanhola de Brians 2, localizada em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias