UE não vai permitir que países-membros lancem suas próprias criptomoedas

Banco Central Europeu rechaçou a ideia da Estônia em criar uma criptomoeda soberana.

-

Siga no
UE não terá sua própria criptomoeda
Anúncio

Parece que a União Europeia não apoiará a criação de nenhuma criptomoeda soberana em seus países-membros. Segundo Mario Draghi, a Estônia não poderá ter sua própria criptomoeda e nem outros países que fazem parte da UE. A declaração do presidente do Banco Central Europeu (BCE) apresenta o euro como a única moeda soberana no bloco de países.

A União Europeia não apoiará a criação de criptomoedas por seus países-membros. Assim como desejou a Estônia, outros 27 países poderiam apresentar projetos semelhantes. Porém, se depender do bloco de países europeus, nenhuma criptomoeda deverá ser criada.

Estônia não terá sua própria criptomoeda

A Estônia faz parte da União Europeia e pretendia lançar sua própria criptomoeda. O criptoativo seria controlado pela estado, fazendo com que a criptomoeda fosse considerada soberana no país. Contudo, a UE já demonstrou claros sinais de que reprovará qualquer projeto relacionado a criação de criptomoedas.

Anúncio

Em uma dura declaração, Mario Draghi atestou que apenas o euro pode ser considerado uma moeda soberana no território da UE. A Estônia foi um dos primeiros países-membros da UE a declarar interesse em criar uma criptomoeda soberana. O projeto poderia se chamar estcoin.

Segundo publicação, a proposta do projeto  estcoin foi apresentada por Kaspar Korjus. O chefe de projetos de residência eletrônica da Estônia foi responsável por apresentar a ideia de uma criptomoeda soberana ao governo.

França e outros países demonstram preocupação

O mercado de criptomoedas é visto com apreensão por países da UE como a França, por exemplo. Para o país governado por Emmanuel Macron, criptomoedas como a Libra do Facebook podem afetar a soberania de bancos centrais. A preocupação com projetos como o do Facebook foi apresentada em uma reunião do Bank of International Settlements (BIS).

O grupo, que representa bancos centrais de todo mundo, se reuniu com representantes do projeto Libra do Facebook. O encontro aconteceu recentemente em Basileia, na Suíça. Na ocasião, stablecoins como a Libra do Facebook foram analisadas por grandes países como a França.

O evento foi presidido por Benoit Coeure, que declarou que stablecoins ameaçam as moedas soberanas. O membro do conselho consultivo pode apresentam algum parecer para a UE, em que criptomoedas como a Libra do Facebook são reprovadas.

Relatório recente contesta parecer sobre risco a economia

Enquanto isso, um relatório publicado pelo próprio BCE contesta as afirmações recentes sobre criptomoedas. Publicado há quatro meses atrás, o estudo demonstra que as criptomoedas não ofereciam risco a economia mundial. Além disso, o relatório aponta que a UE deveria adotar uma posição de neutralidade em relação a restringir ou deliberar o uso de criptomoedas no território europeu.

Outro posicionamento que reforça uma opinião contrária é a posse da futura presidente do BCE, Christine Lagarde. Para a executiva, as criptomoedas representam um importante impacto no mercado financeiro mundial. Em declaração sobre o mercado, a até então diretora-gerente do FMI não descarta a adoção de criptomoedas.

“Os bancos centrais e os supervisores precisam garantir a segurança do setor financeiro, mas também estar aberto às oportunidades oferecidas pelas mudanças”.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...