Vantagens que a blockchain trouxe para as eleições

Siga no

Ninguém tem dúvidas sobre a eficácia e a segurança que a tecnologia Blockchain oferece. Desde 2008, quando o Bitcoin trouxe o sistema à tona, ela se mantém firme e forte no mercado, um marco na internet, onde as informações são passageiras e se renovam constantemente.

Diante disso, muitos empresários, entusiastas e organizações tendem a querer aplicar essa tecnologia em situações do cotidiano, entre elas, as eleições. Mas, seria isso possível? Quais seriam os benefícios de uma eleição com informações descentralizadas? É o que discutiremos a seguir.

Como seria o uso do blockchain nas eleições?

Se você já se perguntou como funcionaria essa tecnologia nas eleições brasileiras, tentaremos explicar de forma simples. Basicamente, para que isso funcione, o governo precisaria contratar, ou desenvolver por conta própria, uma plataforma/aplicativos, além de um token para representar o voto.

Essa aplicação poderia então ser acessada de qualquer dispositivo como smartphones ou celulares, isso poderia ficar a critério do governo.

As eleições presenciais ainda poderiam ocorrer como atualmente, no entanto, as vantagens de redução de custos e praticidade seriam perdidas.

Depois de contratar ou desenvolver a plataforma e o token, seria necessário desenvolver um smart contract para garantir a integridade e a segurança do processo de eleição.

Caso exista algum problema no processo e uma fraude seja identificada, os tokens retornam para as carteiras dos eleitores e todo o processo eleitoral é reiniciado.

Como funcionaria a contabilização dos votos?

Agora que todas as ferramentas necessárias para votação já foram criadas ou contratadas, será necessário encontrar soluções para vincular o voto ao eleitor utilizando a chave pública criptografada, disponibilizada para cada indivíduo. Esse procedimento garantiria a segurança e tornaria os votos auditáveis.

No entanto, como consequência o sistema precisaria ser capaz de reconhecer o indivíduo de alguma forma, seja facialmente ou biometricamente, cruzando as informações com a base de dados já existente.

Para que o voto fosse computado, cada candidato precisaria de um endereço, assim, no dia da eleição, o sistema seria liberado, o eleitor faria a transação utilizando o token concedido a ele e envia a informação para o endereço do candidato em questão (por exemplo, nas eleições presidenciais: Presidente, Senador, Governador, Dep. Federal e Estadual).

Dessa forma, a transação seria registrada na blockchain e a partir daí, seria impossível modificá-la; o candidato com o maior número de tokens em seu endereço seria o candidato eleito.

Quais os benefícios da blockchain nas eleições?

À primeira vista pode parecer um sistema muito complicado, mas uma eleição utilizando a tecnologia poderia ser algo muito interessante de acompanhar.

No entanto, deve levar algum tempo até que esse sistema possa de fato ser incorporado às eleições. As vantagens são diversas, listaremos algumas abaixo:

Maior transparência

Por ser um banco de dados descentralizado (existe mais de um ponto de armazenamento) e público, todas as informações podem ser auditadas com maior facilidade e por meio da chave pública, o processamento do voto poderia ser acompanhado pelo eleitor.

Menos burocracia

Todo o processo de se locomover até uma zona eleitoral e esperar em filas acabariam com a utilização da blockchain. Com essa tecnologia, seria possível votar de qualquer lugar com acesso à internet.

Mais agilidade

A apuração dos votos poderia ocorrer muito mais rapidamente, precisando apenas contabilizar quais candidatos receberam mais transações em seu endereço.

Redução de custos

Quando houver domínio suficiente sobre a tecnologia da blockchain, sua utilização reduziria muito os custos com a tecnologia das urnas, infraestrutura de transporte, segurança, zonas eleitorais e etc.

Poderemos esperar pelas eleições virtuais?

Bom, não tão cedo. Mesmo que a blockchain seja uma tecnologia muito promissora, ainda existem diversos desafios que precisam ser superados em relação a sua utilização nas eleições e muito ainda precisa ser aprimorado para que ela possa ser utilizada em grande escala, mas nada impede que em um futuro próximo essa seja nossa realidade.

Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Em Portugal, caso Telexfree termina sem culpados: “vítimas sabiam que era esquema”

A Telexfree foi uma das maiores pirâmides do Brasil, causando um prejuízo estimado na casa dos bilhões em cerca de 2 milhões de clientes....
André R Jakurski. Imagem: Youtube

“Bitcoin não tem valor intrínseco”, diz André Jakurski, co-fundador do Pactual

André Jakurski, um dos fundadores do Banco BTG Pactual participou de uma live no Youtube na última quarta-feira (13) e ao ser questionado sobre...

Youtuber de Free Fire chora após ter canal hackeado: “Era tudo que eu tinha”

Os hackers que roubam canais do YouTube para aplicar golpes de criptomoeda acabaram de fazer mais uma vítima. Dessa vez foi o famoso streamer...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

“Bitcoin não tem valor intrínseco”, diz André Jakurski, co-fundador do Pactual

André Jakurski, um dos fundadores do Banco BTG Pactual participou de uma live no Youtube na última quarta-feira (13) e ao ser questionado sobre...

Youtuber de Free Fire chora após ter canal hackeado: “Era tudo que eu tinha”

Os hackers que roubam canais do YouTube para aplicar golpes de criptomoeda acabaram de fazer mais uma vítima. Dessa vez foi o famoso streamer...

Elon Musk concorda que Bitcoin é boa reserva de valor

O Bitcoin segue sendo reconhecido cada vez mais por autoridades do mundo como uma tecnologia de confiança. Nesta sexta-feira (15), Elon Musk concordou que...

Falha em GPUs da Nvidia afeta mineradores de criptomoedas

A famosa fabricante de placas gráficas, Nvidia, alertou para uma grave falha no software dos equipamentos. Desse modo, todas as pessoas que usam as...

Homem espalha outdoors criticando Banco Central dos EUA e promove Bitcoin

Cansado de ver a mídia criticando o Bitcoin e dizendo o "quão ruim a moeda digital é", um artista americano resolveu contra-atacar e começou...